14266
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Bebês

Atividade - Brincar com narrativas de histórias para bebês

Nesta atividades, as crianças participarão de uma contação de histórias e irão interagir com objetos relacionados a ela trazidos pela professora.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Bruna Bonfá Terra da Silva

Brincar com narrativas de histórias para bebês

Apresente a proposta

Grave um pequeno vídeo se dirigindo aos bebês, contando uma das histórias preferidas deles na escola. Faça isso de forma animada e criativa. Use objetos relacionados que tenha em casa. Se tiver fotos envolvendo esses momentos na escola, envie, para tornar as memórias ainda mais significativas e favorecer a associação de ideias.
Aproveite para convidar:
- Que tal recontarem essa história juntos, em casa, de forma divertida, cheia de imaginação e com a participação dos bebês?
Envie o vídeo por Whatsapp ou outra plataforma de comunicação com as famílias.

Adaptações necessárias

Você poderá sugerir a história dos “3 porquinhos”, como no plano, caso considere mais adequado. Oriente que as famílias usem os materiais que tiverem disponíveis para contar a história, já que não é recomendado sair para compras nesse momento.

Sugira às famílias

Convide os responsáveis a deixarem o bebê em uma posição que favoreça a interação durante o reconto da história. Oriente que permitam a manipulação dos objetos a serem utilizados e incentivem o bebê a explorar e brincar com eles. Para tornar o momento mais divertido, proponha que façam diferentes entonações de voz e expressões faciais, imitando características do tema ou contexto. Os bebês menores poderão participar, por exemplo, por meio de balbucios e sorrisos. Já os maiores podem tentar falar algumas palavras, se movimentando em direção ao que desejam. Sendo assim, recomende que valorizem, validem e acolham as diferentes formas de expressão e participação dos bebês.

Para compartilhar com o grupo

Solicite que as famílias registrem o momento do reconto e encaminhem uma foto ou vídeo enquanto fazem essa divertida brincadeira. Você pode compartilhar os registros digitalmente, usando o Apresentações Google, pela plataforma que sua rede esteja utilizando ou via Whatsapp. Assim, uma família inspira outras a fazerem também, trocando experiências entre elas. Depois, quando o período de isolamento social terminar, você poderá preparar um varal próximo à sala de referência, colocando esses registros com breves relatos sobre o desenvolvimento da proposta. Desta forma, toda a comunidade escolar poderá se envolver nas brincadeiras com histórias, funcionando como apoio ao retorno do convívio escolar.

Sugestão Enviada Por: Keli Patricia Luca e Bruna Bonfá Terra da Silva?


Código: EDI1_13UND01

(EI01CG02) Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes.

(EI01CG03) Imitar gestos e movimentos de outras crianças, adultos e animais.

(EI01EO03) Interagir com crianças da mesma faixa etária e adultos ao explorar espaços, materiais, objetos, brinquedos.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Bebês:

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas