14221
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Jogo do OSO e OSA

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do EF sobre Jogo do OSO e OSA

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Teresa Tezolini Sugahara

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é sistematizar e revisar a grafia de palavras com os sufixos OSO/OSA. Aplicar estratégias de investigação.

Materiais necessários:

Lista de palavras que terminam em OSO ou OSA (substantivos que transformados em adjetivos se escrevam assim).

Caderno e lápis.

Fichas com as palavras a serem sorteadas.

Feijão, milho ou qualquer material que marque as palavras (pelo menos seis por aluno).

Dificuldades antecipadas:

Precisam saber como funciona o jogo de tômbola.

Precisam saber que adjetivos terminados em oso sempre são escritos com S.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade III – Palavra dialogada – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 112p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf

MORAIS, A. G. A norma ortográfica do Português: o que é? Para que serve? Como está organizada? In: SILVA, A. MORAIS, A. G. MELO, K. L. R. Ortografia na sala de aula. 1. ed., 1. reimp. – Belo Horizonte: Autêntica, 2007. P. 11 – 28. Disponível em: http://www.portalceel.com.br/publicacoes/#ancora

NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1

MORAIS, Artur Gomes. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 1998

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Organize a sala em grupos de quatro ou cinco alunos.
  • Avise que jogarão tômbola e que cada mesa competirá entre si.
  • Explique que a tômbola é uma espécie de jogo (igual ao jogo bingo) em que o jogador precisa completar um cartão para ganhar.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Coloque no quadro uma lista com substantivos abstratos e mais outros que, transformados em adjetivos, são escritos com OSO/OSA (mas não diga imediatamente a terminação).
  • Peça aos alunos que dividam a folha do caderno colocando duas colunas e três linhas, formando uma malha quadriculada com 12 espaços.
  • Explique ou resgate a regra do Jogo de Tômbola:
  • Cada aluno deverá usar uma folha limpa de seu caderno para construir uma malha, conforme explicado no item 2.
  • Cada aluno deve escolher doze palavras entre todas as do quadro (ou slide acima) e escrever cada uma num quadrinho, na ordem em que desejar.
  • Os substantivos escolhidos devem ser transformados em adjetivos, com o sentido de “cheio de”: ex.: “cheio de” AMOR - amoroso e em seguida devem ser escritos em cada um dos espaços da malha.
  • Se a criança tiver escrito a palavra que o professor ditar, ela deve marcá-la em seu caderno fazendo um X em cima ou colocando algum objeto. (feijão, por exemplo)
  • Não vale apagar.
  • Quem conseguir preencher primeiro uma linha/coluna/folha toda (a depender dos combinados com a turma) vence.
  • O professor deve checar se as palavras foram escritas corretamente pelo aluno vencedor; se não, o jogo continua, até que alguém consiga completar o que foi combinado.
  • Proponha que escolham suas palavras e as escrevam, na ordem em que desejarem.

Materiais complementares:

Se quiser acessar a malha quadriculada para impressão, clique aqui.

Se quiser acessar a tabela com os substantivos transformados em adjetivos (gabarito) clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Sorteie uma palavra de cada vez e peça que os alunos verifiquem se a tem em suas cartelas e marquem.
  • Aumente o grau de dificuldade: o professor pode ditar o substantivo e o aluno precisa marcar o adjetivo correspondente (ele dita cheiro e o aluno localiza cheiroso, se tiver).
  • Confira: vence quem completar a cartela primeiro.

Materiais complementares:

Para acessar as palavras a serem ditadas, clique aqui.

Professor, recorte as palavras e coloque-as num saco para sortear.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Cheque se as palavras estão escritas corretamente. Se não, o jogo retorna, se sim, vá até o terceiro colocado (a depender do tempo).
  • Sistematize montando um cartaz e peça que registrem no caderno das regras de uso.

Materiais complementares:

Caderno e lápis.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é sistematizar e revisar a grafia de palavras com os sufixos OSO/OSA. Aplicar estratégias de investigação.

Materiais necessários:

Lista de palavras que terminam em OSO ou OSA (substantivos que transformados em adjetivos se escrevam assim).

Caderno e lápis.

Fichas com as palavras a serem sorteadas.

Feijão, milho ou qualquer material que marque as palavras (pelo menos seis por aluno).

Dificuldades antecipadas:

Precisam saber como funciona o jogo de tômbola.

Precisam saber que adjetivos terminados em oso sempre são escritos com S.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade III – Palavra dialogada – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 112p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf

MORAIS, A. G. A norma ortográfica do Português: o que é? Para que serve? Como está organizada? In: SILVA, A. MORAIS, A. G. MELO, K. L. R. Ortografia na sala de aula. 1. ed., 1. reimp. – Belo Horizonte: Autêntica, 2007. P. 11 – 28. Disponível em: http://www.portalceel.com.br/publicacoes/#ancora

NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1

MORAIS, Artur Gomes. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 1998

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Organize a sala em grupos de quatro ou cinco alunos.
  • Avise que jogarão tômbola e que cada mesa competirá entre si.
  • Explique que a tômbola é uma espécie de jogo (igual ao jogo bingo) em que o jogador precisa completar um cartão para ganhar.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Coloque no quadro uma lista com substantivos abstratos e mais outros que, transformados em adjetivos, são escritos com OSO/OSA (mas não diga imediatamente a terminação).
  • Peça aos alunos que dividam a folha do caderno colocando duas colunas e três linhas, formando uma malha quadriculada com 12 espaços.
  • Explique ou resgate a regra do Jogo de Tômbola:
  • Cada aluno deverá usar uma folha limpa de seu caderno para construir uma malha, conforme explicado no item 2.
  • Cada aluno deve escolher doze palavras entre todas as do quadro (ou slide acima) e escrever cada uma num quadrinho, na ordem em que desejar.
  • Os substantivos escolhidos devem ser transformados em adjetivos, com o sentido de “cheio de”: ex.: “cheio de” AMOR - amoroso e em seguida devem ser escritos em cada um dos espaços da malha.
  • Se a criança tiver escrito a palavra que o professor ditar, ela deve marcá-la em seu caderno fazendo um X em cima ou colocando algum objeto. (feijão, por exemplo)
  • Não vale apagar.
  • Quem conseguir preencher primeiro uma linha/coluna/folha toda (a depender dos combinados com a turma) vence.
  • O professor deve checar se as palavras foram escritas corretamente pelo aluno vencedor; se não, o jogo continua, até que alguém consiga completar o que foi combinado.
  • Proponha que escolham suas palavras e as escrevam, na ordem em que desejarem.

Materiais complementares:

Se quiser acessar a malha quadriculada para impressão, clique aqui.

Se quiser acessar a tabela com os substantivos transformados em adjetivos (gabarito) clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Sorteie uma palavra de cada vez e peça que os alunos verifiquem se a tem em suas cartelas e marquem.
  • Aumente o grau de dificuldade: o professor pode ditar o substantivo e o aluno precisa marcar o adjetivo correspondente (ele dita cheiro e o aluno localiza cheiroso, se tiver).
  • Confira: vence quem completar a cartela primeiro.

Materiais complementares:

Para acessar as palavras a serem ditadas, clique aqui.

Professor, recorte as palavras e coloque-as num saco para sortear.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Cheque se as palavras estão escritas corretamente. Se não, o jogo retorna, se sim, vá até o terceiro colocado (a depender do tempo).
  • Sistematize montando um cartaz e peça que registrem no caderno das regras de uso.

Materiais complementares:

Caderno e lápis.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 4º ano :

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04LP08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano