14211
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Como ler textos de divulgação científica?

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do EF sobre Como ler textos de divulgação científica?

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Márcia Regina Pereira

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como Whatsapp ou e-mail) para envio das das orientações por áudio, vídeo ou texto e troca de mensagem com os estudantes sobre as atividades.

- Opcionais: canais para videochamadas, como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo aqui)
Google Drive (clique aqui para ver tutoriais: Docs e Apresentações)

Introdução
Convide os estudantes, por Whatsapp ou outro canal de comunicação para resolverem uma situação-problema em grupos. Diga que, para isso, você vai enviar textos de divulgação científica para serem utilizados como material de pesquisa. Se você estiver seguindo esta sequência de aulas, informe que o gênero Verbete (discutido na aula anterior) é um exemplo de texto breve de divulgação científica.

Desenvolvimento
Siga as orientações do plano original enviando para os grupos o texto que traz a situação problema do aumento das joaninhas e os questionamentos que podem ajudá-los a pensar sobre o porquê deste aumento. Com os textos, o objetivo é “ler para obter uma informação precisa”. Contudo, através da leitura, eles descobrirão outras curiosidades sobre as joaninhas.

Oriente-os a utilizar estratégias que podem colaborar, como a leitura global do material (índice, título, subtítulos, imagens..) antes de ler o texto em si. Ajude-os a formar os grupos e a pensar por quais vias vão se comunicar (mensagem, telefonema, videochamada). Proponha que eles elaborem juntos a resposta por meio de um arquivo compartilhável e editável no Google Drive. No plano original, selecione os links de texto e vídeos que vai enviar para cada um dos grupos.
Estipule um prazo para o envio da resposta da pergunta principal:
- O que poderia ter acontecido para que o número de joaninhas aumentasse tanto?

Fechamento
Combine com os alunos um momento de videochamada para fazer a socialização da atividade. Utilize os questionamentos e orientações do plano original para apoiar a reflexão sobre estratégias de leitura e textos de divulgação científica. Solicite que eles anotem essas conclusões no caderno. Grave a videochamada ou faça um resumo dela para enviar aos que não puderem participar.

Caso não seja possível realizar esta videochamada, envie os questionamentos aos estudantes, analise as respostas e organize uma devolutiva para toda turma.

Convite às famílias
As famílias podem ser convidadas para auxiliar na leitura dos textos e na busca por respostas. Podem apoiar também a realização da atividade em grupo para que haja trocas por meio de mensagens, telefonemas ou videochamadas com os colegas.

 

Sugestão Enviada Por: Greta Fragata


Código: LPO4_04SQA02

(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.

(EF35LP06) Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto.

(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.

(EF35LP17) Buscar e selecionar, com o apoio do professor, informações de interesse sobre fenômenos sociais e naturais, em textos que circulam em meios impressos ou digitais.

(EF04LP19) Ler e compreender textos expositivos de divulgação científica para crianças, considerando a situação comunicativa e o tema/ assunto do texto.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 4º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas