9869
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Análise do gráfico de segmento (linha) considerando a dispersão de dados.

Plano de aula de matemática com atividades para 8 do Fundamental sobre observar o gráfico de segmento (linha) e identificar os dados apresentados e calcular a média, mediana e moda.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ellen Roberta Braga Bosso

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Ellen Roberta Braga Bosso

Mentor: Tatiane C Guadagnucci

Especialista de área: Rita Batista



Habilidade da BNCC

(EF08MA22) -  Obter os valores de medidas de tendência central de uma pesquisa estatística (média, moda e mediana) com a compreensão de seus significados e relacioná-las com a dispersão de dados, indicada pela amplitude.

Conhecimentos Prévios

Calcular e identificar as medidas de tendência central (média, mediana e moda)

Interpretar os dados do gráfico de acordo com o contexto apresentado

Objetivos específicos

Observar o gráfico de segmento (linha) e identificar os dados apresentados. Calcular a média, mediana e moda. Interpretar e analisar, relacionando as medidas de tendência central com os pontos do gráfico.

Conceito-chave

Interpretação de um gráfico de segmento (linha) relacionando com as medidas de tendência central, levando em consideração a dispersão dos pontos.

Recursos necessários

  • Caderno;
  • Lápis
  • Borracha;
  • Giz;
  • Lousa;
  • Se necessário, as atividades impressas (para os alunos).


Código: MAT8_25PES02

(EF08MA25) Obter os valores de medidas de tendência central de uma pesquisa estatística (média, moda e mediana) com a compreensão de seus significados e relacioná-los com a dispersão de dados, indicada pela amplitude.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 8º ano:

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística os alunos aprendem cálculo de probabilidade em eventos aleatórios e espaços amostrais equiprováveis, representação gráfica de espaços amostrais, pesquisa e processos de coleta de dados e medidas de tendência central.

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas