Atividade para impressão 1 - Trechos para atividade em grupos
Plano de Aula
Plano de aula: Que marcadores de fala e de cena usaremos?
Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Texto dramático
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Dramático e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Computador e projetor multimídia para passar o vídeo e os slides, caixas com os trechos para a introdução da aula, cópias do texto, cópias das atividades e cartolina.
Informações sobre o gênero: O texto dramático pode ter apenas função literária, mas seu principal objetivo é ser encenado. É desta maneira que o gênero se mantém “vivo e atual”, pois cada nova encenação pode trazer algo diferente, tendo em vista quem atua, quem dirige e quem vai assistir à apresentação. Justamente porque as pessoas vão ao teatro para "assistir" a alguma coisa, o texto dramático conta com muitos elementos visuais, descritos em marcas cênicas (também conhecidas como “didascálias” ou “rubricas”). Estas marcas podem orientar quanto a ambientação, cenário, iluminação, roupas, gestos, vozes dos personagens, entre outros... Em geral este é um texto sem narrador, e é comum que a obra seja, em sua maior parte, dialogada. Outra característica do gênero é a “concentração no conflito” ou no “drama”, como o próprio nome anuncia, para isso o antagonismo na construção dos personagens é importante bem como a expectativa gerada com o desenlace do conflito. O drama também tem por objetivo “presentificar o instinto de jogo da condição humana”, ou seja, o lúdico, as regras, o esforço e a colaboração para a encenação estão presentes nas peças e nos “jogos teatrais”. Por último, vale lembrar que o “teatro é teatro” e que as emoções e as encenações são apenas representações da realidade, sugerindo um exercício de reflexão, posicionamento e de ampliação do universo cultural e social dos alunos. (Adaptado do texto Encenar e ensinar – o texto dramático na escola, de Rosemari Calzavara.)
Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão apresentar dificuldades em compreender a função das marcações de fala e de cena em um texto dramático por falta de contato com este tipo de texto ou por não frequentar o teatro. A colocação dos marcadores nas lacunas também pode ser um fator de dificuldade, pois, além de compreender o texto, os alunos devem imaginar como a cena está sendo descrita. Alguns alunos podem apresentar uma leitura dos trechos sem entonação, seja por timidez ou mesmo por dificuldades de leitura propriamente dita.
Referências sobre o assunto:
CALZAVARA, Rosemari Bendlin. Encenar e ensinar – o texto dramático na escola. R.cient./FAP, Curitiba, v.4, n.2 p. 149-154, jul./dez. 2009. Disponível em: http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/1612/952. Acesso em 26 de nov. de 2018.
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade III – Palavra dialogada – Livro do professor/Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo: SME/ DOT, 2011. - 112 p. Disponível em:
http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf. Acesso em 26 de nov. de 2018.
MACHADO, Maria Clara. A bruxinha que era boa/O rapto das cebolinhas. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2005.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Explique para a turma a proposta da aula do dia.
Introdução
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: A atividade será introduzida com base na experimentação de trechos com marcadores de fala e de cena diferentes com o objetivo de ativar a memória dos alunos quanto à importância destas marcações para os diálogos e a encenação nos textos dramáticos.
- Faça a projeção do slide com as instruções da atividade para os alunos. Caso não consiga projetar, pode colocar as instruções no quadro ou fazer a sua leitura para a classe.
- Forme grupos de quatro alunos e entregue uma caixa com um trecho diferente de cada texto em cada uma. O diferencial em cada trecho será os marcadores de fala e de cena que os alunos encontrarão em cada um deles. Há quatro tipos de trecho. Caso sua turma seja maior, pode haver mais cópias do mesmo trecho.
- Dentro do grupo, os alunos irão ler silenciosamente cada um dos trechos e, depois, em voz alta, seguindo as orientações dos marcadores de fala e de cena. Nesta atividade, estimule os grupos a se movimentar na sala e a dramatizar como se estivessem em cena. Se na sua sala houver muitos alunos, você pode utilizar somente duas caixas (oito trechos) e sortear alguns alunos para realizar a leitura.
- Escolha um grupo para fazer a leitura em voz alta para toda a classe.
- Após a leitura, questione:
- Os trechos lidos em cada grupo eram os mesmos? (Os alunos devem perceber que os textos são os mesmos)
- O que mudou em cada leitura? (As marcações de fala e de cena são diferentes, portanto os gestos e a entonação de voz são diferentes)
- Como cada um sabia a forma que o trecho seria lido? (Pelas marcações de fala)
- O que indicava a forma como deveriam gesticular ou se mover? (As marcações presentes no texto)
- As marcações dão pistas sobre o enredo da história, características e relação estabelecida entre os personagens? (Sim, mostram a forma como a cena deve ser dramatizada)
- As marcações são lidas durante a dramatização? (Não, são uma indicação de como os atores devem atuar)
- Estas marcações são importantes para a encenação de um texto do gênero dramático? Por quê? (Os alunos devem perceber que elas são importantes para mostrar como o autor da obra imaginou que ela fosse dramatizada)
- Conforme os alunos respondem as questões, anote palavras-chave no quadro para ser retomadas na finalização da aula. É importante que os alunos consigam verificar como cada trecho ficou bem diferente conforme os marcadores de cena e fala iam mudando. Desta forma eles podem relacionar estes marcadores à função do texto dramático que foi escrito para ser dramatizado. Estes marcadores ajudam os atores a se posicionar em cena e mostram a forma que devem dialogar com seus interlocutores.
- Explique que, a seguir, eles irão ler um trecho de um texto dramático em grupos para descobrir os marcadores que deverão ser inseridos no texto.
Materiais complementares:
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações: Projete o slide com as orientações para a tarefa a ser realizada pelos alunos. Caso não consiga projetar, você pode copiar as instruções no quadro ou ler as instruções para os alunos. O objetivo da atividade é que os alunos identifiquem os marcadores de fala e de cena que estão faltando no texto.
- Mantenha os alunos no grupo de quatro alunos. Projete ou leia o slide que mostra a contextualização da cena que irá ocorrer.
- Imprima uma cópia de do texto lacunado e do quadro com as expressões que completam o texto para cada aluno. Caso não consiga imprimir, você pode espelhar ou copiar o texto no quadro para que os alunos o copiem no caderno (esta alternativa tomará mais tempo da aula).
- Peça que primeiramente os alunos leiam o texto lacunado. Pergunte:
- O que está faltando neste texto? (Os alunos devem perceber que estão faltando as marcações de falas e de cenas)
- Como os atores podem saber como devem atuar em cena? (Da forma como estão escritas sem as marcações, cada ator pode dramatizar da forma que desejarem)
- Como vocês completariam este texto? (OS alunos devem completar as falas com as marcações que acham que encaixam melhor no texto)
- Deixe que os alunos levantem hipóteses oralmente sobre as palavras que completariam as lacunas. Entregue em seguida o quadro com as expressões que devem completar o texto. Os alunos devem discutir nos grupos qual expressão completaria cada lacuna. Mostre que cada lacuna tem um número e que cada expressão tem parênteses. Explique que eles devem identificar o número da lacuna, associar com algum dos trechos disponíveis e marcar o número entre parênteses. Estabeleça um tempo para que façam a atividade (por volta de 10 minutos), para que haja tempo para a discussão e reflexão sobre a atividade.
Materiais complementares:
Texto lacunado - O texto foi adaptado para fins didáticos.
Expressões para completar as lacunas
Texto para o professor:
MACHADO, Maria Clara. A bruxinha que era boa/O rapto das cebolinhas. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2005.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações: Projete o slide com as orientações para a tarefa a ser realizada pelos alunos. Caso não consiga projetar, você pode copiar as instruções no quadro ou ler as instruções para os alunos. O objetivo da atividade é que os alunos identifiquem os marcadores de fala e de cena que estão faltando no texto.
- Mantenha os alunos no grupo de quatro alunos. Projete ou leia o slide que mostra a contextualização da cena que irá ocorrer.
- Imprima uma cópia de do texto lacunado e do quadro com as expressões que completam o texto para cada aluno. Caso não consiga imprimir, você pode espelhar ou copiar o texto no quadro para que os alunos o copiem no caderno (esta alternativa tomará mais tempo da aula).
- Peça que primeiramente os alunos leiam o texto lacunado. Pergunte:
- O que está faltando neste texto? (Os alunos devem perceber que estão faltando as marcações de falas e de cenas)
- Como os atores podem saber como devem atuar em cena? (Da forma como estão escritas sem as marcações, cada ator pode dramatizar da forma que desejar)
- Como vocês completariam este texto? (Os alunos devem completar as falas com as marcações que acham que encaixam melhor no texto)
- Deixe que os alunos levantem hipóteses oralmente sobre as palavras que completariam as lacunas. Entregue em seguida o quadro com as expressões que devem completar o texto. Os alunos devem discutir nos grupos qual expressão completaria cada lacuna. Mostre que cada lacuna tem um número e que cada expressão tem parênteses. Explique que eles devem identificar o número da lacuna, associar com algum dos trechos disponíveis e marcar o número entre parênteses. Estabeleça um tempo para que façam a atividade (por volta de 10 minutos), para que haja tempo para a discussão e reflexão sobre a atividade.
Materiais complementares:
Texto lacunado - O texto foi adaptado para fins didáticos.
Desenvolvimento
Orientações:Caso não consiga imprimir o texto, este slide pode ser lido em voz alta pelo professor e a atividade de preenchimento de lacunas pode ser feita de forma coletiva. Caso consiga imprimir uma cópia para cada dupla, pule estes slides.
Fonte: MACHADO, Maria Clara. A bruxinha que era boa/O rapto das cebolinhas. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2005.
Desenvolvimento
Orientações: Caso não consiga imprimir o texto, este slide pode ser lido em voz alta pelo professor e a atividade de preenchimento de lacunas pode ser feita de forma coletiva. Caso consiga imprimir uma cópia para cada dupla, pule estes slides.
Fonte: MACHADO, Maria Clara. A bruxinha que era boa/O rapto das cebolinhas. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2005.
Desenvolvimento
Orientações: Projetar o slide com o texto corrigido. Caso não consiga projetar o slide, imprima uma cópia para cada grupo para que possam analisar suas respostas ou complete o texto que já foi copiado no quadro.
- Após a atividade em grupos, antes de mostrar a correção do texto, questione:
- Vocês conseguiram completar todas as lacunas? (Os alunos devem ter conseguido completar a maioria das lacunas)
- O que vocês acharam da atividade? (Eles devem ter discutido bastante com os colegas para conseguirem completar todas as lacunas)
- Qual foi a maior dificuldade que vocês encontraram? (A dificuldade deve ter sido a percepção de como as personagens estão reagindo e interagindo umas com as outras,)
- Todos do grupo concordaram com o posicionamento de todos os marcadores? (Pode ter havido divergências)
- Após a discussão, comece a leitura do texto parando em cada lacuna e escutando o marcador que cada grupo colocou. Observe se os grupos estiveram de acordo ou não.
- Mostre o texto com as lacunas preenchidas e deixe que os grupos o comparem com suas respostas. Discuta:
- Suas respostas foram parecidas com as do texto original? (Os alunos devem comparar seus textos com o original e perceber seus acertos e erros)
- Sem os marcadores o texto apresenta sentido? (O texto tem sentido, mas perde na caracterização e reação das personagens)
- Sem os marcadores os atores saberiam o que fazer em cena? (Não, a interpretação seria livre))
- Os atores iriam interpretar o texto da forma que o autor gostaria? (Provavelmente, não. cada um iria atuar como quisesse)
- Vocês acrescentariam mais marcadores à cena? Quais? (Os alunos irão discutir se acrescentariam ou não marcadores ao texto e justificarão as suas escolhas)
- Os marcadores influenciam a forma em que o diálogo irá ocorrer? (Sim, eles dão ritmo, sentido, eles fazem parte da construção e da estrutura do texto dramático)
Comentários sobre possíveis respostas dos alunos às questões propostas: Os alunos devem perceber que completar as lacunas irá depender do contexto de cada fala. Não é uma tarefa fácil porque quando o autor escreve o texto ele tem a cena em sua cabeça e coloca os marcadores para que os atores a interpretem da forma que ele pensou. O texto não fica totalmente sem sentido sem os marcadores, e os atores poderiam criar sua interpretação em cima deste texto, entretanto poderia não ser da forma que o autor pensou. É importante destacar a importância dos marcadores dentro da construção e estrutura do texto dramático baseado no diálogo.
Materiais complementares:
Fonte: MACHADO, Maria Clara. A bruxinha que era boa/O rapto das cebolinhas. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2005.
Fechamento
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Projete o slide com as orientações para a finalização da aula. Caso não consiga projetar, você pode copiar as instruções no quadro e os alunos as copiam no caderno.
- Após a discussão, os alunos coletivamente irão redigir um parágrafo fazendo recomendações sobre o uso de marcações de cena e de fala em um texto dramático. Anote o texto em uma folha de cartolina ou papel 40 kg para expor na sala.
- O registro será único para toda a turma, entretanto os alunos podem copiar o texto no caderno para referência e consulta.
- É importante que os alunos percebam que as marcações, além de participar da composição do texto, dão sentido de efeito, nuances na hora da encenação. Os atores sabem como devem se mover e falar de acordo com estes marcadores, sem eles a improvisação pode não deixar o texto da forma e que o autor pensou ao escrevê-lo. Como a função do texto dramático é ser encenado, estes marcadores fazem muita diferença na forma da encenação e da interação dos atores no diálogo.
- Se achar conveniente, apresente todo o texto O rapto das cebolinhas para a turma e ele poderá ser lido e encenado, já que a principal função do texto dramático é a encenação.
- Os vídeos com a dramatização desta obra podem ser encontrados em:
Vídeo do filme O rapto das cebolinhas - Parte 1, de Maria Clara Machado, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=NVscI4z_-Yg. Acesso em: 7 de setembro de 2018.
Vídeo do filme O rapto das cebolinhas - Parte 2, de Maria Clara Machado, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=FEmER1awPsQ. Acesso em: 7 de setembro de 2018.
Material complementar:
O rapto das cebolinhas - Maria Clara Machado (texto completo) - MACHADO, Maria Clara. A bruxinha que era boa/O rapto das cebolinhas. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2005.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para envio das orientações e atividades, e troca de mensagens com os estudantes;
Falas de personagens com marcadores cênicos, disponíveis aqui;
Vídeo: “O rapto das cebolinhas - Parte 1”, disponível aqui;
Texto para comparação com o vídeo, disponível aqui.
- Opcionais: canais para videochamadas, como Google Meet ou Zoom (tutorial disponível aqui);
Padlet (tutorial disponível aqui);
Vídeo: “O rapto das cebolinhas - Parte 2”, disponível aqui;
Atividade extra: texto lacunado (disponível aqui); marcas cênicas (disponíveis aqui); resolução (disponível aqui);
Ficha “Conheça o teatro”, disponível aqui, para ser preenchida ao final de cada aula, quando houver a apresentação de um novo texto.
Introdução
Convide os estudantes, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, para fazerem um jogo de encenação. Para isso, envie a cada um deles uma fala de um personagem (com marcas cênicas) e peça para ensaiarem. Note que, para cada um dos personagens, há quatro falas iguais, mas com marcadores diferentes. Combine uma videochamada para que cada um possa mostrar sua encenação e conversar sobre o que perceberam. Se não for possível, peça que gravem vídeos curtos e enviem para o grupo de mensagens da turma, para que todos possam apreciar as encenações. Em ambos os casos, faça os seguintes questionamentos aos estudantes: “O que havia de igual e de diferente nas falas dos mesmos personagens? (As falas eram as mesmas, mas a interpretação foi diferente.) Como cada um sabia a forma como deveria ler a fala, gesticular ou se mover? (Pelas marcações de fala e de cena.) As marcações devem ser lidas durante a dramatização? (Não, são uma indicação do autor do texto para orientar os atores.)” Se não for possível realizar a videochamada, envie as perguntas, estipule um prazo para o envio das respostas e organize uma devolutiva para a turma.
Desenvolvimento
Envie aos estudantes o vídeo “O rapto das cebolinhas - Parte 1”. Solicite que assistam até o minuto 3:10 e explique que esse trecho corresponde ao texto dramático que lerão (o filme é uma adaptação de um texto dramático e nele será possível notar algumas nuances do teatro, como personagens vestidos de bichos e partes do cenário feitas artesanalmente). Para fazer uma discussão mais aprofundada, comparando as linguagens do teatro e do cinema, utilize as orientações do plano 04.
Envie o texto e peça que o comparem com o que assistiram (podem assistir novamente, acompanhando o vídeo com o texto). Envie as seguintes perguntas: “Vocês acham que os atores do vídeo se basearam neste mesmo texto que lemos para atuar? O que havia de semelhanças e diferenças? Os atores do vídeo acompanharam as marcações que o texto escrito fornecia? Estas marcações aparecem lidas no vídeo? Por que as marcações existem, se não serão lidas? Para que servem as orientações sobre o cenário?” Estipule um prazo para o envio das respostas e dê uma devolutiva aos estudantes.
Fechamento
Solicite que concluam por que os textos dramáticos contêm marcações. Essa conclusão pode ser feita coletivamente, por meio de mensagens no grupo ou em um mural virtual no Padlet, de modo que todos possam registrar e compartilhar suas ideias. Apoie essa reflexão completando as respostas quando necessário. Se achar que há interesse em ver a continuação do vídeo – “O rapto das cebolinhas - Parte 2” –, envie o link à turma.
Atividade extra (plano 05): caso queira proporcionar mais uma atividade aos estudantes, encaminhe outro trecho da mesma peça, com lacunas que devem ser preenchidas com algumas marcas cênicas. Desafie os estudantes a encontrarem o local certo para cada marca. Depois, envie a resolução da atividade para que possam se autocorrigir. Essa tarefa reforça a ideia de que os marcadores são fundamentais para que os atores saibam a forma como os diálogos devem ocorrer e como devem atuar.
Convite às famílias
As famílias podem ser convidadas a assistir aos vídeos e a ler os textos com os estudantes. Podem conversar sobre o que sabem a respeito de peças de teatro e filmes (apesar de serem modalidades diferentes de texto, os roteiros de cinema também contêm diálogos e instruções para os atores). Bons atores são conhecidos por darem veracidade aos personagens, o que pode envolver também improvisar e criar além das instruções que vêm nos textos. Sugira que a família busque um filme com atores reconhecidos por sua atuação, prestando atenção em como eles dão vida aos personagens.