14270
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Bebês

Atividade - Registros com riscantes no papelão

Nesta atividade, as crianças usarão canetinha, giz de cera e outros materiais para fazer desenhos.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Bárbara de mello

Apresente a proposta
Selecione fotos de bebês registrando com carvão, giz de cera grosso ou caneta hidrocor em suportes grandes e de formatos diversos. Verifique com a equipe se há fotos de sua turma na escola, o que será ainda mais significativo. Pela plataforma de comunicação que sua rede está usando, envie as imagens e faça o convite: “Que tal fazer registros divertidos assim aí em casa, com a família?”

Adaptações necessárias
A atividade sugere que, para fazer seus registros, os bebês usem meios diversos, canetinhas, giz de cera e outros materiais, como riscantes no suporte (folha de papelão). Ao adaptá-la para o contexto domiciliar, oriente que os familiares usem o que houver à disposição, como, por exemplo, carvão e caixa de papelão para o bebê entrar e sair de dentro, variando os movimentos enquanto explora o meio.

Sugira às famílias
Caso haja variados meios disponíveis para deixar marcas no papelão, convide as famílias a incentivar o bebê durante a escolha. Sugira que o auxiliem, se for necessário, favorecendo a curiosidade e sempre atentos para que o bebê possa ter seu próprio percurso durante a atividade. Oriente que permitam a participação do bebê desde a preparação do local, nomeando suas ações e reações enquanto o acompanham e fazem junto. Proponha momentos divertidos, como, por exemplo, fazer uma exposição com a produção, permitindo que a revisitem depois e comentem sobre ela em diversos momentos da rotina, associando à produção alguma passagem engraçada ou cantando uma música.

Para compartilhar com o grupo
Convide as famílias a enviar, pela plataforma que sua rede disponibiliza ou pelo WhatsApp, o registro da obra que ficou em exibição para compor o álbum da turma, que vem sendo produzido durante esse período em casa. Compartilhe com as outras famílias, pois, por meio dessas trocas, uma poderá se inspirar na prática da outra. No retorno, organize-se para que os bebês revejam esses momentos significativos compilados no álbum. Assim, as experiências vividas em casa terão conexão com as escolares e darão suporte ao convívio escolar.

Sugestão Enviada Por: Keli Patricia Luca e Vládia Pires


Código: EDI1_15UND02

(EI01TS02) Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas.

(EI01EF07) Conhecer e manipular materiais impressos e audiovisuais em diferentes portadores (livro, revista, gibi, jornal, cartaz, CD, tablet etc.).

(EI01CG01) Movimentar as partes do corpo para exprimir corporalmente emoções, necessidades e desejos.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Bebês:

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas