Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Vídeo: Superlotação em ônibus (disponível aqui);
Cartas publicadas no jornal “Correio Braziliense” (disponíveis aqui);
Cartas enviadas ao jornal (disponíveis aqui).
- Opcionais: canais para videochamadas, como o Google Meets ou o Zoom (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie aos estudantes, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, a seguinte pergunta disparadora: “O que não pode faltar em uma carta de reclamação?”. Caso vocês estejam seguindo esta sequência de aulas, é possível que eles já tenham algumas ideias. Diga para enviarem as respostas ao grupo, de modo que todos possam vê-las. Envie o vídeo e os questionamentos que estão na Introdução do plano original. As respostas podem igualmente ser compartilhadas no grupo com toda a turma.
Desenvolvimento
Explique, usando o mesmo canal de comunicação, que existem sites e seções em jornais e revistas dedicados exclusivamente a registrar e buscar respostas para reclamações. Envie como exemplo a imagem do slide de Desenvolvimento, que traz uma reclamação feita no “Reclame Aqui”.
Posteriormente, envie duas cartas publicadas no jornal “Correio Braziliense” com as seguintes perguntas: “Quem escreveu os textos? Por que as reclamações foram enviadas ao jornal? Os objetivos foram alcançados?”. Estipule um prazo para o envio das respostas. Espera-se que os estudantes percebam que o texto não foi escrito pela pessoa que reclama, e sim por um redator de jornal. Dê uma devolutiva para a turma comentando que a mídia, ao tornar público problemas da população, pressiona as autoridades para obter respostas e soluções. Explique também que, nos jornais, as cartas são resumidas, mas não deixam de apresentar a identificação de quem reclama, a reclamação e argumentos que reforcem a importância da resolução do problema, além de trechos da carta original entre aspas. Tendo dito isso, envie as cartas originais para que eles comparem com os textos publicados no jornal.
Fechamento
Combine uma videochamada para analisarem juntos as cartas dos reclamantes. Compartilhe sua tela e faça a leitura de ambas as cartas. Solicite que os estudantes deem nome para as diferentes partes da carta, por exemplo: identificação, problema, argumentos, solicitação… Vá mediando as repostas até chegarem a um acordo. Registre, com a tela compartilhada, os nomes e funções de cada uma das partes citadas, criando assim um painel de conclusões coletivas. Utilize as orientações e questionamentos do plano original para apoiar a discussão. Solicite que os estudantes copiem esse registro coletivo no caderno ou envie o arquivo digital a cada um deles. Grave a videochamada ou faça um resumo dela para enviar aos que não puderam participar.
Caso não seja possível realizar a videochamada, envie alguns questionamentos do plano original para que possam comparar as cartas publicadas com as cartas originais, além de refletirem sobre cada uma das partes que são imprescindíveis para se alcançar a finalidade desejada. Estipule um prazo para o envio das respostas e dê uma devolutiva geral para a turma.
Convite às famílias
As famílias podem ser convidadas a conversar com as crianças sobre o que sabem a respeito de cartas de reclamação enviadas para a mídia, podem conhecer ou ter acompanhado algum caso de maior repercussão. É importante que os estudantes reconheçam tal forma de comunicação como meio de exercício de sua cidadania, e que entendam o importante papel que podem cumprir ao expor, com o apoio da mídia, um problema de muitos, além de cobrar soluções.
Sugestão Enviada Por: Greta Fragata
Código: LPO4_01SQA04
(EF35LP16) Identificar e reproduzir, em notícias, manchetes, lides e corpo de notícias simples para público infantil e cartas de reclamação (revista infantil), digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais.
AULA 02
AULA 06
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes