Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
OBJETIVO
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: apresente o objetivo para a turma, lembrando os diferentes tipos de gráficos. Gráfico de segmento (linha), barras horizontais ou verticais e setor (pizza).
Propósito: Apresentar o objetivo.
RETOMADA
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete o slide e conduza as discussões de modo que os alunos reflitam sobre o tipo de gráfico e retome os conceitos de média, moda e mediana.
Propósito: Discutir sobre a relação entre gráfico de barras e medidas de tendência central
Discuta com a turma:
- Você sabe como calcula a média? E a moda? E a mediana?
- Você já determinou estas medidas em outros contextos? Em situações-problemas?
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 16 minutos (slides 4 e 5).
Orientação:
Separe os alunos em duplas e os oriente para a leitura do gráfico (imprima o gráfico, caso haja necessidade) para que eles percebam os diferentes dados obtidos e os principais pontos nele contidos (o eixo horizontal, referindo-se às idades; o eixo horizontal, referindo-se à quantidade de pessoas; e os dados exatos de cada barra).
Explique que esses dados podem ser representados dessa forma: com barras na horizontal ou com barras na vertical.
Feitas às interpretação do gráfico, reserve tempo para os cálculos das medidas de tendência central. Peça que os alunos, mesmo em duplas, anotem em seus cadernos.
Os alunos podem utilizar calculadora para realizar os cálculos e otimizar o tempo,
Propósito: Determinar medidas de tendência central em gráfico de barras
Discuta com a turma:
- É comum vermos gráfico de barras?
- Você lembra como se calculam estas medidas?
- É possível observar nas barras a moda? De que forma?
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 16 minutos (slides 4 e 5).
Orientação:
Apresente este slide antes dos alunos terminarem de resolver a situação. Você pode discutir as dicas com os alunos para que eles possam realizar os cálculos.
Propósito: Refletir sobre formas de calcular medidas de tendência central em gráfico de barras.
Discuta com a turma:
- Quantos alunos têm 15 anos? E 16 anos? Como somar todos de forma sintética?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 16 minutos (slides 6 e 7).
Orientação:
É hora de discutir formas de resolução da situação. Valorize os jeitos de resolução dos seus alunos. Peça que os que fizeram de forma semelhante ao que está apresentado nos slides, expliquem aos demais colegas.
Propósito: Expor os resultados obtidos e as conclusões feitas.
Discuta com a turma:
- Seria possível chegar a esta conclusão apenas observando o gráfico?
- Você acha que a quantidade de alunos com 16 anos, influenciou a média?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 16 minutos (slides 6 e 7).
Orientação:
É hora de discutir formas de resolução da situação. Valorize os jeitos de resolução dos seus alunos. Peça que os que fizeram de forma semelhante ao que está apresentado nos slides, expliquem aos demais colegas.
Propósito: Expor os resultados obtidos e as conclusões feitas.
Discuta com a turma:
- Seria possível chegar a esta conclusão apenas observando o gráfico?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 16 minutos (slides 6 e 7).
Orientação:
É hora de discutir formas de resolução da situação. Valorize os jeitos de resolução dos seus alunos. Peça que os que fizeram de forma semelhante ao que está apresentado nos slides, expliquem aos demais colegas.
Propósito: Expor os resultados obtidos e as conclusões feitas.
Discuta com a turma:
- Seria possível chegar a esta conclusão apenas observando o gráfico?
- A mediana nos diz que pelo menos metade dos alunos tem 16 anos ou menos. Você concorda com esta interpretação?
ENCERRAMENTO
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientação:
Essa é a parte em que concluímos o trabalho e “avaliamos” oralmente o que os alunos aprenderam. Nesse ponto, proporcione em sala a oportunidade dos alunos falar, concluindo o conteúdo com suas próprias palavras.
Propósito: Finalizar a aula, retomando os pontos estudados.
RAIO X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação:
Proponha a atividade para que os alunos a façam individualmente. Eles podem fazer uso de calculadora.
Propósito: Avaliar as aprendizagens da aula
Discuta com a turma:
- É possível observar a média apenas observando o gráfico?
- O professor de Educação Física propôs