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Plano de aula > Matemática > 8º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Análise do gráfico de barra ou coluna considerando a dispersão de dados.

Plano de aula de matemática com atividades para 8 do Fundamental sobre observar o gráfico de barras horizontais e verticais e identificar os dados apresentados, calcular a média, mediana e moda e Interpretar e analisar

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ellen Roberta Braga Bosso

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OBJETIVO select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Ellen Roberta Braga Bosso

Mentor: Tatiane C Guadagnucci

Especialista de área: Rita Batista



Habilidade da BNCC

(EF08MA22) - Obter os valores de medidas de tendência central de uma pesquisa estatística (média, moda e mediana) com a compreensão de seus significados e relacioná-las com a dispersão de dados, indicada pela amplitude.

Conhecimentos Prévios

Calcular e identificar as medidas de tendência central (média, mediana e moda)

Interpretar os dados do gráfico de acordo com o contexto apresentado.

Objetivos específicos

Observar o gráfico de barras horizontais e verticais e identificar os dados apresentados. Calcular a média, mediana e moda. Interpretar e analisar, relacionando as medidas de tendência central com os pontos do gráfico, considerando a dispersão de dados observada na amplitude.

Conceito-chave

Interpretação de um gráfico de barras horizontais e verticais relacionando com as medidas de tendência central, levando em consideração a dispersão dos pontos, observada na amplitude.

Recursos necessários

  • Caderno;
  • Lápis;
  • Borracha;
  • Giz;
  • Lousa;
  • Se necessário, as atividades impressas (para os alunos).

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: apresente o objetivo para a turma, lembrando os diferentes tipos de gráficos. Gráfico de segmento (linha), barras horizontais ou verticais e setor (pizza).

Propósito: Apresentar o objetivo.

RETOMADA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete o slide e conduza as discussões de modo que os alunos reflitam sobre o tipo de gráfico e retome os conceitos de média, moda e mediana.

Propósito: Discutir sobre a relação entre gráfico de barras e medidas de tendência central

Discuta com a turma:

  • Você sabe como calcula a média? E a moda? E a mediana?
  • Você já determinou estas medidas em outros contextos? Em situações-problemas?

ATIVIDADE PRINCIPAL select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos (slides 4 e 5).

Orientação:

Separe os alunos em duplas e os oriente para a leitura do gráfico (imprima o gráfico, caso haja necessidade) para que eles percebam os diferentes dados obtidos e os principais pontos nele contidos (o eixo horizontal, referindo-se às idades; o eixo horizontal, referindo-se à quantidade de pessoas; e os dados exatos de cada barra).

Explique que esses dados podem ser representados dessa forma: com barras na horizontal ou com barras na vertical.

Feitas às interpretação do gráfico, reserve tempo para os cálculos das medidas de tendência central. Peça que os alunos, mesmo em duplas, anotem em seus cadernos.

Os alunos podem utilizar calculadora para realizar os cálculos e otimizar o tempo,

Propósito: Determinar medidas de tendência central em gráfico de barras

Discuta com a turma:

  • É comum vermos gráfico de barras?
  • Você lembra como se calculam estas medidas?
  • É possível observar nas barras a moda? De que forma?

ATIVIDADE PRINCIPAL select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos (slides 4 e 5).

Orientação:

Apresente este slide antes dos alunos terminarem de resolver a situação. Você pode discutir as dicas com os alunos para que eles possam realizar os cálculos.

Propósito: Refletir sobre formas de calcular medidas de tendência central em gráfico de barras.

Discuta com a turma:

  • Quantos alunos têm 15 anos? E 16 anos? Como somar todos de forma sintética?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos (slides 6 e 7).

Orientação:

É hora de discutir formas de resolução da situação. Valorize os jeitos de resolução dos seus alunos. Peça que os que fizeram de forma semelhante ao que está apresentado nos slides, expliquem aos demais colegas.

Propósito: Expor os resultados obtidos e as conclusões feitas.

Discuta com a turma:

  • Seria possível chegar a esta conclusão apenas observando o gráfico?
  • Você acha que a quantidade de alunos com 16 anos, influenciou a média?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos (slides 6 e 7).

Orientação:

É hora de discutir formas de resolução da situação. Valorize os jeitos de resolução dos seus alunos. Peça que os que fizeram de forma semelhante ao que está apresentado nos slides, expliquem aos demais colegas.

Propósito: Expor os resultados obtidos e as conclusões feitas.

Discuta com a turma:

  • Seria possível chegar a esta conclusão apenas observando o gráfico?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos (slides 6 e 7).

Orientação:

É hora de discutir formas de resolução da situação. Valorize os jeitos de resolução dos seus alunos. Peça que os que fizeram de forma semelhante ao que está apresentado nos slides, expliquem aos demais colegas.

Propósito: Expor os resultados obtidos e as conclusões feitas.

Discuta com a turma:

  • Seria possível chegar a esta conclusão apenas observando o gráfico?
  • A mediana nos diz que pelo menos metade dos alunos tem 16 anos ou menos. Você concorda com esta interpretação?

ENCERRAMENTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientação:

Essa é a parte em que concluímos o trabalho e “avaliamos” oralmente o que os alunos aprenderam. Nesse ponto, proporcione em sala a oportunidade dos alunos falar, concluindo o conteúdo com suas próprias palavras.

Propósito: Finalizar a aula, retomando os pontos estudados.

RAIO X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação:

Proponha a atividade para que os alunos a façam individualmente. Eles podem fazer uso de calculadora.

Propósito: Avaliar as aprendizagens da aula

Discuta com a turma:

  • É possível observar a média apenas observando o gráfico?
  • O professor de Educação Física propôs

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: apresente o objetivo para a turma, lembrando os diferentes tipos de gráficos. Gráfico de segmento (linha), barras horizontais ou verticais e setor (pizza).

Propósito: Apresentar o objetivo.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Ellen Roberta Braga Bosso

Mentor: Tatiane C Guadagnucci

Especialista de área: Rita Batista



Habilidade da BNCC

(EF08MA22) - Obter os valores de medidas de tendência central de uma pesquisa estatística (média, moda e mediana) com a compreensão de seus significados e relacioná-las com a dispersão de dados, indicada pela amplitude.

Conhecimentos Prévios

Calcular e identificar as medidas de tendência central (média, mediana e moda)

Interpretar os dados do gráfico de acordo com o contexto apresentado.

Objetivos específicos

Observar o gráfico de barras horizontais e verticais e identificar os dados apresentados. Calcular a média, mediana e moda. Interpretar e analisar, relacionando as medidas de tendência central com os pontos do gráfico, considerando a dispersão de dados observada na amplitude.

Conceito-chave

Interpretação de um gráfico de barras horizontais e verticais relacionando com as medidas de tendência central, levando em consideração a dispersão dos pontos, observada na amplitude.

Recursos necessários

  • Caderno;
  • Lápis;
  • Borracha;
  • Giz;
  • Lousa;
  • Se necessário, as atividades impressas (para os alunos).
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete o slide e conduza as discussões de modo que os alunos reflitam sobre o tipo de gráfico e retome os conceitos de média, moda e mediana.

Propósito: Discutir sobre a relação entre gráfico de barras e medidas de tendência central

Discuta com a turma:

  • Você sabe como calcula a média? E a moda? E a mediana?
  • Você já determinou estas medidas em outros contextos? Em situações-problemas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos (slides 4 e 5).

Orientação:

Separe os alunos em duplas e os oriente para a leitura do gráfico (imprima o gráfico, caso haja necessidade) para que eles percebam os diferentes dados obtidos e os principais pontos nele contidos (o eixo horizontal, referindo-se às idades; o eixo horizontal, referindo-se à quantidade de pessoas; e os dados exatos de cada barra).

Explique que esses dados podem ser representados dessa forma: com barras na horizontal ou com barras na vertical.

Feitas às interpretação do gráfico, reserve tempo para os cálculos das medidas de tendência central. Peça que os alunos, mesmo em duplas, anotem em seus cadernos.

Os alunos podem utilizar calculadora para realizar os cálculos e otimizar o tempo,

Propósito: Determinar medidas de tendência central em gráfico de barras

Discuta com a turma:

  • É comum vermos gráfico de barras?
  • Você lembra como se calculam estas medidas?
  • É possível observar nas barras a moda? De que forma?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos (slides 4 e 5).

Orientação:

Apresente este slide antes dos alunos terminarem de resolver a situação. Você pode discutir as dicas com os alunos para que eles possam realizar os cálculos.

Propósito: Refletir sobre formas de calcular medidas de tendência central em gráfico de barras.

Discuta com a turma:

  • Quantos alunos têm 15 anos? E 16 anos? Como somar todos de forma sintética?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos (slides 6 e 7).

Orientação:

É hora de discutir formas de resolução da situação. Valorize os jeitos de resolução dos seus alunos. Peça que os que fizeram de forma semelhante ao que está apresentado nos slides, expliquem aos demais colegas.

Propósito: Expor os resultados obtidos e as conclusões feitas.

Discuta com a turma:

  • Seria possível chegar a esta conclusão apenas observando o gráfico?
  • Você acha que a quantidade de alunos com 16 anos, influenciou a média?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos (slides 6 e 7).

Orientação:

É hora de discutir formas de resolução da situação. Valorize os jeitos de resolução dos seus alunos. Peça que os que fizeram de forma semelhante ao que está apresentado nos slides, expliquem aos demais colegas.

Propósito: Expor os resultados obtidos e as conclusões feitas.

Discuta com a turma:

  • Seria possível chegar a esta conclusão apenas observando o gráfico?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos (slides 6 e 7).

Orientação:

É hora de discutir formas de resolução da situação. Valorize os jeitos de resolução dos seus alunos. Peça que os que fizeram de forma semelhante ao que está apresentado nos slides, expliquem aos demais colegas.

Propósito: Expor os resultados obtidos e as conclusões feitas.

Discuta com a turma:

  • Seria possível chegar a esta conclusão apenas observando o gráfico?
  • A mediana nos diz que pelo menos metade dos alunos tem 16 anos ou menos. Você concorda com esta interpretação?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientação:

Essa é a parte em que concluímos o trabalho e “avaliamos” oralmente o que os alunos aprenderam. Nesse ponto, proporcione em sala a oportunidade dos alunos falar, concluindo o conteúdo com suas próprias palavras.

Propósito: Finalizar a aula, retomando os pontos estudados.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação:

Proponha a atividade para que os alunos a façam individualmente. Eles podem fazer uso de calculadora.

Propósito: Avaliar as aprendizagens da aula

Discuta com a turma:

  • É possível observar a média apenas observando o gráfico?
  • O professor de Educação Física propôs
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