14262
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Oralidade

Plano de aula - Minisseminários

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do EF sobre Minisseminários

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Pena

Sugestão de adaptação para o ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canal de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para envio das propostas de atividades e orientações aos alunos.

- Opcionais: sugestão de vídeo disponível aqui;
Ferramentas de chamada de vídeo, como WhatsApp, Google Meet ou Zoom.

Dinâmica da atividade
Envie aos alunos uma orientação, em vídeo ou áudio, propondo a atividade de apresentação de minisseminários para compartilhar o resultado de pesquisas. Explique para os alunos o que é um seminário e qual sua função na sociedade. Apresente um modelo de seminário escolar, enviando um vídeo para que os alunos conheçam a estrutura de uma apresentação de seminário.

Realize a atividade proposta no 1º slide (Dinâmica da atividade) do plano de aula, propondo aos alunos, através de áudio, vídeo ou mensagem de texto, que escolham um tema para a realização da pesquisa. Para isso, envie sugestões de tema e links de sites para pesquisa, bem como uma explicação sobre como realizá-la, explicitando que eles devem ler textos e assistirem a vídeos sobre o tema escolhido, anotando as questões mais relevantes sobre o tema, que precisam ser abordadas no seminário. Solicite que cada aluno lhe envie o tema escolhido e ajude-os com textos e vídeos que podem usar para a pesquisa. Oriente os alunos a transformarem as notas em infográfico, enviando-lhes um modelo e uma explicação sobre o mesmo.

Siga as orientações do 2º slide (Dinâmica da atividade), propondo aos alunos que planejem a apresentação do seminário. Como a apresentação será individual neste caso, exclua o primeiro questionamento.

Realize a atividade proposta no 3º slide (Dinâmica da atividade), orientando os alunos a realizarem a apresentação utilizando o infográfico produzido em uma cartolina e colado na parede onde será gravado um vídeo da apresentação. Proponha que enviem o vídeo e compartilhem com os alunos da turma, para cumprir a função social da produção.

Utilize as orientações do 4º slide (Dinâmica da atividade) para a realização de uma avaliação sobre as apresentações. Realize uma chamada de vídeo utilizando ferramentas como WhatsApp, Google Meet ou Zoom, e lance as questões propostas, possibilitando um diálogo sobre as atividades.

Considere que as etapas acima podem ser realizadas em aulas diferentes (a primeira etapa pode requerer mais de uma aula, uma vez que a pesquisa requer tempo, e a produção do infográfico é uma tarefa complexa para os alunos do 5º ano).

Variação da atividade
Utilize as propostas de variação de atividade sugeridas no plano original, explicando para os alunos como realizá-las e oferecendo modelos sempre que possível. Para a variação 1, proponha entrevistas gravadas em áudio ou vídeo.

Convite às famílias
Os familiares podem ser convidados a contribuírem assistindo aos ensaios das apresentações, sendo entrevistados e auxiliando nas gravações.

Sugestão Enviada Por: Sidecleia Oliveira dos Anjos


Código: LPO5_02ATP01

(EF35LP19) Recuperar as ideias principais em situações formais de escuta de exposições, apresentações e palestras.

(EF35LP20) Expor trabalhos ou pesquisas escolares, em sala de aula, com apoio de recursos multissemióticos (imagens, diagrama, tabelas etc.), orientando-se por roteiro escrito, planejando o tempo de fala e adequando a linguagem à situação comunicativa.

(EF15LP08) Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar e publicar os textos produzidos, explorando os recursos multissemióticos disponíveis.

(EF15LP09) Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.

(EF15LP10) Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.

(EF15LP11) Reconhecer características da conversação espontânea presencial, respeitando os turnos de fala, selecionando e utilizando, durante a conversação, formas de tratamento adequadas, de acordo com a situação e a posição do interlocutor.

(EF15LP12) Atribuir significado a aspectos não linguísticos (paralinguísticos) observados na fala, como direção do olhar, riso, gestos, movimentos da cabeça (de concordância ou discordância), expressão corporal, tom de voz.

(EF35LP17) Buscar e selecionar, com o apoio do professor, informações de interesse sobre fenômenos sociais e naturais, em textos que circulam em meios impressos ou digitais.

(EF15LP13) Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).

(EF35LP18) Escutar, com atenção, apresentações de trabalhos realizadas por colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 5º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas