14268
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Bebês

Atividade - Registros com elementos da natureza

As crianças vão se inspirar em galhos, folhas e flores para compor suas próprias produções.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Bárbara de mello

Apresente a proposta
Grave um pequeno vídeo com o registro de um arranjo seu, feito a partir de elementos da natureza (por exemplo: um pouco de terra de um vaso, folhas e flores que caíram da sua planta, pedrinhas de aquário e borra de café sobre uma caixa de papelão aberta como suporte). Verifique se a equipe escolar tem fotos de momentos na escola em que fizeram arranjos com elementos da natureza para enviar junto, o que tornará a proposta ainda mais significativa e aguçará o desejo de produzir. Aproveite e pergunte: “Onde vocês encontram elementos da natureza aí na sua casa?” Em seguida, faça o convite: “Que tal produzir um registro bem bacana com esses elementos naturais?” Explique que poderão tirar uma foto depois e que você fará um álbum recheado de riquezas produzidas pelos bebês com suas famílias em casa. Envie o vídeo por WhatsApp ou outra plataforma de comunicação com as famílias.

Adaptações necessárias
Convide a família a reaproveitar e buscar elementos naturais disponíveis em casa. O plano oferece várias ideias: borra de café e gravetos podem ser uma boa opção para o bebê maior. Caso haja quintal, coletar as folhas também pode gerar uma boa produção para ser colada no vidro da janela com plástico e fita adesiva, por exemplo. Um arranjo com elementos variados é outra sugestão interessante para todos os bebês. Oriente sempre que os bebês estejam sob supervisão dos familiares para garantir sua segurança.

Sugira às famílias
Convide os familiares a organizar o espaço junto com o bebê, permitindo que ele explore suas possibilidades e limitações durante a atividade. É importante que estejam atentos, nomeando elementos, ações e reações do bebê, e observando quando manifestam curiosidade. Assim, os familiares poderão perceber quais são os desejos do bebê, ajudando-o caso seja necessário. O bebê menor pode manusear uma folha e deixá-la cair, acompanhando com os olhos essa ação que pode gerar uma marca mesmo de maneira não intencional. Para tornar o momento mais divertido, proponha que brinquem de esconder/achar com os materiais disponíveis. Esse momento juntos produz memórias e une a família ainda mais durante esse período em casa.

Para compartilhar com o grupo
Convide as famílias a compartilhar com você a foto do arranjo com elementos da natureza que fizeram em casa. Compartilhe os registros com as demais famílias pela plataforma que sua rede está utilizando. Ao descobrir outras formas de continuar explorando os elementos naturais em casa, mais famílias se inspiram a trocar de experiências. Depois, quando esse período terminar, você poderá rever com os bebês o álbum da turma com esses e outros registros produzidos em casa pelas famílias, inspirando novas formas de explorar também os elementos naturais na escola. Assim, o fazer em casa terá conexão com o fazer na escola, estabelecendo de forma concreta a parceria família-escola e apoiando o retorno ao convívio escolar.

Sugestão Enviada Por: Keli Patricia Luca e Vládia Pires


Código: EDI1_15UND01

(EI01ET02) Explorar relações de causa e efeito (transbordar, tingir, misturar, mover e remover etc.) na interação com o mundo físico.

(EI01CG05) Utilizar os movimentos de preensão, encaixe e lançamento, ampliando suas possibilidades de manuseio de diferentes materiais e objetos.

(EI01TS02) Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Bebês:

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas