14221
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Jogo do OSO e OSA

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do EF sobre Jogo do OSO e OSA

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Teresa Tezolini Sugahara

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para envio das propostas de atividade e orientações sobre as mesmas, para que os alunos possam realizar as tarefas com autonomia;
Atividade disponível aqui;
Ferramentas de chamada de vídeo, como Google Meet ou Zoom (tutorial disponível aqui).

Introdução
Envie uma orientação aos alunos, através de áudio ou vídeo, explicando a atividade. Diga que eles irão construir um jogo chamado tômbola e convidar os familiares para jogarem juntos. Explique como confeccionar o jogo, propondo que organizem duas ou três cartelas como no modelo proposto na atividade do plano original. Em cada cartela, os alunos deverão escrever 12 adjetivos derivados dos substantivos indicados no slide do desenvolvimento do plano original, tendo o cuidado de não colocar todas as palavras iguais nas cartelas.

Desenvolvimento
Proponha aos alunos que convidem um ou dois familiares para participarem do jogo. Envie a roleta do sorteio, disponível aqui, e explique que cada jogador deverá girar a roleta em sua vez. A palavra que for sorteada deverá ser analisada em cada cartela pelos jogadores. Caso a palavra esteja na cartela, cada jogador marca um X. Vence o jogo quem conseguir completar primeiro as palavras da cartela. Disponibilize um tempo para os alunos jogarem com os familiares. Realize uma chamada de vídeo utilizando o Google Meet ou o Zoom, e proponha um diálogo sobre o jogo. Aproveite para tirar dúvidas sobre o uso de OSO e OSA em adjetivos. Explicite que os alunos poderão jogar outras vezes, escolhendo palavras do quadro e formando novas cartelas.

Fechamento
Proponha aos alunos que registrem uma lista de adjetivos com OSO e OSA, e escrevam uma nota sobre o que aprenderam.

Convite às famílias
Sugira aos alunos que convidem os familiares para participarem do jogo tômbola.

Sugestão Enviada Por: Sidecleia Oliveira dos Anjos


Código: LPO4_11ATS03

(EF04LP08) Reconhecer e grafar, corretamente, palavras derivadas com os sufixos -agem, -oso, -eza, -izar/-isar (regulares morfológicas).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas