14267
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Atividade - Chamada como estratégia de leitura para crianças

Usando fichas com os nomes das crianças, elas tentarão descobrir quais e quantos alunos estão presentes em sala.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Danielle Moreira de Oliveira

Chamada como estratégia de leitura para crianças

Apresente a proposta
Usando fichas com os nomes das crianças e dos familiares, as crianças devem tentar descobrir quais e quantas pessoas estão presentes em casa para ouvir a história. Grave um vídeo para as famílias explicando a proposta e o envie, via Whatsapp ou outra plataforma de comunicação que a rede esteja utilizando. Explique que a ideia da atividade é que as crianças conheçam o nome próprio dela e o de outras pessoas da família. Para isso, sugira a produção de uma lista para a participação de um momento de brincadeira.

Adaptações necessárias
Para produzirem as fichas com os nomes de todos, oriente os familiares a fazerem em papel comum. Lembre-os que é preciso que os nomes sejam escritos com canetas de tinta ou hidrográficas e as letras devem ser maiúsculas, para melhor visualização e identificação. A família pode ficar à vontade para escolher a brincadeira que será realizada.

Sugira às famílias
Oriente que a família combine com a criança qual brincadeira será sugerida e quem será convidado para esse momento, que também poderá ocorrer virtualmente através de chamadas de vídeo pelo Whatsapp ou outra plataforma de comunicação.

Sugira que escrevam os nomes das pessoas convidadas em cada ficha e na presença da criança, citando cada letra a ser escrita. Se necessário, se disponibilize para apoiar as famílias nessa escrita, de modo que você possa digitar no Whatsapp os nomes solicitados para as famílias copiarem.

Após a escrita dos nomes, oriente que a família deve se certificar da participação das pessoas na brincadeira para, então, conferir junto com a criança quem vai e quem não vai participar. Essa informação pode ser registrada a partir das próprias fichas, ou em um mural, que pode ser de papel maior, como um cartaz, que pode ser colocado em algum cantinho da casa em que os nomes possam ser fixados com fita adesiva. No final do registro, oriente a família a conferir quantas pessoas confirmaram a participação na brincadeira.

Para compartilhar com o grupo
Sugira à família que convide a criança a gravar um áudio para contar qual foi a brincadeira escolhida e quais foram os familiares que participaram. O áudio pode ser enviado pelo Whatsapp ou outra plataforma de comunicação que a rede esteja utilizando. Após receber os áudios, dê devolutivas para as crianças, validando as iniciativas e aprendizagens.

Sugestão Enviada Por: Vládia Pires


Código: EDI2_22UND01

(EI02EF01) Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.

(EI02EF03) Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto-leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita).

(EI02EO04) Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses):

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas