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Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Essas paroxítonas têm acento?

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do EF sobre Essas paroxítonas têm acento?

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Tiago Elias Batista

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para envio das propostas de atividade e das orientações sobre as mesmas, para que os alunos possam realizar as tarefas com autonomia.

- Opcionais: ferramentas de chamada de vídeo, como Google Meet ou Zoom (tutorial disponível aqui).

Introdução
Utilizando um gravador de tela (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui), exponha o slide da introdução do plano original e faça uma revisão das regularidades na acentuação de paroxítonas terminadas em consoantes, relembrando o que é uma sílaba tônica, qual a função do acento e quais terminações admitem acentuação na sílaba tônica. Caso considere necessário, proponha aos alunos que retomem as anotações no caderno.

Desenvolvimento
Ainda utilizando o gravador de tela, exponha o fragmento do texto "Mantenha seu sorriso fazendo a higiene bucal corretamente", proposto no primeiro slide do desenvolvimento do plano. Leia o texto em voz alta para os alunos, faça uma exploração do mesmo e instigue-os a refletir sobre as palavras com a escrita errada no texto. Utilize as orientações do plano original. Envie a atividade proposta no desenvolvimento e oriente os alunos a responderem-na localizando as palavras que devem ser acentuadas e fazendo a acentuação correta. Disponibilize um tempo para a realização da atividade e envie a lista de palavras com as acentuações corretas para que os alunos corrijam a atividade, ou realize, caso seja possível, uma chamada de vídeo utilizando ferramentas como Google Meet ou Zoom, e possibilite um diálogo sobre a atividade.

Fechamento
Proponha aos alunos a produção de um mural colaborativo com um banco de palavras paroxítonas acentuadas. Crie um mural virtual colaborativo no Padlet e proponha que escrevam nele três palavras paroxítonas acentuadas.

Convite às famílias
Proponha aos alunos que dialoguem com os familiares sobre possíveis dúvidas em relação à acentuação de palavras. Disponibilize o jogo da roleta (disponível aqui), informando que todas as palavras são paroxítonas, algumas deveriam estar acentuadas e outras não. Explique que o jogo funciona da seguinte maneira: cada jogador, na sua vez, gira a roleta e tenta acertar se a palavra tem ou não acento, enquanto o outro jogador confere a resposta no dicionário. Cada acerto vale um ponto; ganha o jogo que fizer mais pontos. Sugira aos alunos que convidem os familiares para jogarem juntos.

Sugestão Enviada Por: Sidecleia Oliveira dos Anjos


Código: LPO4_14ATS03

(EF04LP04) Usar acento gráfico (agudo ou circunflexo) em paroxítonas terminadas em -i(s), -l, -r, -ão(s).


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