Nesta atividade, as crianças irão observar como diferentes materiais leves se comportam na presença de vento.
Brincadeiras com o vento
Apresente a proposta
Separe alguns objetos leves, que possam voar com o vento. Grave um vídeo dizendo que você teve a ideia de verificar como alguns objetos se comportam com o vento (se for um dia com vento, você pode testar ao ar livre, senão é possível usar um ventilador ou fazer testes com o sopro).
A cada teste comente sobre o que acontece e questione por que acham que os objetos se comportam dessa forma. Envie o vídeo por Whatsapp ou outra plataforma de comunicação com as famílias e faça o convite:
- Que tal fazermos testes com alguns objetos e o vento?
Adaptações necessárias
A atividade sugere que as crianças façam testes e brinquem com o vento em situações de investigação. Convide os familiares para realizarem essa investigação, escolhendo alguns objetos que acham que podem ser levados pelo vento e se divertindo fazendo testes com as crianças.
Sugira às famílias
Oriente os familiares a incentivarem as crianças a coletarem alguns materiais para investigarem, como penas, algodão, papel de bala, folhas secas, espuma de sabão, cartas de baralho, entre outros. Sugira que escolham um bom local para acontecer a investigação, como um quintal ou varanda, que possibilite que as crianças possam realizar os testes com o próprio vento, se possível, com um ventilador ou o próprio sopro.
Sugira que, antes de iniciarem as atividades, os adultos levantem com as crianças hipóteses sobre os objetos que podem coletar para fazerem os testes, sem antecipar os resultados, mas ovindo as crianças sobre por que elas indicam que aquele material pode “voar”.
Proponha que façam o testes e verifiquem, por exemplo, a força do sopro (se move ou se derruba o objeto), e, após a verificação, confrontem as hipóteses iniciais. Sugira que terminem brincando com bolhas de sabão, as crianças gostam muitos dessa brincadeira, que pode ser realizada com detergente e um canudinho.
Para compartilhar com o grupo
Peça para os familiares compartilharem com você as vivências das crianças, as hipóteses que levantaram, contando se elas foram ou não confirmadas. É possível encaminhar os resultados Whatsapp, por exemplo, para todo o grupo, socializando as experiências que as crianças tiveram com o vento.
Sugestão Enviada Por: Nilcileni Brambilla
Código: EDI3_30UND05
(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
(EI03ET02) Observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações sobre eles, em experimentos envolvendo fenômenos naturais e artificiais.
Apoiador Técnico
ATIVIDADE 01
ATIVIDADE 02
ATIVIDADE 03
ATIVIDADE 04
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes