Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para envio das orientações e atividades, e troca de mensagens com os estudantes;
Falas de personagens com marcadores cênicos, disponíveis aqui;
Vídeo: “O rapto das cebolinhas - Parte 1”, disponível aqui;
Texto para comparação com o vídeo, disponível aqui.
- Opcionais: canais para videochamadas, como Google Meet ou Zoom (tutorial disponível aqui);
Padlet (tutorial disponível aqui);
Vídeo: “O rapto das cebolinhas - Parte 2”, disponível aqui;
Atividade extra: texto lacunado (disponível aqui); marcas cênicas (disponíveis aqui); resolução (disponível aqui);
Ficha “Conheça o teatro”, disponível aqui, para ser preenchida ao final de cada aula, quando houver a apresentação de um novo texto.
Introdução
Convide os estudantes, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, para fazerem um jogo de encenação. Para isso, envie a cada um deles uma fala de um personagem (com marcas cênicas) e peça para ensaiarem. Note que, para cada um dos personagens, há quatro falas iguais, mas com marcadores diferentes. Combine uma videochamada para que cada um possa mostrar sua encenação e conversar sobre o que perceberam. Se não for possível, peça que gravem vídeos curtos e enviem para o grupo de mensagens da turma, para que todos possam apreciar as encenações. Em ambos os casos, faça os seguintes questionamentos aos estudantes: “O que havia de igual e de diferente nas falas dos mesmos personagens? (As falas eram as mesmas, mas a interpretação foi diferente.) Como cada um sabia a forma como deveria ler a fala, gesticular ou se mover? (Pelas marcações de fala e de cena.) As marcações devem ser lidas durante a dramatização? (Não, são uma indicação do autor do texto para orientar os atores.)” Se não for possível realizar a videochamada, envie as perguntas, estipule um prazo para o envio das respostas e organize uma devolutiva para a turma.
Desenvolvimento
Envie aos estudantes o vídeo “O rapto das cebolinhas - Parte 1”. Solicite que assistam até o minuto 3:10 e explique que esse trecho corresponde ao texto dramático que lerão (o filme é uma adaptação de um texto dramático e nele será possível notar algumas nuances do teatro, como personagens vestidos de bichos e partes do cenário feitas artesanalmente). Para fazer uma discussão mais aprofundada, comparando as linguagens do teatro e do cinema, utilize as orientações do plano 04.
Envie o texto e peça que o comparem com o que assistiram (podem assistir novamente, acompanhando o vídeo com o texto). Envie as seguintes perguntas: “Vocês acham que os atores do vídeo se basearam neste mesmo texto que lemos para atuar? O que havia de semelhanças e diferenças? Os atores do vídeo acompanharam as marcações que o texto escrito fornecia? Estas marcações aparecem lidas no vídeo? Por que as marcações existem, se não serão lidas? Para que servem as orientações sobre o cenário?” Estipule um prazo para o envio das respostas e dê uma devolutiva aos estudantes.
Fechamento
Solicite que concluam por que os textos dramáticos contêm marcações. Essa conclusão pode ser feita coletivamente, por meio de mensagens no grupo ou em um mural virtual no Padlet, de modo que todos possam registrar e compartilhar suas ideias. Apoie essa reflexão completando as respostas quando necessário. Se achar que há interesse em ver a continuação do vídeo – “O rapto das cebolinhas - Parte 2” –, envie o link à turma.
Atividade extra (plano 05): caso queira proporcionar mais uma atividade aos estudantes, encaminhe outro trecho da mesma peça, com lacunas que devem ser preenchidas com algumas marcas cênicas. Desafie os estudantes a encontrarem o local certo para cada marca. Depois, envie a resolução da atividade para que possam se autocorrigir. Essa tarefa reforça a ideia de que os marcadores são fundamentais para que os atores saibam a forma como os diálogos devem ocorrer e como devem atuar.
Convite às famílias
As famílias podem ser convidadas a assistir aos vídeos e a ler os textos com os estudantes. Podem conversar sobre o que sabem a respeito de peças de teatro e filmes (apesar de serem modalidades diferentes de texto, os roteiros de cinema também contêm diálogos e instruções para os atores). Bons atores são conhecidos por darem veracidade aos personagens, o que pode envolver também improvisar e criar além das instruções que vêm nos textos. Sugira que a família busque um filme com atores reconhecidos por sua atuação, prestando atenção em como eles dão vida aos personagens.
Sugestão Enviada Por: Greta Fragata
Código: LPO4_03SQA06
(EF35LP24) Identificar funções do texto dramático (escrito para ser encenado) e sua organização por meio de diálogos entre personagens e marcadores das falas das personagens e de cena.
(EF04LP27) Identificar, em textos dramáticos, marcadores das falas das personagens e de cena.
AULA 02
AULA 08
AULA 11
AULA 15
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes