14236
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Atividade - Encontro de contações de histórias

Nesta atividade, as crianças receberão colegas de outra turma para participar do momento da história e de brincadeiras de faz-de-conta.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Marcos de Souza Machado

Apresente a proposta
Grave um vídeo contando para crianças que elas vão conhecer histórias e brincar de faz-de-conta com algumas delas. Para isso, compartilhe com as famílias o link da história cantada “A Linda Rosa Juvenil” (disponível aqui), e da peça teatral “Rapunzel”, do Grupo Furunfunfum, exibido pela TV Cultural (disponível aqui), para que as crianças possam assisti-las. Ainda no vídeo, conte que, depois de brincar com as histórias, todos vão se encontrar virtualmente para um momento de contação de histórias.

Adaptações necessárias
Para a realização desta sequência, será necessário que as famílias providenciem adereços à disposição em casa para inspirar a brincadeira de faz-de-conta, tais como vestidos, objetos que possam servir de coroas, colares, tiaras, sapatos, cavalo de pau, sapo ou outro bicho de pelúcia que possa representá-lo e luva. Depois, ela deverão preparar o ambiente com os adereços à disposição da criança. As imagens a serem apresentadas, sobre histórias de príncipes e princesas, poderão ser escolhidas pelas famílias e visualizadas na internet. Se houver a possibilidade, é interessante que sejam também impressas. Para o encontro virtual de contação de histórias, é interessante que as famílias ajudem as crianças a escolher previamente que história será contada para os colegas.

Sugira às famílias
Em toda a sequência, é interessante que a família possa brincar junto, embarcando na fantasia do faz-de-conta, apoiando as iniciativas da criança e ampliando seu universo de brincadeiras.

1) Narração de história — Convide as famílias a sentar com a criança para ouvir a história “A Linda Rosa Juvenil”, que será compartilhada por você pelo WhatsApp ou outra plataforma de comunicação que a rede esteja utilizando. Após a história, oriente que a família converse com a criança sobre o que ouviram, comentando sobre os personagens e, em seguida, convide-a a representar a história, permitindo que a criança escolha os personagens que deseja interpretar e deixando-a à vontade para se expressar. Oriente que a família brinque junto com a criança, validando suas ações e apoiando sua criatividade.

2) Brincando de faz-de-conta — Para realizar esta atividade, incentive que os familiares leiam para a criança histórias sobre princesas e príncipes de sua preferência. Oriente que explorem bastante os elementos dessas histórias, tais como imagens, personagens, cenários, acessórios usados pelos personagens etc. Após a leitura da história, convide os familiares a brincar de faz-de-conta com a criança, oferecendo a ela os adereços de casa separados previamente e permitindo que explore o espaço preparado com vários objetos para brincar e utilizar como quiser.

3) Revisitando histórias — Oriente que os familiares relembrem com a criança, por meio de imagens de livros ou encontradas na internet, histórias que ela já conhece e que possam organizar brincadeiras a partir delas. As brincadeiras podem ser organizadas de acordo com uma lista construída junto com a criança sobre o que foi lembrado nas histórias. A criança poderá citar os itens lembrados e um adulto poderá ser o seu escriba. É interessante que a lista fique acessível à criança, para que ela possa revisitá-la sempre que houver necessidade; por exemplo, para investir nas próximas brincadeiras.

4) História com teatro — Sugira que os familiares possam assistir junto com a criança à peça teatral “Rapunzel”, do Grupo Furunfunfum, exibido pela TV Cultura, e que, para isso, é interessante que seja preparado um ambiente aconchegante. Como o tempo da peça é de mais ou menos 50 min., oriente que os familiares fiquem atentos ao nível de interesse da criança e que, caso ela demonstre sinais de desinteresse devido à duração, oriente que a atividade possa ser pausada e retomada em outro momento. Após a peça teatral, convide os familiares a ouvir a criança sobre o que acharam da história e dos personagens, incentivando que os representem com expressões. Por exemplo: “Como faz o cavalo do príncipe? E como a princesa joga suas tranças?” Por fim, oriente que convidem a criança a brincar de imitar livremente os personagens com os adereços disponíveis.

5) Encontro de contação de histórias — Para a realização desta atividade, combine com os familiares para que ajudem a criança a escolher uma história preferida sobre príncipes e princesas para contar aos amigos no dia do encontro virtual. É interessante que os familiares leiam a história para a criança antes do encontro. Oriente que deixem a criança à vontade para escolher como quer contar a história e dê sugestões: usando fantoches, desenhos, imagens, apenas a voz etc. Para o encontro virtual, combine com os familiares qual o melhor horário para cada família e informe que esse momento será realizado em pequenos grupos, a fim de garantir a participação de todas as crianças.

Para compartilhar com o grupo
Solicite que os familiares registrem com fotos alguns momentos da brincadeira de faz-de-conta em que a criança esteja usando adereços e lhe enviem por WhatsApp ou outra plataforma de comunicação. Por áudio, dê retornos afetivos às crianças sobre a foto que você recebeu. Guarde as fotos para socializar no retorno à escola, relembrando com as crianças como esses momentos aconteceram.

Sugestão Enviada Por: Vládia Pires


Código: EDI2_10UND05

(EI02EO03) Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.

(EI02EF05) Relatar experiências e fatos acontecidos, histórias ouvidas, filmes ou peças teatrais assistidos etc.

(EI02EF06) Criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses):

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas