Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é sistematizar e revisar a grafia de palavras com os sufixos OSO/OSA. Aplicar estratégias de investigação.
Materiais necessários:
Lista de palavras que terminam em OSO ou OSA (substantivos que transformados em adjetivos se escrevam assim).
Caderno e lápis.
Fichas com as palavras a serem sorteadas.
Feijão, milho ou qualquer material que marque as palavras (pelo menos seis por aluno).
Dificuldades antecipadas:
Precisam saber como funciona o jogo de tômbola.
Precisam saber que adjetivos terminados em oso sempre são escritos com S.
Referências sobre o assunto:
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade III – Palavra dialogada – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 112p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf
MORAIS, A. G. A norma ortográfica do Português: o que é? Para que serve? Como está organizada? In: SILVA, A. MORAIS, A. G. MELO, K. L. R. Ortografia na sala de aula. 1. ed., 1. reimp. – Belo Horizonte: Autêntica, 2007. P. 11 – 28. Disponível em: http://www.portalceel.com.br/publicacoes/#ancora
NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1
MORAIS, Artur Gomes. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 1998
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Coloque no quadro uma lista com substantivos abstratos e mais outros que, transformados em adjetivos, são escritos com OSO/OSA (mas não diga imediatamente a terminação).
- Peça aos alunos que dividam a folha do caderno colocando duas colunas e três linhas, formando uma malha quadriculada com 12 espaços.
- Explique ou resgate a regra do Jogo de Tômbola:
- Cada aluno deverá usar uma folha limpa de seu caderno para construir uma malha, conforme explicado no item 2.
- Cada aluno deve escolher doze palavras entre todas as do quadro (ou slide acima) e escrever cada uma num quadrinho, na ordem em que desejar.
- Os substantivos escolhidos devem ser transformados em adjetivos, com o sentido de “cheio de”: ex.: “cheio de” AMOR - amoroso e em seguida devem ser escritos em cada um dos espaços da malha.
- Se a criança tiver escrito a palavra que o professor ditar, ela deve marcá-la em seu caderno fazendo um X em cima ou colocando algum objeto. (feijão, por exemplo)
- Não vale apagar.
- Quem conseguir preencher primeiro uma linha/coluna/folha toda (a depender dos combinados com a turma) vence.
- O professor deve checar se as palavras foram escritas corretamente pelo aluno vencedor; se não, o jogo continua, até que alguém consiga completar o que foi combinado.
- Proponha que escolham suas palavras e as escrevam, na ordem em que desejarem.
Materiais complementares:
Se quiser acessar a malha quadriculada para impressão, clique aqui.
Se quiser acessar a tabela com os substantivos transformados em adjetivos (gabarito) clique aqui.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações:
- Sorteie uma palavra de cada vez e peça que os alunos verifiquem se a tem em suas cartelas e marquem.
- Aumente o grau de dificuldade: o professor pode ditar o substantivo e o aluno precisa marcar o adjetivo correspondente (ele dita cheiro e o aluno localiza cheiroso, se tiver).
- Confira: vence quem completar a cartela primeiro.
Materiais complementares:
Para acessar as palavras a serem ditadas, clique aqui.
Professor, recorte as palavras e coloque-as num saco para sortear.