Conheça histórias que trazem no seu enredo algum tipo de engano - e que têm efeito de tensão, medo ou humor - veja orientações de como conduzir a leitura em sala.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Maira Franco Tangerino
Mentora: Camila Bon
Especialista do subgrupo etário: Monica Samia
Campos de Experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação
Objetivos e códigos da Base:
(EI03EF07) Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.
(EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
Abordagem didática:
As crianças têm muito o que aprender em relação ao universo da linguagem escrita. A qualidade do vínculo que estabelecem com este universo colabora sobremaneira no seu grau de envolvimento. Esse interesse cresce quando vivenciam situações prazerosas de leitura de histórias, com mediadores que valorizem cada uma destas ações. Ao ouvir diferentes histórias as crianças aprendem comportamentos leitores e a escutar, imaginam, ampliam seu vocabulário e suas referências culturais, estruturam suas narrativas e aprendem a apreciar a estética das palavras. Lidas ou contadas, as histórias devem sempre passar pela nutrição do imaginário, da vivência estética e da relação positiva com o mundo letrado.
Código: EDI3_22UND05
(EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
(EI03EF07) Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.
(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
Apoiador Técnico
ATIVIDADE 01
ATIVIDADE 02
ATIVIDADE 03
ATIVIDADE 04
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes