14219
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Sufixo OSO/ OSA

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do EF sobre Sufixo OSO/ OSA

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Teresa Tezolini Sugahara

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para envio das propostas de atividade e orientações sobre as mesmas, para que os alunos possam realizar as tarefas com autonomia.

- Opcionais: ferramentas de chamada de vídeo, como Google Meet ou Zoom (tutorial disponível aqui). 

Introdução
Utilizando um gravador de tela (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui), mostre o texto proposto no slide da introdução do plano original. Leia-o em voz alta para os alunos e explique que deverão substituir a expressão entre parênteses por uma palavra que tenha o mesmo sentido. Leia novamente o primeiro trecho em voz alta, focando na primeira lacuna, fazendo a substituição do termo “cheia de ansiedade” por “ansiosa”, dando um exemplo de como deverão realizar as substituições. Proponha que copiem a carta no caderno preenchendo as lacunas com adjetivos que substituam as expressões. Explique o que são adjetivos.

Desenvolvimento
Proponha uma reflexão sobre as palavras utilizando as questões sugeridas no desenvolvimento do plano de aula. Em seguida, envie a atividade abaixo e solicite que os alunos a realizem completando as palavras para formar adjetivos:

Disponibilize um tempo para a resolução da atividade e envie a tabela preenchida para correção dos alunos, ou, caso seja possível, realize uma videochamada utilizando ferramentas como Google Meet ou Zoom, e possibilite uma discussão sobre o uso de OSO e OSA.

Fechamento
Envie aos alunos a questão proposta no slide do fechamento da aula e solicite que enviem um áudio respondendo à questão. Crie um painel a partir das respostas deles utilizando o PowerPoint e envie-o para consulta dos alunos nas próximas aulas.

Convite às famílias
Sugira aos alunos que compartilhem com os familiares o aprendizado sobre a escrita de adjetivos terminados em OSO e OSA, e peçam que os familiares digam outros adjetivos com essas terminações, criando uma lista de adjetivos no caderno.

Sugestão Enviada Por: Sidecleia Oliveira dos Anjos


Código: LPO4_11ATS01

(EF04LP08) Reconhecer e grafar, corretamente, palavras derivadas com os sufixos -agem, -oso, -eza, -izar/-isar (regulares morfológicas).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas