14264
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Bebês

Atividade - Brincando com tecidos

Nesta atividade, as crianças explorarão o uso de diversos tecidos para realizar brincadeiras dentro da sala.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Jéssica Ribeiro Carnevale

Apresente a proposta
Grave um breve vídeo brincando de “terremoto” com um lençol preso nos móveis por duas extremidades, sendo as duas outras segurados por você. Coloque por cima bolinhas feitas de papel amassado ou brinquedinhos leves que tenha em casa, e chacoalhe o lençol fazendo barulho com a boca, simulando um tremor, até que esses elementos caiam do lençol para o chão. Caso tenha em seus arquivos, envie fotos de momentos na escola em que os bebês exploravam o uso de diversos tecidos para realizar brincadeiras. Finalize convidando, de forma animada: “Que tal continuar brincando aí em casa, fazendo um ‘terremoto’ e outras brincadeiras divertidas com tecidos?” Envie por WhatsApp ou outra plataforma de comunicação com as famílias.

Adaptações necessárias
As famílias são convidadas a dar continuidade na exploração de tecidos e, para isso, podem usar uma caixa e um varal, como no plano, adaptando conforme sua realidade nesse momento. Oriente para que o varal esteja encostado na parede, de forma acessível e segura para o bebê. Os tecidos podem ser quaisquer, os mais variados possíveis, e a caixa pode ser de papelão ou outra que tiverem em casa.

Sugira às famílias
Convide os familiares a facilitarem ao bebê a interação durante toda a proposta. É fundamental ter atenção às manifestações, já que elas revelam preferências e interesses. Oriente para que suas ações e reações sejam nomeadas, acolhidas e respeitadas. Por exemplo: ele poderá ter a caixa perto de si para escolha do tecido e manifestar balbucios de descontentamento, e assim ser posicionado mais próximo ao varal para explorar essa outra ação. Oriente também para que explorem a interação do tecido com a pele do bebê, envolvendo, passando levemente para que ele possa sentir a textura etc. Podem usar música para que o momento fique ainda mais animado. Sugira uma dança com os tecidos, o que poderá tornar a atividade mais divertida. Por exemplo: todos seguram no tecido e dançam, caindo no chão quando o som da música terminar. Assim, de forma leve, todos podem passar bons momentos em família, estreitando laços e fortalecendo as relações familiares.

Para compartilhar com o grupo
Convide os familiares a compartilharem esses valiosos momentos de interação durante a exploração dos tecidos. Pode ser por fotos, pequenos vídeos, áudios etc. Reúna o material recebido, compartilhe digitalmente com o Apresentações Google (disponível aqui) ou por outro meio que sua rede esteja utilizando. Socialize com as demais famílias e amplie as possibilidades de como fazer essas brincadeiras com os bebês em casa. Desta forma, estimulará outras famílias a fazerem a atividade. Você pode ainda agregar esses registros aos outros que já possui, montando um mural para receber as crianças. Assim, o momento de interação familiar em casa terá conexão com as vivências escolares. Essa parceria será extremamente importante para apoiar o retorno ao convívio escolar. 

Sugestão Enviada Por: Keli Patricia Luca e Vládia Pires


Código: EDI1_08UND01

(EI01CG03) Imitar gestos e movimentos de outras crianças, adultos e animais.

(EI01EO01) Perceber que suas ações têm efeitos nas outras crianças e nos adultos.

(EI01EO02) Perceber as possibilidades e os limites de seu corpo nas brincadeiras e interações das quais participa.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Bebês:

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas