14265
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Atividade - Identificando a sequência de personagens

Faça a leitura do livro "A Casa Sonolenta" e convide as crianças a interagir com a história, organizando as ilustrações na ordem da leitura.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Helena Cristina Cintra Eher

Identificando a sequência de personagens

Apresente a proposta
Nesta atividade, será feita a leitura do livro "A Casa Sonolenta". As crianças serão convidadas a interagir com a história, produzindo as ilustrações e as organizando na ordem da leitura. Previamente, marque um encontro virtual com as crianças e famílias e avise que esse será um encontro especial para todos ouvirem a história que você tem para contar. No encontro, capriche no cenário para a contação do conto de repetição "A casa sonolenta", de Audrey Wood. Caso você não tenha o livro disponível, pode utilizar o arquivo digital (disponível aqui). Depois da contação, convide as crianças para, junto com as famílias, ilustrarem as cenas da história na sequência em que aconteceram. Em seguida, elas devem gravar um vídeo recontando a história a partir das cenas produzidas e enviar para você.

Adaptações necessárias
Para ouvirem a história no encontro virtual, combine com todos o melhor dia e horário. Sugira que preparem um cantinho aconchegante com almofadas e o aparelho que será utilizado no encontro, como computador ou celular. A ilustração das cenas da história poderão ser feitas em folhas de papel comum, com canetinhas coloridas e outros materiais que a família puder disponibilizar para as crianças, como retalhos de tecido, materiais recicláveis, tintas, lã, pó de serra etc.

Sugira às famílias
Convide os familiares a ouvirem a história junto com as crianças, apreciando o momento no encontro virtual. Oriente que escolham um cantinho da casa que seja aconchegante e mais silencioso. Depois de apreciarem a história juntos, oriente-os a convidarem as crianças para ilustrarem as cenas da história, relembrando a ordem em que acontecem. Neste momento, oriente-os a deixarem as crianças à vontade para explorarem os materiais e produzirem os desenhos, apoiando as iniciativas delas e auxiliando, se for necessário, permitindo que elas produzam dentro do próprio ritmo. Com as ilustrações prontas, peça para convidarem as crianças a recontarem a história utilizando as ilustrações na sequência em que acontecem.

Para compartilhar com o grupo
Sugira aos familiares que combinem com as crianças que irão gravar um vídeo com elas contando a história conforme as ilustrações, e que lhe enviarão o material. Ao receber os vídeos, valide as iniciativas das crianças e parabenize-as pela ação.

Sugestão Enviada Por: Vládia Pires


Código: EDI2_24UND01

(EI02EF03) Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto-leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita).

(EI02EO04) Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.

(EI02EF04) Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses):

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas