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Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Essas paroxítonas têm acento?

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do EF sobre Essas paroxítonas têm acento?

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Tiago Elias Batista

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é descobrir, sistematizar e exercitar o emprego de acento gráfico em palavras paroxítonas terminadas em consoante.

Materiais necessários: Folha de atividade, texto, lápis de cor ou canetinhas, anotações sobre o tema.

Dificuldades antecipadas: Talvez alguns alunos não saibam reconhecer a regularidade para o emprego de acentos.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita : interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 80p. : il. Disponílvel em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf. Acesso em 23 de setembro de 2018.

CUNHA, C. Gramática básica do português contemporâneo. Rio de Janeiro: Lexikon, 2013. Disponível em http://www.aulete.com.br/gram/cap02-05-regras_acentuacao. Acesso em 23 de setembro de 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o tema para os alunos e explique que, nesta aula, vamos realizar uma atividade para revisar a acentuação gráfica de palavras paroxítonas.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Projete ou escreva no quadro as informações do slide e, assim, faça uma breve revisão sobre a regularidade da acentuação gráfica de palavras paroxítonas terminadas em consoante. A ideia aqui é apenas aquecer a memória dos alunos, considerando que eles já tenham tratado dessa regularidade mais detidamente antes desta atividade.
  • Se houver necessidade, peça que os alunos acompanhem essa revisão com as anotações de seus cadernos.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Projete, escreva no quadro ou entregue cópias impressas aos alunos do trecho do texto “Mantenha seu sorriso fazendo a higiene bucal corretamente”.
  • Pergunte se os alunos entenderam o texto e deixe claro que se trata de um manual sobre a higiene bucal.
  • Pergunte: existem algumas palavras escritas incorretamente, vocês podem indicar quais são? É esperado que os alunos indiquem: açúcar, saudável e flúor.
  • Prepare a atividade seguinte perguntando: será que vocês conseguem indicar o porquê dessas palavras estarem grafadas incorretamente?

Materiais complementares: Clique aqui para acessar o texto.

Fonte: Extraído e adaptado de “Mantenha seu sorriso fazendo a higiene bucal corretamente”, MINISTÉRIO DA SAÚDE. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/mantenha_sorriso_fazendo_higiene_bucal.pdf. Acesso em 30 de setembro de 2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Peça que os alunos se organizem em duplas.
  • Entregue as folhas com a atividade para os alunos (uma atividade por dupla) e explique o que devem fazer.
  • Enfatize que em meio a lista existem palavras que devem e outras que não devem ser grafadas com o acento.

Materiais complementares: Clique aqui para acessar a atividade.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Corrija a atividade com os alunos no quadro, enfatizando as terminações que levam (ou não) as palavras a serem acentuadas.
  • Aproveite para sanar as últimas dúvidas dos alunos.

Materiais complementares: Clique aqui para acessar a resolução da atividade.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é descobrir, sistematizar e exercitar o emprego de acento gráfico em palavras paroxítonas terminadas em consoante.

Materiais necessários: Folha de atividade, texto, lápis de cor ou canetinhas, anotações sobre o tema.

Dificuldades antecipadas: Talvez alguns alunos não saibam reconhecer a regularidade para o emprego de acentos.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita : interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 80p. : il. Disponílvel em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf. Acesso em 23 de setembro de 2018.

CUNHA, C. Gramática básica do português contemporâneo. Rio de Janeiro: Lexikon, 2013. Disponível em http://www.aulete.com.br/gram/cap02-05-regras_acentuacao. Acesso em 23 de setembro de 2018.

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Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o tema para os alunos e explique que, nesta aula, vamos realizar uma atividade para revisar a acentuação gráfica de palavras paroxítonas.

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Projete ou escreva no quadro as informações do slide e, assim, faça uma breve revisão sobre a regularidade da acentuação gráfica de palavras paroxítonas terminadas em consoante. A ideia aqui é apenas aquecer a memória dos alunos, considerando que eles já tenham tratado dessa regularidade mais detidamente antes desta atividade.
  • Se houver necessidade, peça que os alunos acompanhem essa revisão com as anotações de seus cadernos.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Projete, escreva no quadro ou entregue cópias impressas aos alunos do trecho do texto “Mantenha seu sorriso fazendo a higiene bucal corretamente”.
  • Pergunte se os alunos entenderam o texto e deixe claro que se trata de um manual sobre a higiene bucal.
  • Pergunte: existem algumas palavras escritas incorretamente, vocês podem indicar quais são? É esperado que os alunos indiquem: açúcar, saudável e flúor.
  • Prepare a atividade seguinte perguntando: será que vocês conseguem indicar o porquê dessas palavras estarem grafadas incorretamente?

Materiais complementares: Clique aqui para acessar o texto.

Fonte: Extraído e adaptado de “Mantenha seu sorriso fazendo a higiene bucal corretamente”, MINISTÉRIO DA SAÚDE. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/mantenha_sorriso_fazendo_higiene_bucal.pdf. Acesso em 30 de setembro de 2018.

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Orientações:

  • Peça que os alunos se organizem em duplas.
  • Entregue as folhas com a atividade para os alunos (uma atividade por dupla) e explique o que devem fazer.
  • Enfatize que em meio a lista existem palavras que devem e outras que não devem ser grafadas com o acento.

Materiais complementares: Clique aqui para acessar a atividade.

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Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Corrija a atividade com os alunos no quadro, enfatizando as terminações que levam (ou não) as palavras a serem acentuadas.
  • Aproveite para sanar as últimas dúvidas dos alunos.

Materiais complementares: Clique aqui para acessar a resolução da atividade.

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