Atividade para impressão - Os animais / Macaco da noite
Plano de Aula
Plano de aula: Construindo verbetes
Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Verbete
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete e no campo de atuação estudo e práticas de pesquisa, todos os campos. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Duas cópias de cada texto de divulgação científica, duas cartolinas, canetinhas coloridas (hidrocor) e se possível, computadores, notebooks ou tablets com o programa Word, folhas de sulfite, impressora, tinta e cola branca. O ambiente favorável para o desenvolvimento desta aula seria em uma biblioteca ou em uma sala de leitura, mas nada impede que seja realizada na própria sala de aula. Ao trabalhar a Língua Portuguesa por meio de gêneros textuais, é interessante, sempre que possível, oferecer aos alunos os portadores reais do gênero em estudo naquele momento. Portanto, separe dicionários, enciclopédias físicas e digitais para que possam visualizar com detalhes a formatação e a diagramação, objeto de estudo dessas três últimas aulas. Nesta aula, deverão preocupar-se em construir textos garantindo a formatação de verbetes, e a diagramação desses em uma página, que pode ser pela organização em ordem alfabética ou por temas, dependerá da finalidade do portador em que veicularão.
Informações sobre o gênero: O conhecimento científico foi por muito tempo restrito a poucos, a organização da enciclopédia (e seus verbetes) foi uma das primeiras tentativas de compilação de conhecimentos de diversas áreas, de uma forma simples e breve, com o intuito de divulgação para o público leigo. O verbete é, portanto, um gênero específico da esfera de divulgação científica. Verbetes são encontrados principalmente em enciclopédias, dicionários comuns da língua ou em específicos de determinadas áreas do conhecimento, sendo utilizados quando não se consegue fazer inferências sobre o significado de uma expressão ou de uma palavra a partir do seu contexto ou para se obter dados mais específicos a respeito de algum vocábulo. É considerado o primeiro hipertexto do qual se tem notícia: sua leitura pode seguir muitos caminhos e o uso de remissões a outras palavras tem a função de “linkagem”, recurso muito comum hoje na internet. Para dialogar com o gênero será importante se familiarizar também com outros textos de divulgação científica, como as reportagens científicas, que nessa sequência serão fonte de informações para a produção de verbetes.
Dificuldades antecipadas: Para elaborar os verbetes, os alunos lerão textos expositivos de divulgação científica, fato que poderá dificultar a execução do desafio proposto. Antes de selecionarem as informações que deverão constar nos verbetes produzidos por eles, precisarão compreender a mensagem veiculada no texto lido. Por isso, agrupe alunos de diferentes níveis de fluência leitora e atentem ao propósito comunicativo do texto que será produzido. Outra possível dificuldade, será a diagramação dos verbetes na folha, os cuidados com o espaço a ser utilizado de maneira harmoniosa. Caso opte por fazer a aula com o apoio do computador, os alunos poderão escrever os verbetes no Word, e então uso dos recursos tecnológicos exigirá conhecimentos operacionais como digitar ou formatar em colunas. Os alunos que tiverem esse conhecimento poderão ajudar os grupos que precisarem.
Referências sobre o assunto:
ROJO, Roxane. O letramento escolar e os textos da divulgação científica – a apropriação dos gêneros de discurso na escola. Linguagem em (Dis)curso – LemD, v. 8, n. 3, pp. 581-612, set./dez. 2008.
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade IV – Você sabia? – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 56p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Inicie apresentando o título da aula, convide os alunos a construírem verbetes. Investigue o que sabem perguntando: “Como podemos fazer?”.
- O ambiente favorável para o desenvolvimento desta aula seria em uma biblioteca ou em uma sala de leitura, mas nada impede que seja realizada na própria sala de aula.
- Ao trabalhar a Língua Portuguesa por meio de gêneros textuais, é interessante, sempre que possível, oferecer aos alunos os portadores reais do gênero em estudo no momento. Portanto, separe dicionários, enciclopédias físicas e digitais para que possam visualizar com detalhes a formatação e a diagramação, objeto de estudo dessas três últimas aulas.
- Nesta aula, deverão preocupar-se em construir textos garantindo a formatação de verbetes, e a diagramação desses em uma página que pode ser pela organização em ordem alfabética ou por temas, dependerá da finalidade e do portador em que veicularão.
- Essa é a terceira aula dedicada ao estudo da diagramação e formatação do gênero verbete, por isso, a seguir, há a retomada de conceitos já construídos, característica que possibilita que a aula seja também utilizada unitariamente.
Introdução
Tempo sugerido: 9 minutos (aproximadamente 2 minutos para cada slide)
Orientações:
- As imagens que seguem nos quatro primeiros slides têm o objetivo de ajudar os alunos a lembrarem do que já foi estudado ou, se for o primeiro contato deles com esse estudo, poderão observar as características de cada um deles.
- Caso não seja possível utilizar o projetor de slides, imprima as imagens que representam os textos mencionados.
- Inicie mostrando o verbete de enciclopédia on-line.
- Pergunte como é a aparência do verbete. Os alunos podem observar que, nessa imagem, a explicação é extensa. Ressalte, contudo, que é característica do verbete ser breve e conciso. Algumas enciclopédias com temas específicos ou digitais conseguem trazer mais informações, justamente porque estão abordando temas específicos ou porque são produzidas em meios digitais, onde espaço não é um problema. Enciclopédias mais genéricas e físicas, mesmo trazendo verbetes de forma concisa, costumam ser pesadas e trazem mais de um volume de livro, cada um com muitas páginas.
- Note outra especificidade das enciclopédias digitais: há a possibilidade do leitor buscar o que precisa de maneira interativa. Primeiro ele digita o termo na aba de pesquisa e depois ele tem acesso a uma lista com novas fonte de pesquisa de termos e expressões relacionadas ao objeto de estudo daquela página.
- É comum haver imagens em enciclopédias. Nessa a direita há uma imagem correspondente ao vocábulo que está sendo pesquisado.
- Pergunte quais são as cores das letras. É importante salientar que no meio digital alguns termos são grafados de azul (são os hiperlinks) e quando passamos o cursor sobre ele, podemos obter outras informações sobre o termo em destaque e assim sucessivamente.
Materiais complementares:
Link: Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Sapo. Acesso em 22/09/2018.
Introdução
Orientações:
- Mostre aos alunos o verbete de dicionário on-line. Peça-lhes que o analisem. Chame atenção para as cores e o tamanho das letras, o espaço ocupado, o distanciamento entre as frases, a maneira que as palavras aparecem. Todas essas características visam facilitar a leitura, diferente do verbete de dicionário físico, onde as palavras ficam muito perto umas das outras. Esclareça que o cursor também pode ser usado a fim de buscar o significado do termo que aparece na cor azul (hiperlink), abrindo outras informações para incrementar a pesquisa.
- Em dicionários é mais difícil aparecerem imagens.
Materiais complementares: Disponível em: <http://michaelis.uol.com.br/busca?id=laNed>. Acesso em 11/10/2018.
Introdução
Orientações:
- Pergunte a eles se reconhecem essa imagem. Peça-lhes que observem que nesse portador há menos espaço entre as palavras. Isso ocorre pela preocupação que há com o peso e tamanho dos volumes impressos. Letras pequenas e com pouco espaçamento entre si podem também dificultar a leitura.
Materiais complementares: AURÉLIO, Buarque de Holanda Ferreira. Mini Aurélio: o dicionário da Língua Portuguesa. 6.ed. Curitiba: Positivo, 2005.
Introdução
Orientações:
- Solicite aos alunos que comentem as características de formatação e diagramação do verbete de enciclopédia infantil: no topo, a informação geral do assunto tratado, em seguida, sem ordem alfabética, definições de animais que habitam a região conceituada, formando duas colunas com nomes de animais e suas características.
Materiais complementares: Eduar, Gilles. Brasil 100 palavras. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2016. p.18.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Oriente a turma sobre a atividade da aula: produção de pequenos verbetes, tendo em vista o uso da formatação e diagramação estudados.
- A produção pode tanto ser manuscrita como em computadores. O uso de computadores possibilitará o contato dos alunos com recursos digitais interessantes, tais como: inserção de imagem, organização do verbete em caixas de texto retangulares, uso de colunas para a disposição de mais de um verbete, além de uma infinidade de possibilidades de tipos, tamanhos e cores de letras.
- Esclareça que para produzir o verbete os alunos terão duas fontes de informação, um texto geral sobre animais, que será o mesmo para todos os grupos e um texto específico de um animal sobre o qual cada grupo produzirá o verbete.
- Inicie lendo para toda a turma esse texto sobre os animais, retirado de uma enciclopédia digital.
Materiais complementares: Disponível em:
Desenvolvimento
Orientações:
- Divida a turma em 4 grupos. Garanta que haja integrantes que apresentem leitura fluente e outros de habilidades leitoras menos fluentes, de maneira que um possa ajudar o outro a compreender o texto lido e a selecionar informações que possam compor o verbete que será produzido a partir desse material.
- Entregue para cada grupo ao menos duas cópias do mesmo texto. Se for viável, entregue uma cópia para cada integrante.
- Explique que eles vão ter à disposição duas fontes: o texto lido anteriormente, que aborda o conceito geral de “animais”, e um outro, que descreve as características de um dos seguintes animais: macaco-da-noite, onça-pintada, linguado e duas espécies de sapo que vivem na Mata Atlântica.
- Cada grupo será responsável por fazer o verbete de apenas um animal.
- Caso sua turma tenha muitos alunos, você pode repetir alguns verbetes, de modo que os subgrupos não fiquem com mais de 5 alunos em cada. Na socialização, os grupos que redigiram verbetes sobre os mesmos animais poderão justificar suas escolhas e certamente as produções serão distintas.
Materiais complementares:
Macaco-da-noite: DOMENICHELLI, Guilherme. Criaturas Noturnas. Os animais que vivem na escuridão dos biomas brasileiros. São Paulo: Panda Books, 2018. p.10. Clique aqui.
Onça-Pintada: DOMENICHELLI, Guilherme. Criaturas Noturnas. Os animais que vivem na escuridão dos biomas brasileiros. São Paulo: Panda Books, 2018. p.12. Clique aqui.
Linguado: CHACHAMOVITS, Beatriz. Pequeno manual de peixes marinhos e outras maravilhas aquáticas. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2018. Clique aqui.
Pingos de ouro na floresta: Disponível em:
Desenvolvimento
Orientações:
- Explique que após ler o texto específico do grupo, eles devem selecionar informações importantes e compor com elas um verbete. Chame a atenção para a forma de composição do verbete que viemos discutindo ao longo dessa aula. Esclareça que o texto deve ter formato retangular.
- Se preferir, já distribua aos grupos um papel cortado no formato específico para a redação do verbete. Isso possibilitará construir um mural na sala, agrupando os verbetes em colunas, como se fosse uma página de enciclopédia.
- Estabeleça o tempo de 20 minutos para que realizem a atividade. Caso esteja seguindo a sequência de aulas, é possível solicitar que consultem as anotações do caderno realizadas em aulas anteriores. As anotações e murais feitos nas aulas anteriores trazem informações sobre formatação, diagramação e outras curiosidades sobre o gênero feitas no formato: “Você sabia que…”
Desenvolvimento
Orientações:
- Ao encerrar os vinte minutos previstos para a redação dos verbetes, faça uma roda com todos alunos, de modo que possam ver as produções e decidirem como vão organizá-las.
- As perguntas do slide trazem algumas dicas do que não pode faltar nessa página de enciclopédia: título, ordem alfabética, boxes informativos e o que mais os alunos julgarem que pode fazer dessa produção coletiva uma boa página de enciclopédia.
- Disponha materiais como cartolina e canetinha (ou hidrocor) e delimite o tempo de 10 minutos.
- Avaliem o produto final tentando perceber se foi possível seguir um padrão de diagramação e formatação adequado para o gênero.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Para o fechamento da aula proponha a seguinte brincadeira: “Imaginem que alunos de uma outra escola decidiram produzir uma pequena enciclopédia infantil. Eles estão buscando um verbete para se informar, rapidamente, sobre as características de formatação e de diagramação desse gênero. Vamos elaborar coletivamente esse verbete para ajudá-los?”
- Há várias possibilidades de tecer o texto, ele deve ser objetivo e conciso como um verbete. Algumas informações não podem faltar: a diagramação e formatação de verbetes em enciclopédia infantil seguem um padrão: termo, definição, detalhamento ou curiosidades, palavras de remissão a outros termos que podem ajudar na compreensão sobre o que se busca. São textos organizados com ou sem imagem, em geral, com cores que facilitam a localização das informações, de modo que fiquem com o visual harmonioso e compreensível. A formatação retangular permite o agrupamento de verbetes em colunas em uma página. Cada enciclopédia tem um padrão de ajuste visual e de texto, que se repete em todos os verbetes.
- Finalizada a redação coletiva desse verbete sobre a diagramação e formatação de verbetes, passe as informações para um cartaz e afixe no mural da sala. Caso você siga com a sequência, esse cartaz poderá ser fonte de informação para os alunos nas aulas seguintes.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes;
Atividade 1, disponível aqui;
Atividade 2, disponível aqui;
Atividade 3, disponível aqui;
Atividade 4, disponível aqui.
- Opcionais: canais para videochamadas, como o Google Meet ou o Zoom (tutorial disponível aqui);
Google Drive (Docs – tutorial disponível aqui; Apresentações – tutorial disponível aqui, e Jamboard, disponível aqui).
Introdução
Convide os estudantes, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, a construírem verbetes em grupos. Diga que antes você vai retomar alguns conceitos e características do gênero. Se vocês estiverem seguindo esta sequência de aulas, peça que os estudantes enviem mensagens no grupo sobre o que já sabem sobre verbetes (envie as imagens dos verbetes que estão na Introdução do plano para apoiar as falas). Complemente utilizando as orientações do plano original.
Desenvolvimento
Envie aos estudantes, pelo mesmo canal de comunicação utilizado anteriormente, o texto “Os animais”, retirado de uma enciclopédia digital. Se possível, grave um áudio lendo o texto para apoiar aqueles que ainda não tem leitura fluente. Informe que este será o tema sobre o qual vão produzir verbetes. Apoie a formação dos grupos e os incentive a trocar ideias por mensagem ou videochamada, para tomarem decisões conjuntas sobre o que e como vão escrever. Informe que cada grupo elaborará um verbete sobre um animal. Envie uma atividade para cada grupo (são 4 atividades, todas contêm o texto “Os animais” e mais um texto sobre um animal específico; essas serão as fontes de informação para a escrita dos verbetes).
Chame a atenção para os aspectos de formatação e diagramação que não podem faltar na construção do verbete (apoie sua fala nas orientações do plano original).
É possível realizar essa tarefa de forma coletiva, com um dos alunos escrevendo em seu caderno depois de decidir com o grupo como será o verbete, ou por meio de um arquivo compartilhável no Google Docs (nesse caso, crie os arquivos e envie o link aos grupos). Estipule um prazo para a entrega desta atividade.
Fechamento
Combine uma videochamada para fazer a socialização dos verbetes e uni-los como em uma enciclopédia (una os verbetes em um arquivo previamente e compartilhe sua tela durante a videochamada). Aproveite para perguntar aos estudantes que outros elementos essa enciclopédia poderia ter: qual seria o título? Teria ilustrações? Os verbetes estariam em ordem alfabética? Se quiserem, é possível dar continuidade a esse projeto para produzir uma enciclopédia sobre animais.
Finalize a aula perguntando para os estudantes como eles escreveriam um verbete que explicasse o que é um verbete. Compartilhe novamente sua tela e vá escrevendo enquanto os estudantes dão ideias (utilize as orientações do plano original para apoiar o fechamento da aula).
Grave a videochamada ou faça um resumo dela para enviar aos que não puderam participar.
Caso não seja possível realizar a videochamada, envie um arquivo com os verbetes já unidos para que todos possam ter acesso, escolha alguns questionamentos para esse fechamento, solicite que os estudantes enviem as respostas, analise o material e organize uma devolutiva para toda a turma.
Convite às famílias
As famílias podem ser convidadas a auxiliar na leitura dos textos, na construção dos verbetes e principalmente na troca entre os estudantes. Esse movimento de troca nos grupos não só enriquece as aprendizagens como também fortalece os laços com os colegas e com a turma.