Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é refletir sobre a relação substantivo - adjetivo na escrita de palavras terminadas em OSO/OSA.
Materiais necessários:
Lista de substantivos com amostra que permita a observação e a generalização em forma de regra, solucionando a dúvida gerada. (Palavras bem grandes, coloridas), caderno, lápis com a folha organizada em uma tabela de duas colunas, folha quadriculada (uma letra em cada quadradinho).
Dificuldades antecipadas:
Podem sentir dificuldade na criação das dicas.
Referências sobre o assunto:
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade III – Palavra dialogada – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 112p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf
MORAIS, A. G. A norma ortográfica do Português: o que é? Para que serve? Como está organizada? In: SILVA, A. MORAIS, A. G. MELO, K. L. R. Ortografia na sala de aula. 1. ed., 1. reimp. – Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 11-28. Disponível em: http://www.portalceel.com.br/publicacoes/#ancora
NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1
MORAIS, Artur Gomes. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 1998
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Organize a sala em duplas.
- Peça que deixem lápis e caderno para uso.
- Retome os conceitos de adjetivo e substantivo e sua importância no texto.
Introdução
Tempo sugerido:10 minutos
Orientações:
- Monte uma lista com substantivos no quadro ou projete o slide.
- Contextualize cada palavra e reflita sobre a natureza abstrata delas (a maioria) - geralmente ligadas a sentimentos.
- Questione: a que classe gramatical pertencem? Por quê?
São substantivos. Nomeiam coisas do mundo (rocha, leite) e sentimentos. Podemos colocar um artigo antes de cada uma delas, para ter certeza.
A culpa;
A generosidade;
O leite;
etc.
- Proponha que digam mais alguns substantivos e acrescente à lista.
- Explore oralmente algumas palavras do quadro a partir do título: Quem tem fama é… FAMOSO! E assim por diante.
- Questione: e agora? Essas palavras continuam substantivos? O que todas elas têm em comum? Houve mudança na escrita?
Não. Elas viraram adjetivos. Dão características a seres ou situações da vida.
Todas dão a ideia de “cheio de…” ou “com muito…”
Todas terminam em OSO OU OSA.
Materiais complementares:
Se quiser acessar a lista de palavras (substantivos), clique aqui.
Se quiser acessar a lista de palavras (adjetivos), clique aqui.
Se quiser acessar as respostas dos questionamentos, acesse aqui.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações:
- Solicite que escolham cinco (ou mais) substantivos na folha quadriculada e os transformem em adjetivos, escrevendo-os na folha quadriculada, conforme o exemplo do slide (ou desenhado no quadro).
- Peça que escrevam uma dica para cada um dos cinco adjetivos escritos.
- Proponha que escondam as palavras com outras letras aleatórias, lembrando de colocar apenas uma letra em cada quadradinho.
- Peça que entreguem o caça-palavras ao colega da dupla para que cada uma resolva o desafio do outro.
Materiais complementares:
Se quiser acessar a folha quadriculada com as dicas, clique aqui.
Você pode usar o próprio caderno para esta atividade.
Dica para o professor:
Você deve pegar duas palavras como exemplo, acrescentando o sufixo OSO/OSA, a fim de mobilizar uma construção coletiva. Uma vez que todos compreendam e se engajem, otimize o tempo da criação para que eles consigam fazer a troca para a resolução (devem consultar os cartazes nos dois momentos - produção e resolução). Caso haja necessidade, complemente e/ou modifique o cartaz coletivamente.
Desenvolvimento
Orientações:
- Solicite que escolham cinco (ou mais) substantivos na folha quadriculada e os transformem em adjetivos, escrevendo-os na folha quadriculada, conforme o exemplo do slide (ou desenhado no quadro).
- Peça que escrevam uma dica para cada um dos cinco adjetivos escritos.
- Proponha que escondam as palavras com outras letras aleatórias.
- Peça que entreguem o caça-palavras ao colega da dupla para que cada uma resolva o desafio do outro.
Materiais complementares:
Se quiser acessar a folha quadriculada com as dicas, clique aqui.
Você pode usar o próprio caderno para esta atividade.
Fechamento
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
- Corrija, no quadro, formando uma ampla amostragem, após as duplas terem resolvidos os desafios.
- Construa um registro coletivo a respeito das descobertas sobre o uso do OSO/OSA.
- Peça que registrem no caderno as conclusões a respeito das decisões que precisam tomar ao escrever palavras terminadas em OSO/ OSA, relacionando substantivos e adjetivos.
- Mostre que o uso deles enriquece o texto, deixando as informações mais diretas e fluidas ao leitor. (Ex.: “Era uma rosa com muito cheiro - era uma rosa cheirosa…)
Materiais complementares:
Para acessar o gabarito com todos os adjetivos, clique aqui.
Para acessar as descobertas, clique aqui.