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Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Ditongo Estrangeiro

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do EF sobre Ditongo Estrangeiro

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Geovana Achtschin Silva

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é compreender que se fala de um jeito e escreve de outro.

Materiais necessários: Cópia dos textos, atividade e caderno.

Dificuldades antecipadas: Reorganizar o pensamento para elaborar hipóteses de erro na escrita de ditongos com pronúncia reduzida.

Referências sobre o assunto: SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita : interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 80p. : il. Disponílvel em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf

ADAMOLI, M. A. Aquisição dos ditongos orais mediais na escrita infantil: uma discussão entre ortografia e fonologia. 2006. 119f. Dissertação – Curso de Mestrado em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas.

ADAMOLI, M. A. As diferentes grafias dos ditongos variáveis em textos de escrita inicial. Dissertação – Curso de Mestrado em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas. Disponível em https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/viewFile/1624/1507;

PAIVA, M. C. A. Supressão das semivogais nos ditongos decrescentes. In: OLIVEIRA E SILVA, G.M & SCHERRE, M.M.P. (orgs.) Padrões sociolinguísticos. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1996.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Organize a sala em duplas e converse com os alunos que nesta aula eles deverão exercitar através da escrita as descobertas referentes aos ditongos AI, EI e OU.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Leia uma parlenda (que não será escrita pelos aprendizes) para a classe e ilustre como os alunos produzirão o erro intencional na escrita de ditongos com pronúncia reduzida.

Exemplo: “O macaco foi à feira” e “Comprou uma cadeira”.

Indague: Como podemos propor a escrita incorreta das palavras feira e cadeira de modo que haja inferência da fala na escrita destas palavras?

Resposta esperada: fera/cadera

  • Explique que eles deverão adicionar palavras no texto sugerindo erros na escrita dos ditongos reduzidos.

Materiais complementares: Para impressão dos textos, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Conforme descrição no slide, oriente a turma para que um colega de cada dupla dite o texto enquanto o outro deverá escrevê-lo. Depois, invertem-se os papéis.
  • Caminhe pela classe para observar o desempenho dos alunos e mediar possíveis intervenções.

Materiais complementares: O enunciado do ditado pode ser escrito no quadro. mas caso queira imprimi-lo, clique aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Peça para que os alunos sublinhem no texto os erros intencionais e preencham a atividade em folha.
  • Oportunize que os alunos explicitem verbalmente, para os colegas, regras ortográficas utilizadas para propor os erros relacionados à interferência da fala na escrita dos ditongos AI, EI, OU.
  • Verifique como as crianças irão elucidar o seu conhecimento mediante o tipo de erro ortográfico que elas inventaram.
  • Faça considerações para nortear os aprendizes, principalmente aqueles que ainda possam estar com alguma dúvida ou dificuldade na escrita de ditongos reduzidos.

Materiais complementares: Para impressão da atividade clique aqui.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é compreender que se fala de um jeito e escreve de outro.

Materiais necessários: Cópia dos textos, atividade e caderno.

Dificuldades antecipadas: Reorganizar o pensamento para elaborar hipóteses de erro na escrita de ditongos com pronúncia reduzida.

Referências sobre o assunto: SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita : interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 80p. : il. Disponílvel em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf

ADAMOLI, M. A. Aquisição dos ditongos orais mediais na escrita infantil: uma discussão entre ortografia e fonologia. 2006. 119f. Dissertação – Curso de Mestrado em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas.

ADAMOLI, M. A. As diferentes grafias dos ditongos variáveis em textos de escrita inicial. Dissertação – Curso de Mestrado em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas. Disponível em https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/viewFile/1624/1507;

PAIVA, M. C. A. Supressão das semivogais nos ditongos decrescentes. In: OLIVEIRA E SILVA, G.M & SCHERRE, M.M.P. (orgs.) Padrões sociolinguísticos. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1996.

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Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Organize a sala em duplas e converse com os alunos que nesta aula eles deverão exercitar através da escrita as descobertas referentes aos ditongos AI, EI e OU.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Leia uma parlenda (que não será escrita pelos aprendizes) para a classe e ilustre como os alunos produzirão o erro intencional na escrita de ditongos com pronúncia reduzida.

Exemplo: “O macaco foi à feira” e “Comprou uma cadeira”.

Indague: Como podemos propor a escrita incorreta das palavras feira e cadeira de modo que haja inferência da fala na escrita destas palavras?

Resposta esperada: fera/cadera

  • Explique que eles deverão adicionar palavras no texto sugerindo erros na escrita dos ditongos reduzidos.

Materiais complementares: Para impressão dos textos, clique aqui.

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Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Conforme descrição no slide, oriente a turma para que um colega de cada dupla dite o texto enquanto o outro deverá escrevê-lo. Depois, invertem-se os papéis.
  • Caminhe pela classe para observar o desempenho dos alunos e mediar possíveis intervenções.

Materiais complementares: O enunciado do ditado pode ser escrito no quadro. mas caso queira imprimi-lo, clique aqui.

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Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Peça para que os alunos sublinhem no texto os erros intencionais e preencham a atividade em folha.
  • Oportunize que os alunos explicitem verbalmente, para os colegas, regras ortográficas utilizadas para propor os erros relacionados à interferência da fala na escrita dos ditongos AI, EI, OU.
  • Verifique como as crianças irão elucidar o seu conhecimento mediante o tipo de erro ortográfico que elas inventaram.
  • Faça considerações para nortear os aprendizes, principalmente aqueles que ainda possam estar com alguma dúvida ou dificuldade na escrita de ditongos reduzidos.

Materiais complementares: Para impressão da atividade clique aqui.

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