Observe as crianças que já estão preparadas para deixar a fralda e faça o processo em conjunto com as famílias.
Orientações para desfralde
Apresente a proposta
Este plano trata de orientações para o desfralde, um processo muito importante para as crianças que pode gerar muita ansiedade, tanto nos responsáveis quanto na criança. Faça orientações para a família através de áudios, vídeos ou escrita por Whatsapp ou outras plataformas de comunicação à distância. As crianças geralmente têm uma rotina para fazer cocô. É necessário conhecê-la para trocar informações com a família. Informe que o controle das necessidades de fazer xixi e cocô é um processo que integra fatores biológicos, emocionais e cognitivos, e, por isso, é preciso respeitar o tempo da criança nesse processo.
Adaptações necessárias
Caso a família já tenha iniciado o processo de desfralde da criança, sugira que deixe sempre calcinhas e cuecas à disposição dela, para que ela se sinta à vontade neste processo. Bonecos de plástico, de pano e pelúcias podem ser utilizados pelo adulto referência junto com a criança, para envolver de forma lúdica as necessidades de se utilizar o banheiro.
Sugira às famílias
Oriente o adulto referência para ficar atento aos sinais da criança quanto às necessidades fisiológicas, proporcionando momentos de reconhecimento da linguagem corporal sobre a necessidade de fazer cocô ou xixi, observando gestos e acolhendo as necessidades da criança.. Oriente que busque conhecer o sentimento da criança em relação ao fato de conseguir usar a privada para o xixi ou cocô. Sugira que faça brincadeiras simbólicas utilizando os bonecos, permitindo que a criança fale para os bonecos o que eles devem fazer na hora que der vontade de fazer xixi ou cocô.
Para compartilhar com o grupo
Peça para as famílias socializarem com você, através de relatos escritos ou orais, via Whatsapp ou outra plataforma de comunicação que tem sido utilizada pela rede neste momento, como tem acontecido os processos de desfralde. Dê devolutivas parabenizando as conquistas e orientando caso a caso, dependendo das necessidades.
Sugestão Enviada Por: Vládia Pires
Código: EDI2_02UND05
(EI02CG04) Demonstrar progressiva independência no cuidado do seu corpo.
(EI02EO04) Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.
(EI02EO02) Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios.
Apoiador Técnico
ATIVIDADE 01
ATIVIDADE 02
ATIVIDADE 03
ATIVIDADE 04
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes