14271
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Roda de notícias

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do EF sobre Roda de notícias

Plano 01 de 1 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Francielle Silva Santos

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é uma proposta de atividade permanente para ser trabalhada no 5º ano do Ensino Fundamental. O campo de atuação priorizado nessa atividade é Vida pública.

Justificativa: A atividade Roda de notícias propicia aos alunos refletir de maneira crítica sobre as notícias que permeiam a sua comunidade local e o mundo. Diante disso, é importante produzir na escola práticas de leituras que ofereçam aos alunos condições para que possam acessar, socializar e compreender o espaço em que circulam essas informações nos seus variados suportes. Nesta seção, o estudo será centrado nas notícias divulgadas em blogs com o objetivo de conhecer, ler e valorizar a notícia nos seus mais variados suportes.

Materiais necessários: Recortes de notícias de blogs, aparelho multimídia, papel metro, régua, canetas coloridas, envelopes, imagens, computador, caneta, papel, cola, tesoura, fita adesiva e lápis.

Dificuldades antecipadas:

  • Considerar ou identificar o contexto na qual a notícia é apresentada.
  • Identificar a intenção do autor.
  • Relacionar as notícias apresentadas com outros suportes de informações.

Referências sobre o assunto:

MARCUSCHI, Luiz Antonio. Gêneros textuais: definição e funcionalidades. In: DIONÍSIO, A.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (2004). Gêneros textuais e ensino.

HERR, Nicole. Aprendendo a ler com o jornal. Belo Horizonte: Dimensão, 1997.

http://www.scielo.br/pdf/es/v27n94/a06v27n94.pdf

http://www.plataformadoletramento.org.br/acervo-experimente/648/criar-programas-de-radio-com-a-turma.html

ARAUJO, Djario Dias. Extra! Extra! Notícias na sala de aula! In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores / coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008. p.197 – 206. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf

Dinâmica da atividade select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Preparação:

Você será o mediador durante os processos interacionais presentes no desenvolvimento da Roda de notícias, para melhor compreensão das atividades propostas durante a aula.

Neste momento, é importante que tenha acesso a internet na sala de aula ou em qualquer outro ambiente para explorar as notícias, os elementos gráficos do blog e toda a sua estrutura.

  • Perguntas disparadoras:

Você sabe o que é blog? Já acessou algum? Que podemos encontrar notícias nele?

Se sim, ótimo! Se não, vamos neste momento acessar um e ler algumas notícias?

Orientações:

  • O que é o blog?
  • As notícias estão presentes neste espaço? De qual forma?

2. Apresente um blog para os alunos e destaque que na aula vamos priorizar as notícias disponibilizadas nos suportes eletrônicos, neste caso o blog.

  • Para isso, seguem estes links como sugestão: https://ataba.com.br/. Acesso em 11/11/2018; www.blog.trical.com.br. Acesso em 11/11/2018.
  • Professor, divida a turma em pequenos grupos.
  • Cada grupo terá 5 minutos para acessar, observar, anotar, ler e escolher alguma notícia que chamou a atenção no blog indicado pelo professor. Como sugestão, escolha um blog que esteja relacionado ao universo e faixa etária dos alunos.
  • Enquanto apresenta um blog para os alunos, escute as considerações das crianças sobre ele; circule entre eles oportunizando breves diálogos que faça sentido para esta atividade de revisitar o gênero. Tenha como norte as perguntas expostas no slide.

1. Você sabe o que é blog? Enfatize o espaço virtual diversificado, no qual podem ser encontrados relatos, fotos e até notícias.

2. Já acessou algum? Que podemos encontrar notícias nele?

3. Se sim, ótimo! Se não, vamos neste momento acessar um e ler algumas notícias?

  • Este é o momento de socializar as informações escolhidas:
  • Peça que os alunos voltem para a roda.
  • Cada equipe deverá apresentar para a turma o que chamou atenção no blog.
  • As equipes também poderão apresentar a notícia escolhida, que poderá ser lida por um dos membros na hora da apresentação.
  • Os alunos deverão abordar pela notícia qual a informação que mais chamou a atenção.

Dinâmica da atividade select-down

Slide Plano Aula

Preparação:

Nesta etapa, os alunos já leram e pesquisaram várias notícias publicadas nos blogs. Agora, eles irão colocá-las no jornal de parede.

Crie uma espécie de jornal em um papel metro (sugestão), este será o nosso “jornal de parede”. O mesmo será colado na parede da sala, com um nome (escolhido pelos alunos), divididos em seções por envelopes coloridos para que os alunos depositem as notícias. Os envelopes serão alimentados pela turma quinzenalmente. A estratégia aqui é para que os alunos leiam notícias, selecionem informações em um blog e, em seguida, tragam para o “jornal de parede” que será dividido em seções por envelopes.

Pontuo que a nossa estratégia principal será fazer com que os alunos realizem a leitura das notícias, por isso este caminho de selecionar as informações para transpor as notícias no “jornal de parede” e em suas seções.

Orientações:

  • Professor, este trabalho será coletivo;
  • Peça aos alunos que criem um nome para o nosso blog “Jornal de parede”, que irá servir como título no papel metro;
  • Como em uma blog normal, será criado seções com envelopes para que cada notícia seja depositada dentro da cada espaço específico para sua temática;
  • Como exemplo: envelope dos classificados, envelope das notícias da semana, de moda, tecnologia, ciência, entre outros;
  • O mural deverá ser alimentados quinzenalmente;
  • Cada aluno ficará responsável por uma notícia para alimentar os envelopes.
  • Ao final do dia, depois de alimentar os envelopes, as notícias serão lidas e discutidas pelos alunos.
  • Professor, não se esqueça que a estratégia aqui é ler notícias. Então, depois de alimentar os envelopes, o aluno irá fazer a leitura das notícias para o grupo.

Dinâmica da atividade select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Preparação:

Professor, nesta etapa, os alunos já leram e pesquisaram várias notícias publicadas nos blogs. Agora, eles irão compartilhar as suas leituras.

Orientações:

  • As equipes apresentarão a notícia escolhida, que poderá ser lida por um dos membros ao retirar do envelope.
  • Os alunos deverão abordar pela notícia qual a informação que mais chamou a atenção.
  • Não se esqueça que a estratégia aqui é ler notícias. Então, depois de alimentar os envelopes, o aluno irá fazer a leitura das notícias para o grupo.

Variação da atividade select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Nesta variação, os alunos deverão convidar outros alunos, como participação especial, para escolher algumas notícias para o jornal móvel, como curiosidades e descobertas sobre a escola, sua comunidade, cidade, seu país ou sobre o mundo.

Os convidados deverão apresentar as notícias, criando assim uma socialização e interação entre a turma.

Variação da atividade select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Nesta variação, o jornal móvel poderá ficar em algum ponto estratégico na escola. Para que todos os alunos possam ter acesso às notícias, realizar leituras e apresentar novas. No espaço e seção “carta ao leitor” os alunos podem comentar as notícias lidas, escrever sugestões para a escola, comunidade ou propostas para o ambiente escolar.

Variação da atividade select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Nesta variação, os alunos deverão apresentar notícias com temáticas específicas, selecionadas pelo professor, retiradas de blogs. As notícias escolhidas deverão ser apresentadas na sala.

Caro professor, talvez você possa recriar e usar a TV como suporte na sala de aula. Você poderá realizar um “Jornal falado”, para que eles contem como em um telejornal as notícias selecionadas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é uma proposta de atividade permanente para ser trabalhada no 5º ano do Ensino Fundamental. O campo de atuação priorizado nessa atividade é Vida pública.

Justificativa: A atividade Roda de notícias propicia aos alunos refletir de maneira crítica sobre as notícias que permeiam a sua comunidade local e o mundo. Diante disso, é importante produzir na escola práticas de leituras que ofereçam aos alunos condições para que possam acessar, socializar e compreender o espaço em que circulam essas informações nos seus variados suportes. Nesta seção, o estudo será centrado nas notícias divulgadas em blogs com o objetivo de conhecer, ler e valorizar a notícia nos seus mais variados suportes.

Materiais necessários: Recortes de notícias de blogs, aparelho multimídia, papel metro, régua, canetas coloridas, envelopes, imagens, computador, caneta, papel, cola, tesoura, fita adesiva e lápis.

Dificuldades antecipadas:

  • Considerar ou identificar o contexto na qual a notícia é apresentada.
  • Identificar a intenção do autor.
  • Relacionar as notícias apresentadas com outros suportes de informações.

Referências sobre o assunto:

MARCUSCHI, Luiz Antonio. Gêneros textuais: definição e funcionalidades. In: DIONÍSIO, A.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (2004). Gêneros textuais e ensino.

HERR, Nicole. Aprendendo a ler com o jornal. Belo Horizonte: Dimensão, 1997.

http://www.scielo.br/pdf/es/v27n94/a06v27n94.pdf

http://www.plataformadoletramento.org.br/acervo-experimente/648/criar-programas-de-radio-com-a-turma.html

ARAUJO, Djario Dias. Extra! Extra! Notícias na sala de aula! In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores / coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008. p.197 – 206. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Preparação:

Você será o mediador durante os processos interacionais presentes no desenvolvimento da Roda de notícias, para melhor compreensão das atividades propostas durante a aula.

Neste momento, é importante que tenha acesso a internet na sala de aula ou em qualquer outro ambiente para explorar as notícias, os elementos gráficos do blog e toda a sua estrutura.

  • Perguntas disparadoras:

Você sabe o que é blog? Já acessou algum? Que podemos encontrar notícias nele?

Se sim, ótimo! Se não, vamos neste momento acessar um e ler algumas notícias?

Orientações:

  • O que é o blog?
  • As notícias estão presentes neste espaço? De qual forma?

2. Apresente um blog para os alunos e destaque que na aula vamos priorizar as notícias disponibilizadas nos suportes eletrônicos, neste caso o blog.

  • Para isso, seguem estes links como sugestão: https://ataba.com.br/. Acesso em 11/11/2018; www.blog.trical.com.br. Acesso em 11/11/2018.
  • Professor, divida a turma em pequenos grupos.
  • Cada grupo terá 5 minutos para acessar, observar, anotar, ler e escolher alguma notícia que chamou a atenção no blog indicado pelo professor. Como sugestão, escolha um blog que esteja relacionado ao universo e faixa etária dos alunos.
  • Enquanto apresenta um blog para os alunos, escute as considerações das crianças sobre ele; circule entre eles oportunizando breves diálogos que faça sentido para esta atividade de revisitar o gênero. Tenha como norte as perguntas expostas no slide.

1. Você sabe o que é blog? Enfatize o espaço virtual diversificado, no qual podem ser encontrados relatos, fotos e até notícias.

2. Já acessou algum? Que podemos encontrar notícias nele?

3. Se sim, ótimo! Se não, vamos neste momento acessar um e ler algumas notícias?

  • Este é o momento de socializar as informações escolhidas:
  • Peça que os alunos voltem para a roda.
  • Cada equipe deverá apresentar para a turma o que chamou atenção no blog.
  • As equipes também poderão apresentar a notícia escolhida, que poderá ser lida por um dos membros na hora da apresentação.
  • Os alunos deverão abordar pela notícia qual a informação que mais chamou a atenção.

Slide Plano Aula

Preparação:

Nesta etapa, os alunos já leram e pesquisaram várias notícias publicadas nos blogs. Agora, eles irão colocá-las no jornal de parede.

Crie uma espécie de jornal em um papel metro (sugestão), este será o nosso “jornal de parede”. O mesmo será colado na parede da sala, com um nome (escolhido pelos alunos), divididos em seções por envelopes coloridos para que os alunos depositem as notícias. Os envelopes serão alimentados pela turma quinzenalmente. A estratégia aqui é para que os alunos leiam notícias, selecionem informações em um blog e, em seguida, tragam para o “jornal de parede” que será dividido em seções por envelopes.

Pontuo que a nossa estratégia principal será fazer com que os alunos realizem a leitura das notícias, por isso este caminho de selecionar as informações para transpor as notícias no “jornal de parede” e em suas seções.

Orientações:

  • Professor, este trabalho será coletivo;
  • Peça aos alunos que criem um nome para o nosso blog “Jornal de parede”, que irá servir como título no papel metro;
  • Como em uma blog normal, será criado seções com envelopes para que cada notícia seja depositada dentro da cada espaço específico para sua temática;
  • Como exemplo: envelope dos classificados, envelope das notícias da semana, de moda, tecnologia, ciência, entre outros;
  • O mural deverá ser alimentados quinzenalmente;
  • Cada aluno ficará responsável por uma notícia para alimentar os envelopes.
  • Ao final do dia, depois de alimentar os envelopes, as notícias serão lidas e discutidas pelos alunos.
  • Professor, não se esqueça que a estratégia aqui é ler notícias. Então, depois de alimentar os envelopes, o aluno irá fazer a leitura das notícias para o grupo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Preparação:

Professor, nesta etapa, os alunos já leram e pesquisaram várias notícias publicadas nos blogs. Agora, eles irão compartilhar as suas leituras.

Orientações:

  • As equipes apresentarão a notícia escolhida, que poderá ser lida por um dos membros ao retirar do envelope.
  • Os alunos deverão abordar pela notícia qual a informação que mais chamou a atenção.
  • Não se esqueça que a estratégia aqui é ler notícias. Então, depois de alimentar os envelopes, o aluno irá fazer a leitura das notícias para o grupo.

Slide Plano Aula

Orientações: Nesta variação, os alunos deverão convidar outros alunos, como participação especial, para escolher algumas notícias para o jornal móvel, como curiosidades e descobertas sobre a escola, sua comunidade, cidade, seu país ou sobre o mundo.

Os convidados deverão apresentar as notícias, criando assim uma socialização e interação entre a turma.

Slide Plano Aula

Orientações: Nesta variação, o jornal móvel poderá ficar em algum ponto estratégico na escola. Para que todos os alunos possam ter acesso às notícias, realizar leituras e apresentar novas. No espaço e seção “carta ao leitor” os alunos podem comentar as notícias lidas, escrever sugestões para a escola, comunidade ou propostas para o ambiente escolar.

Slide Plano Aula

Orientações: Nesta variação, os alunos deverão apresentar notícias com temáticas específicas, selecionadas pelo professor, retiradas de blogs. As notícias escolhidas deverão ser apresentadas na sala.

Caro professor, talvez você possa recriar e usar a TV como suporte na sala de aula. Você poderá realizar um “Jornal falado”, para que eles contem como em um telejornal as notícias selecionadas.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DE Leitura/Escuta do 5º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP19 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP02 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP03 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP04 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05LP16 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05LP20 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP10 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP15 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP16 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano