Nesta atividade, as crianças irão relembrar objetos e aspectos da cultura indígena para exibi-los a colegas de outra turma.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Cristiane Martins Soares
Mentor: Wildes Gomes de Campos
Especialista do subgrupo etário: Mônica Samia
Campos de Experiência: Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; O Eu, o outro, o nós.
Objetivos e códigos da Base
(EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano como em brincadeiras, dança, teatro, música.
(EI03TS01) Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festas.
(EI03EF03) Escolher e folhear livros, procurando orientar-se por temas e ilustrações e tentando identificar palavras conhecidas.
Abordagem didática:
Uma das funções essenciais da Educação Infantil é promover a ampliação do repertório cultural da criança, por meio de vivências que respeitam a maneira delas aprenderem e se expressarem. O universo sonoro traz, em si, múltiplas possibilidades de aprendizagem sobre diversidade cultural, especialmente de gêneros e estilos musicais. Nesta sequência, os pequenos aprendem a valorizar diferentes formas de manifestação cultural, ampliam as referências, descobrem como pesquisar em fontes variadas e apuram a sensibilidade sonora e a expressão gestual.
Código: EDI3_14UND05
(EI03TS01) Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festas.
(EI03EF03) Escolher e folhear livros, procurando orientar-se por temas e ilustrações e tentando identificar palavras conhecidas.
(EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.
Apoiador Técnico
ATIVIDADE 01
ATIVIDADE 02
ATIVIDADE 03
ATIVIDADE 04
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes