Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Fernanda Alves da Silva
Mentora: Adriana Silva da Costa Vidaletti
Especialista do subgrupo etário: Ana Teresa Gavião
Campos de Experiência: O eu, o nós e o outro; Corpo, gestos e movimentos; Escuta, fala, pensamento e imaginação.
Objetivos e códigos da Base:
(EI01EO03) Interagir com crianças da mesma faixa etária e adultos ao explorar espaços, materiais, objetos, brinquedos.
(EI01CG02) Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes.
(EI01CG01) Movimentar as partes do corpo para exprimir corporalmente emoções, necessidades e desejos.
Abordagem didática:
Os vínculos afetivos dos bebês, das famílias e dos professores vão sendo construídos, cotidianamente, em especial nos momentos de chegadas e de despedidas.
É interessante quando as famílias são convidadas para entrar, diariamente ou de vez em quando, na escola, pois constrói-se uma relação de confiança, de pertencimento e de corresponsabilidade com o cuidado e com a educação do bebê.
Ao chegar na escola, quando o bebê é bem acolhido e despede-se tranquilamente da família ou do responsável, ele passará bem o dia para explorar, investigar, interagir e aprender. Algumas reações e sentimentos podem surgir por parte do bebê, como por exemplo, os choros, que precisam ser acolhidos pelos professores, por meio do diálogo e do olhar cuidadoso.
É importante também pensar nas despedidas entre os pares e com os professores, para que os bebês saibam que o dia na escola terminou e que tenham o desejo de retornar para aquele ambiente alegre e acolhedor.