14220
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Que dúvida! OSO - OSA

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do EF sobre Que dúvida! OSO - OSA

Plano 02 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Teresa Tezolini Sugahara

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é refletir sobre a relação substantivo - adjetivo na escrita de palavras terminadas em OSO/OSA.

Materiais necessários:

Lista de substantivos com amostra que permita a observação e a generalização em forma de regra, solucionando a dúvida gerada. (Palavras bem grandes, coloridas), caderno, lápis com a folha organizada em uma tabela de duas colunas, folha quadriculada (uma letra em cada quadradinho).

Dificuldades antecipadas:

Podem sentir dificuldade na criação das dicas.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade III – Palavra dialogada – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 112p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf

MORAIS, A. G. A norma ortográfica do Português: o que é? Para que serve? Como está organizada? In: SILVA, A. MORAIS, A. G. MELO, K. L. R. Ortografia na sala de aula. 1. ed., 1. reimp. – Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 11-28. Disponível em: http://www.portalceel.com.br/publicacoes/#ancora

NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1

MORAIS, Artur Gomes. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 1998

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Organize a sala em duplas.
  • Peça que deixem lápis e caderno para uso.
  • Retome os conceitos de adjetivo e substantivo e sua importância no texto.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:10 minutos

Orientações:

  • Monte uma lista com substantivos no quadro ou projete o slide.
  • Contextualize cada palavra e reflita sobre a natureza abstrata delas (a maioria) - geralmente ligadas a sentimentos.
  • Questione: a que classe gramatical pertencem? Por quê?

São substantivos. Nomeiam coisas do mundo (rocha, leite) e sentimentos. Podemos colocar um artigo antes de cada uma delas, para ter certeza.

A culpa;

A generosidade;

O leite;

etc.

  • Proponha que digam mais alguns substantivos e acrescente à lista.
  • Explore oralmente algumas palavras do quadro a partir do título: Quem tem fama é… FAMOSO! E assim por diante.
  • Questione: e agora? Essas palavras continuam substantivos? O que todas elas têm em comum? Houve mudança na escrita?

Não. Elas viraram adjetivos. Dão características a seres ou situações da vida.

Todas dão a ideia de “cheio de…” ou “com muito…”

Todas terminam em OSO OU OSA.

Materiais complementares:

Se quiser acessar a lista de palavras (substantivos), clique aqui.

Se quiser acessar a lista de palavras (adjetivos), clique aqui.

Se quiser acessar as respostas dos questionamentos, acesse aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Solicite que escolham cinco (ou mais) substantivos na folha quadriculada e os transformem em adjetivos, escrevendo-os na folha quadriculada, conforme o exemplo do slide (ou desenhado no quadro).
  • Peça que escrevam uma dica para cada um dos cinco adjetivos escritos.
  • Proponha que escondam as palavras com outras letras aleatórias, lembrando de colocar apenas uma letra em cada quadradinho.
  • Peça que entreguem o caça-palavras ao colega da dupla para que cada uma resolva o desafio do outro.

Materiais complementares:

Se quiser acessar a folha quadriculada com as dicas, clique aqui.

Você pode usar o próprio caderno para esta atividade.

Dica para o professor:

Você deve pegar duas palavras como exemplo, acrescentando o sufixo OSO/OSA, a fim de mobilizar uma construção coletiva. Uma vez que todos compreendam e se engajem, otimize o tempo da criação para que eles consigam fazer a troca para a resolução (devem consultar os cartazes nos dois momentos - produção e resolução). Caso haja necessidade, complemente e/ou modifique o cartaz coletivamente.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Solicite que escolham cinco (ou mais) substantivos na folha quadriculada e os transformem em adjetivos, escrevendo-os na folha quadriculada, conforme o exemplo do slide (ou desenhado no quadro).
  • Peça que escrevam uma dica para cada um dos cinco adjetivos escritos.
  • Proponha que escondam as palavras com outras letras aleatórias.
  • Peça que entreguem o caça-palavras ao colega da dupla para que cada uma resolva o desafio do outro.

Materiais complementares:

Se quiser acessar a folha quadriculada com as dicas, clique aqui.

Você pode usar o próprio caderno para esta atividade.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Corrija, no quadro, formando uma ampla amostragem, após as duplas terem resolvidos os desafios.
  • Construa um registro coletivo a respeito das descobertas sobre o uso do OSO/OSA.
  • Peça que registrem no caderno as conclusões a respeito das decisões que precisam tomar ao escrever palavras terminadas em OSO/ OSA, relacionando substantivos e adjetivos.
  • Mostre que o uso deles enriquece o texto, deixando as informações mais diretas e fluidas ao leitor. (Ex.: “Era uma rosa com muito cheiro - era uma rosa cheirosa…)

Materiais complementares:

Para acessar o gabarito com todos os adjetivos, clique aqui.

Para acessar as descobertas, clique aqui.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é refletir sobre a relação substantivo - adjetivo na escrita de palavras terminadas em OSO/OSA.

Materiais necessários:

Lista de substantivos com amostra que permita a observação e a generalização em forma de regra, solucionando a dúvida gerada. (Palavras bem grandes, coloridas), caderno, lápis com a folha organizada em uma tabela de duas colunas, folha quadriculada (uma letra em cada quadradinho).

Dificuldades antecipadas:

Podem sentir dificuldade na criação das dicas.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade III – Palavra dialogada – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 112p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf

MORAIS, A. G. A norma ortográfica do Português: o que é? Para que serve? Como está organizada? In: SILVA, A. MORAIS, A. G. MELO, K. L. R. Ortografia na sala de aula. 1. ed., 1. reimp. – Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 11-28. Disponível em: http://www.portalceel.com.br/publicacoes/#ancora

NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1

MORAIS, Artur Gomes. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 1998

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Organize a sala em duplas.
  • Peça que deixem lápis e caderno para uso.
  • Retome os conceitos de adjetivo e substantivo e sua importância no texto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:10 minutos

Orientações:

  • Monte uma lista com substantivos no quadro ou projete o slide.
  • Contextualize cada palavra e reflita sobre a natureza abstrata delas (a maioria) - geralmente ligadas a sentimentos.
  • Questione: a que classe gramatical pertencem? Por quê?

São substantivos. Nomeiam coisas do mundo (rocha, leite) e sentimentos. Podemos colocar um artigo antes de cada uma delas, para ter certeza.

A culpa;

A generosidade;

O leite;

etc.

  • Proponha que digam mais alguns substantivos e acrescente à lista.
  • Explore oralmente algumas palavras do quadro a partir do título: Quem tem fama é… FAMOSO! E assim por diante.
  • Questione: e agora? Essas palavras continuam substantivos? O que todas elas têm em comum? Houve mudança na escrita?

Não. Elas viraram adjetivos. Dão características a seres ou situações da vida.

Todas dão a ideia de “cheio de…” ou “com muito…”

Todas terminam em OSO OU OSA.

Materiais complementares:

Se quiser acessar a lista de palavras (substantivos), clique aqui.

Se quiser acessar a lista de palavras (adjetivos), clique aqui.

Se quiser acessar as respostas dos questionamentos, acesse aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Solicite que escolham cinco (ou mais) substantivos na folha quadriculada e os transformem em adjetivos, escrevendo-os na folha quadriculada, conforme o exemplo do slide (ou desenhado no quadro).
  • Peça que escrevam uma dica para cada um dos cinco adjetivos escritos.
  • Proponha que escondam as palavras com outras letras aleatórias, lembrando de colocar apenas uma letra em cada quadradinho.
  • Peça que entreguem o caça-palavras ao colega da dupla para que cada uma resolva o desafio do outro.

Materiais complementares:

Se quiser acessar a folha quadriculada com as dicas, clique aqui.

Você pode usar o próprio caderno para esta atividade.

Dica para o professor:

Você deve pegar duas palavras como exemplo, acrescentando o sufixo OSO/OSA, a fim de mobilizar uma construção coletiva. Uma vez que todos compreendam e se engajem, otimize o tempo da criação para que eles consigam fazer a troca para a resolução (devem consultar os cartazes nos dois momentos - produção e resolução). Caso haja necessidade, complemente e/ou modifique o cartaz coletivamente.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Solicite que escolham cinco (ou mais) substantivos na folha quadriculada e os transformem em adjetivos, escrevendo-os na folha quadriculada, conforme o exemplo do slide (ou desenhado no quadro).
  • Peça que escrevam uma dica para cada um dos cinco adjetivos escritos.
  • Proponha que escondam as palavras com outras letras aleatórias.
  • Peça que entreguem o caça-palavras ao colega da dupla para que cada uma resolva o desafio do outro.

Materiais complementares:

Se quiser acessar a folha quadriculada com as dicas, clique aqui.

Você pode usar o próprio caderno para esta atividade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Corrija, no quadro, formando uma ampla amostragem, após as duplas terem resolvidos os desafios.
  • Construa um registro coletivo a respeito das descobertas sobre o uso do OSO/OSA.
  • Peça que registrem no caderno as conclusões a respeito das decisões que precisam tomar ao escrever palavras terminadas em OSO/ OSA, relacionando substantivos e adjetivos.
  • Mostre que o uso deles enriquece o texto, deixando as informações mais diretas e fluidas ao leitor. (Ex.: “Era uma rosa com muito cheiro - era uma rosa cheirosa…)

Materiais complementares:

Para acessar o gabarito com todos os adjetivos, clique aqui.

Para acessar as descobertas, clique aqui.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 4º ano :

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04LP08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano