14215
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Construindo verbetes

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do EF sobre Construindo verbetes

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Márcia Regina Pereira

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes;
Atividade 1, disponível aqui;
Atividade 2, disponível aqui;
Atividade 3, disponível aqui;
Atividade 4, disponível aqui.

- Opcionais: canais para videochamadas, como o Google Meet ou o Zoom (tutorial disponível aqui);
Google Drive (Docs – tutorial disponível aqui; Apresentações – tutorial disponível aqui, e Jamboard, disponível aqui).

Introdução
Convide os estudantes, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, a construírem verbetes em grupos. Diga que antes você vai retomar alguns conceitos e características do gênero. Se vocês estiverem seguindo esta sequência de aulas, peça que os estudantes enviem mensagens no grupo sobre o que já sabem sobre verbetes (envie as imagens dos verbetes que estão na Introdução do plano para apoiar as falas). Complemente utilizando as orientações do plano original.

Desenvolvimento
Envie aos estudantes, pelo mesmo canal de comunicação utilizado anteriormente, o texto “Os animais”, retirado de uma enciclopédia digital. Se possível, grave um áudio lendo o texto para apoiar aqueles que ainda não tem leitura fluente. Informe que este será o tema sobre o qual vão produzir verbetes. Apoie a formação dos grupos e os incentive a trocar ideias por mensagem ou videochamada, para tomarem decisões conjuntas sobre o que e como vão escrever. Informe que cada grupo elaborará um verbete sobre um animal. Envie uma atividade para cada grupo (são 4 atividades, todas contêm o texto “Os animais” e mais um texto sobre um animal específico; essas serão as fontes de informação para a escrita dos verbetes).
Chame a atenção para os aspectos de formatação e diagramação que não podem faltar na construção do verbete (apoie sua fala nas orientações do plano original).
É possível realizar essa tarefa de forma coletiva, com um dos alunos escrevendo em seu caderno depois de decidir com o grupo como será o verbete, ou por meio de um arquivo compartilhável no Google Docs (nesse caso, crie os arquivos e envie o link aos grupos). Estipule um prazo para a entrega desta atividade.

Fechamento
Combine uma videochamada para fazer a socialização dos verbetes e uni-los como em uma enciclopédia (una os verbetes em um arquivo previamente e compartilhe sua tela durante a videochamada). Aproveite para perguntar aos estudantes que outros elementos essa enciclopédia poderia ter: qual seria o título? Teria ilustrações? Os verbetes estariam em ordem alfabética? Se quiserem, é possível dar continuidade a esse projeto para produzir uma enciclopédia sobre animais.
Finalize a aula perguntando para os estudantes como eles escreveriam um verbete que explicasse o que é um verbete. Compartilhe novamente sua tela e vá escrevendo enquanto os estudantes dão ideias (utilize as orientações do plano original para apoiar o fechamento da aula).
Grave a videochamada ou faça um resumo dela para enviar aos que não puderam participar.

Caso não seja possível realizar a videochamada, envie um arquivo com os verbetes já unidos para que todos possam ter acesso, escolha alguns questionamentos para esse fechamento, solicite que os estudantes enviem as respostas, analise o material e organize uma devolutiva para toda a turma.

Convite às famílias
As famílias podem ser convidadas a auxiliar na leitura dos textos, na construção dos verbetes e principalmente na troca entre os estudantes. Esse movimento de troca nos grupos não só enriquece as aprendizagens como também fortalece os laços com os colegas e com a turma.

Sugestão Enviada Por: Greta Fragata


Código: LPO4_04SQA06

(EF04LP23) Identificar e reproduzir, em verbetes de enciclopédia infantil, digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica desse gênero (título do verbete, definição, detalhamento, curiosidades), considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas