Nesta atividade, as crianças explorarão o uso de diversos tecidos para realizar brincadeiras dentro da sala.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Jéssica Carnevale
Mentora: Keli Luca
Especialista do subgrupo etário: Ana Teresa Gavião
Campos de Experiência: O eu, o nós e o outro
Corpo, gestos e movimentos
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Objetivos e códigos da Base:
(EI01EO01) Perceber que suas ações têm efeitos nas outras crianças e nos adultos.
(EI01CG03) Imitar gestos e movimentos de outras crianças, adultos e animais.
(EI01EO02) Perceber as possibilidades e os limites de seu corpo nas brincadeiras e interações das quais participa.
Abordagem didática: Quando brinca, a criança sente-se convidada, e ao mesmo tempo livre, para se desenvolver, expressar suas emoções e aprender. Para os bebês, esse momento se caracteriza pelo jogo de exercícios, com repetição de ações e manipulações de objetos como fonte de satisfação e consequente formação de hábitos. É o que Jean Piaget denomina como a atividade lúdica do período sensório-motor, que abrange os primeiros dezoitos meses de vida. Sendo assim, é preciso incluir o brincar na rotina, organizando a seleção de objetos e propondo interações entre as crianças e também com os professores.
Código: EDI1_08UND01
(EI01CG03) Imitar gestos e movimentos de outras crianças, adultos e animais.
(EI01EO01) Perceber que suas ações têm efeitos nas outras crianças e nos adultos.
(EI01EO02) Perceber as possibilidades e os limites de seu corpo nas brincadeiras e interações das quais participa.
Apoiador Técnico
ATIVIDADE 02
ATIVIDADE 03
ATIVIDADE 04
ATIVIDADE 05
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes