14239
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Atividade - Nossa orquestra: explorando instrumentos musicais

Nesta atividade, as crianças assistirão a vídeos de orquestras e brincarão de organizar o próprio concerto.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Wildes Gomes de Campos

Apresente a proposta
Nesta sequência de atividades, as crianças terão a oportunidade de explorar diversas fontes sonoras. Para isso, oriente às famílias, por meio de um áudio enviado por WhatsApp, como as atividades poderão ser desenvolvidas, falando que enviará um vídeo para as crianças conversando com elas também. No vídeo, converse com as crianças a respeito dos sons que podemos encontrar no ambiente em que moramos, nos instrumentos musicais e em nosso próprio corpo. Se possível, apresente alguns instrumentos musicais que tenha em casa ou a imagens deles. Ainda no vídeo, diga que elas realizarão algumas atividades com seus familiares sobre os sons.

Adaptações necessárias
Para o plano “Exploração e criação de sons com objetos”, poderão ser utilizados objetos familiares às crianças, como brinquedos, materiais recicláveis e outros novos que façam barulhos diferentes. Para o desenvolvimento do plano “Brincadeiras com os sons do corpo”, indique a utilização do vídeo “Como fazer sons com a boca - bolinhas de sabão”, do grupo Palavra Cantada (disponível aqui), e “Peixinhos do mar”, do grupo Barbatuques (disponível aqui). É importante que o vídeo possa ser passado em algum aparelho que tenha um bom som, como TV, computador, tablet ou celular.
No plano “Instalações sonoras”, será necessária a utilização de materiais descartáveis, como potes, tampas, caixas, garrafas PET e materiais de largo alcance, como funis, elásticos, panelas, colheres e molho de chaves. Os materiais poderão ser pendurados nas paredes da casa ou no teto, como móbiles, e outros deixados no chão. A família poderá ficar à vontade para escolher o espaço da casa mais propício para a organização dos materiais e exploração das crianças, como, por exemplo, corredores, terraço, varanda, quintal etc. Para o plano “Esconde-esconde de objetos sonoros”, será necessária a utilização de objetos que façam barulhos, como panelas, caixinhas de música, sino dos ventos, tamborzinhos e chocalhos, para serem escondidos pelos familiares e procurados pela criança. Para o plano “Nossa orquestra: explorando instrumentos”, será necessário que a família coloque os vídeos “Descubra a orquestra - concerto didático - Osusp” (disponível aqui), e “Silly Symphonies - Music Land” (disponível aqui), que você poderá compartilhar via WhatsApp ou outra plataforma de comunicação que a rede esteja utilizando.

Sugira às famílias
Para o desenvolvimento das atividades que exploraram diversas fontes sonoras, é importante que os familiares estejam disponíveis para observar a criança em suas explorações e também participar das brincadeiras.

1) Exploração e criação de sons com objetos - Oriente à família que organize os objetos sonoros a serem explorados em cantinhos e cestos diversos, de modo a aguçar a curiosidade da criança. Convide os familiares a manter uma posição de observação e escuta, sem interferir na exploração da criança, a não ser que seja requisitado. Esse pode ser um bom momento para que as famílias façam registros com fotos ou de vídeos das crianças em ação.

2) Brincadeiras com os sons do corpo - Oriente à família que convide a criança a ouvir as músicas dos grupos Palavra Cantada e Barbatuques, observando como os artistas cantam e tocam e o que usam para fazer suas apresentações. Depois da brincadeira com os vídeos, oriente os familiares a incentivar que a criança brinque livremente levantando, dançando, imitando os movimentos e cantando as músicas dos vídeos. Mostre que é interessante que os familiares participem da brincadeira com a criança, mas é importante que não interrompam ou direcionem as ações dela. Incentive que a deixe livre, observe e brinque com ela, respeitando os diferentes modos de participação e apoiando-a.

3) Instalações sonoras - Oriente à família que tente preparar os espaços com as instalações sonoras previamente, para garantir a surpresa para a criança. Após um bom tempo de exploração, oriente que os familiares brinquem junto com a criança, ouvindo-a e interagindo com ela à medida que são solicitados ou convidados. Convide os familiares a, partindo das observações que fazem da criança explorando as instalações, identificar algumas menos exploradas e brincar com alguns objetos, chamando a atenção das crianças para suas sonoridades. Durante as explorações, proponha que os familiares realizem uma brincadeira de adivinhação de sons, aproveitando também para propor algumas comparações entre as sonoridades, como sons que se propagam mais, sons muito fortes ou fracos, graves e agudos etc.

4) Esconde-esconde de objetos sonoros - Oriente à família que esconda alguns objetos sonoros previamente e que, antes de iniciar a brincadeira de procurar os objetos, apresente alguns deles como tesouros sonoros, despertando a curiosidade da criança e dizendo que alguns dos tesouros estão perdidos. Após a apresentação, sugira aos familiares que incentivem a criança a ajudá-los a procurar os outros tesouros pela casa. A cada tesouro sonoro encontrado, sugira à família que demonstre contentamento, confirme com a criança se o objeto faz algum som e deixe que ela o explorem livremente.

5) Nossa orquestra: explorando instrumentos - Oriente à família que reproduza os vídeos indicados por você em algum aparelho como TV, computador, tablet ou celular, de modo que a criança possa sentir o som. Após a apreciação dos vídeos, sugira à família que converse com a criança sobre o que viram, ouvindo suas percepções e ideias sobre os instrumentos. Depois, oriente que, se a família tiver algum instrumento musical real, ofereça-o para exploração da criança, para que ela perceba seu formato e o som que ele emite. Mas, caso não tenha o instrumento e não possa providenciá-lo, oriente que a família utilize imagens da internet para apresentar os instrumentos que compõem uma orquestra ou mesmo que mostre vídeos em que os instrumentos aparecem sendo tocados acusticamente.

Para compartilhar com o grupo
Sugira às famílias que registrem com fotos ou vídeos alguns momentos de exploração dos sons realizados durante o desenvolvimento das atividades. Peça que lhe enviem o material via WhatsApp ou outra plataforma de comunicação que a rede esteja utilizando, de modo que você possa imprimi-lo e montar um mural no retorno às atividades escolares, para que possa ser apreciado por todos.

Sugestão Enviada Por: Vládia Pires


Código: EDI2_17UND05

(EI02TS01) Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais, para acompanhar diversos ritmos de música.

(EI02CG01) Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras.

(EI02ET01) Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho).

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses):

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas