Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Ellen Roberta Braga Bosso
Mentor: Tatiane C Guadagnucci
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
(EF08MA22) - Obter os valores de medidas de tendência central de uma pesquisa estatística (média, moda e mediana) com a compreensão de seus significados e relacioná-las com a dispersão de dados, indicada pela amplitude.
Conhecimentos Prévios
Calcular e identificar as medidas de tendência central (média, mediana e moda)
Interpretar os dados do gráfico de acordo com o contexto apresentado.
Objetivos específicos
Observar o gráfico de barras horizontais e verticais e identificar os dados apresentados. Calcular a média, mediana e moda. Interpretar e analisar, relacionando as medidas de tendência central com os pontos do gráfico, considerando a dispersão de dados observada na amplitude.
Conceito-chave
Interpretação de um gráfico de barras horizontais e verticais relacionando com as medidas de tendência central, levando em consideração a dispersão dos pontos, observada na amplitude.
Recursos necessários
Código: MAT8_25PES03
(EF08MA25) Obter os valores de medidas de tendência central de uma pesquisa estatística (média, moda e mediana) com a compreensão de seus significados e relacioná-los com a dispersão de dados, indicada pela amplitude.
Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística os alunos aprendem cálculo de probabilidade em eventos aleatórios e espaços amostrais equiprováveis, representação gráfica de espaços amostrais, pesquisa e processos de coleta de dados e medidas de tendência central.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes