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Plano de aula > Educação Infantil > Pré Escola - Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Atividade - Compartilhando a cultura sonora indígena

Nesta atividade, as crianças irão relembrar objetos e aspectos da cultura indígena para exibi-los a colegas de outra turma.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Cristiane Martins Soares

Compartilhando a cultura indígena

Apresente a proposta
Envie por Whatsapp ou outra plataforma de comunicação com as famílias um vídeo de uma apresentação de dança indígena. Sugestão: apresentação de dança dos índios guaranis (disponível aqui) e da apresentação de tribo indígena da floresta amazônica com instrumentos de sopro (disponível aqui). Fale um pouco sobre a cultura indígena e a dança como manifestação cultural desses povos. Ao, final, faça o convite:
- Que tal montarmos uma apresentação de dança?

Adaptações necessárias
Essa atividade sugere que as crianças possam compartilhar descobertas e vivências da sequência “Músicas de diferentes povos”, finalizando uma sequência de cinco atividades. Nessa adaptação, pais e responsáveis serão convidados a montarem com as crianças uma apresentação de dança, a partir de uma música indígena. Caso não tenha realizado as adaptações das atividades anteriores, sugira alguns materiais sobre a cultura sonora indígena, como vídeos, imagens, ritmos. Sugira os materiais que constam nas atividades propostas e músicas indígenas, para que as famílias escolham qual vão apresentar (sugestão aqui).

Sugira às famílias
Convide as famílias a assistirem junto à criança aos vídeos sugeridos e incentivarem ela a pensar sobre como poderiam organizar uma apresentação de dança indígena. Proponha que ouçam as hipóteses das crianças e decidam, juntos, onde e quando será a apresentação, quem são as pessoas que vão assistir (podendo inclusive ser uma apresentação virtual para membros distantes da família) e possíveis adereços ou fantasias que queiram usar. Solicite que definam quais materiais vão precisar para a caracterização e para a sonorização. Proponha que, depois de pensarem nesse planejamento, ouçam e se concentrem nas músicas sugeridas, a fim de escolherem qual vão usar, buscando detalhes, entendendo o ritmo que expressa, elencando possíveis passos que podem ser incorporados na apresentação e incentivando a criança a se expressar, marcando uma possível coreografia. Muitas ações podem derivar desse planejamento, como ensaios, produção de convites e organização do local da apresentação. Sugira que as famílias acolham o interesse da criança, seguindo as sugestões dela. Nessa organização, é importante que adultos possam incentivar e apoiar as ações das crianças, tomando decisões em conjunto, de acordo com as possibilidades de cada família, e conversando sobre os desafios que podem vir a enfrentar, como a escolha do espaço.

Para compartilhar com o grupo
As famílias poderão gravar os ensaios ou a apresentação de dança para compartilhar com você, com o grupo ou com outros membros da própria família. É possível fazer uma montagem com os vídeos e partilhá-los por Whatsapp. É esperado que, conforme você compartilhar essas ações, mais famílias se sintam estimuladas a realizarem a atividade.

Sugestão Enviada Por: Nilcileni Brambilla


Código: EDI3_14UND05

(EI03TS01) Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festas.

(EI03EF03) Escolher e folhear livros, procurando orientar-se por temas e ilustrações e tentando identificar palavras conhecidas.

(EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.

Apoiador Técnico


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