Um novo jeito de jogar pega-pega irá servir como mote para as crianças refletirem sobre o próprio corpo e sobre autocuidado.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Fernanda Silvia Lionese
Mentora: Wildes Gomes de Campos
Especialista do subgrupo etário: Monica Samia
Campos de Experiência: O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos.
Objetivos e códigos da Base
(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
(EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
(EI03CG04) Adotar hábitos de autocuidado relacionados à higiene, alimentação, conforto e aparência.
Abordagem didática: As brincadeiras que envolvem jogos potencializam as aprendizagens e o desenvolvimento da criança porque permitem que elas se expressem corporalmente, desenvolvendo e tomando consciência das suas potencialidades motoras, ampliem seu repertório brincante, aprendam a conviver, a seguir regras, a lidar com vitórias e frustrações, a fazer escolhas, a pensar estrategicamente. Envolvidas em contextos lúdicos, as crianças experimentam diversas situações desafiadoras que as impulsionam a explorar movimentos corporais com diferentes complexidades, a buscar alternativas, a cooperar e usar uma gama de conhecimentos de naturezas diversas.
Código: EDI3_07UND05
(EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
(EI03CG04) Adotar hábitos de autocuidado relacionados a higiene, alimentação, conforto e aparência.
Apoiador Técnico
ATIVIDADE 01
ATIVIDADE 02
ATIVIDADE 03
ATIVIDADE 04
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes