14202
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Atividade - Exploração de massas coloridas com bebês

POR: Nataly Gomes Ovando 30/11/2018
Código: EDI1_31UND05

1º ano / Educação Infantil

Atividade alinhada à BNCC:

(EI01ET01) Explorar e descobrir as propriedades de objetos e materiais (odor, cor, sabor, temperatura).

(EI01ET02) Explorar relações de causa e efeito (transbordar, tingir, misturar, mover e remover etc.) na interação com o mundo físico.

(EI01EO05) Reconhecer seu corpo e expressar suas sensações em momentos de alimentação, higiene, brincadeira e descanso.

Plano de atividade de Educação Infantil com atividades para Bebês sobre explorar relações de causa e efeito na interação com o mundo físico

Resumo

ilustracao

Apresente uma massinha comestível para que as crianças brinquem de amassar e misturar.

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Prepare previamente massinha caseira utilizando farinha de trigo, água, sal e óleo. Use gelatina ou suco de cores primárias para que a massa fique colorida. Encha vários potes transparentes com a massa colorida. Esses potes podem ser embalagens reutilizáveis transparentes. Sugestão de música para o momento: "Coloridos" Palavra Cantada.

Materiais:

Para a realização da atividade você precisará de:

Massa colorida. Para cada cor de massinha, você precisará de:1 xícara de farinha de trigo; 1 xícara de água quente; 2 colherinhas de sal; 2 colherinhas de cremor tártaro;

2 colherinhas de óleo; 1 pacote de gelatina de 85 gramas. Em uma panela pequena,misture todos os ingredientes. Evite grãos na massa. Para garantir a homogeneidade na textura, você pode optar por usar uma batedeira para a mistura. Cozinhe todos os ingredientes em fogo médioaté que a massa comece a formar. Mexa para que nada fique grudado no fundo da panela. Uma vez que a massa estiver cozida, coloque-a sobre uma superfície coberta de farinha de trigo e deixe esfriar. Depois de esfriar, comece a amassar, adicionando um pouco de farinha de trigo. Amasse até que a massinha deixe de grudar nas mãos. (receita retirada do site Receita de Massinha de modelar). Dê preferência às cores primárias (azul, amarelo e vermelho), pois, com as mistura dessas cores, poderá surgir novas cores. Você precisará ainda de potes transparentes(recipientes reutilizáveis de maionese, requeijão, doces etc.), um para cada bebê, de vários tamanhos e que varie em textura, peso e volume.

Espaços:

Em ambiente interno, forre o chão com plástico ou toalha, a fim de que os bebês possam se acomodar nesse espaço. Coloque próximo ao plástico ou toalha os potes transparentes contendo a massa colorida. Organize de maneira atrativa aos olhos dos bebês. Coloque uma música ambiente para o momento da exploração.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 40min.

Perguntas para guiar suas observações:

Que gestos e olhares os bebês expressam ao descobrir e explorar as propriedades da massa colorida (odor, cor, sabor, temperatura)?

Como os bebês reconhecem seu corpo e expressam suas sensac?o?es frente ao desafio de tirar e colocar a massa nos potes?

Como ocorre a exploração das relac?o?es de causa e efeito (transbordar, tingir, misturar, mover e remover) durante a brincadeira com a massinha colorida?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que um bebê ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada bebê ou do grupo. Garanta que todos os bebês se sintam seguros e confortáveis para a exploração da massa e para o contato com a textura. Respeite o tempo, interesse e necessidade de cada bebê para a exploração com a massa.

O que fazer durante?

1

Em roda, ou da maneira que entender ser mais confortável aos bebês, dialogue com o grande grupo sobre a proposta de atividade. Chame a atenção dos bebês para os potes com massas coloridas. Pegue os potes individualmente e fale com entusiasmo o nome das cores contempladas. Para garantir que todos participem ativamente da proposta, assim como meio de facilitar a observação e o registro, organize a turma empequenos grupos de cinco bebês e garanta um pote de massinha para cada um. Convide-os a se aproximarem para tocarem nos potes.

Possíveis ações dos bebês: Os bebês se aproximam e tocam nos potes. Observam suas cores e formatos. Selecionam o que querem explorar. Seguram com firmeza, batem no chão, tentam retirar a massa do interior do pote.


2

Assegure que os bebês tenham o direito de escolher a cor do pote que querem manipular primeiro. Fale para que iniciem a exploração da massinha tirando-a dos potes, sentindo a textura, cheiro, temperatura e até mesmo sabor. Eles podem apertam, tentar retirar da mão, amassar sobre a toalha ou plástico e investigar cada nova sensação experimentada pela exploração a fim de novas descobertas. Busque auxiliar os bebês que se sentem desconfortáveis com a nova textura ficando próximo e, vagarosamente, aproximando-os da massa para poder explorá-la. Toque no material e brinque com a massa provocando o jogo imitativo.Facilite a ação quando necessário e conduza para que os bebês possam fazer descobertas diante da proposta de atividade.

Possíveis ações dos bebês neste momento: Ao perceberem a massa colorida, ficam curiosos para tocá-la, se expressam sorrindo, balbuciando e pegam o pote. Ao tocarem na massa, descobrem textura e cheiro, começam a explorá-la ainda dentro do pote.

Possíveis falas do professor neste momento: Nossa, o que temos aqui? Que massa linda! O que sentimos quando tocamos nela? Vejam, tem várias cores. Cante com os bebês: "Coloridos" Palavra Cantada


3

Os bebês brincam com a massinha colorida e os potes, colocando e retirando, criando impressões com a parte externa, misturando as cores, trocando de potes. Nos pequenos grupos, brinque com eles de retirar e colocar a massa no pote para que os bebês possam observar seus movimentos e imitar. Pode ser que o ato de tirar e colocar a massa nos potes seja o foco principal da brincadeira, então possibilite o tempo necessário para que eles explorem essa ação. Converse com os bebês sobre evitar colocar a massa à boca. Mesmo comestível, a massa pode vir a causar desconforto aos bebês, se ingerida.

Possível ação do bebê nesse momento: o bebê leva a massa colorida à boca. Quer experimentar!

Possível fala/ação do professor nesse momento: Oriente-o a experimentar com o corpo, tocando, sentindo, cheirando, mas conduza para que evitem colocar na boca.

O que podemos criar com essa massa colorida? Que tal usarmos as mãos para manipulá-la? Veja, posso fazer o formato do meu pé se pressioná-la com ele. Que tal usarmos o corpo todo para fazer novos formatos? Sinta o cheiro! O gosto pode ser desagradável, é melhor não comer essa massinha.


4

Os bebês misturam a massa e novas cores começam a surgir. Chame a atenção deles para essa nova possibilidade de descoberta. Registre com imagens e vídeos. Faça com que essas imagens captem as diversas expressões dos bebês nos mais variados momentos de exploração propostos pela atividade. Provoque-os a manipular a massa colorida livremente. Nesse momento, os bebês amassam, cheiram, tocam, enrolam, misturam as cores e exploram a massa. Se expressam com gestos, gritos e balbucios.

Participe ativamente do momento brincando com eles e garanta que suas ações sejam percebidas e imitadas.


Para finalizar:

Procure respeitar cada bebê em sua individualidade. Ao perceber que eles se dispersaram no envolvimento com a atividade, proponha aos que tiverem acabado a exploração que explorem uma caixa com brinquedos da própria turma. Doga para que brinquem com autonomia enquanto os demais estão envolvidos com a exploração.

Desdobramentos

Organize para que a exploração de massas aconteça em outros momentos com o grupo de bebês. Utilize objetos de marcação gráfica como raiz, pedras, galhos, palitos e outros materiais de largo alcance, para que a brincadeira com a massa se torne ainda mais desafiadora e divertida. Essa possibilidade permitirá cada vez mais familiaridade com os elementos e novas descobertas.

Engajando as famílias

Monte um painel próximo a sala dos bebês em uma altura que permita que crianças e adultos visualizem. Selecione as imagens em sequência de fatos, desde a roda de conversa à manipulação e exploração das massas coloridas, a fim de que as famílias possam acompanhar todo o processo do momento vivido pelos bebês. Crie legendas com texto escrito e explicativo logo abaixo das fotos e de cada registro de imagem, de modo que as famílias possam sentir como foi importante e desafiador cada contato do bebê com o novo experimento, os sentimentos e descobertas vivenciados.


Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor:  Nataly Gomes Ovando

Mentor: Elisiane Andreia Lippi

Especialista do subgrupo etário: Ana Tereza Gavião

Campos de Experiência: O eu, o outro e o nós. Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Objetivos e códigos da Base:

(EI01ET01) Explorar e descobrir as propriedades de objetos e materiais (odor, cor, sabor, temperatura).
(EI01ET02) Explorar relac?o?es de causa e efeito (transbordar, tingir, misturar, mover e remover etc.) na interac?a?o com o mundo fi?sico.

(EI01EO05) Reconhecer seu corpo e expressar suas sensac?o?es em momentos de alimentac?a?o, higiene, brincadeira e descanso.

Abordagem didática: As massas e argilas são materiais interessantes para as crianças tocarem, explorarem, mexerem, amassarem, dividirem, juntarem, enrolarem...
É muito significativo que os bebês brinquem com materiais que se transformam a partir da manipulação de suas mãos, observando sua capacidade de atuação sobre as coisas.
Ademais, as propostas com massas e argilas possibilitam que as crianças experimentem e brinquem com as noções de forma, volume e peso
As habilidades motoras (mexer, amassar, juntar...)vivenciadas corporalmente podem contribuir para o desenvolvimento de atos mentais (como agrupar, seriar, associar...).)

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

ATIVIDADES DESSA UNIDADE:

ATIVIDADE 05

Exploração de massas coloridas com bebês

VOCÊ ESTÁ AQUI

ATIVIDADES DESSA DISCIPLINA:

ATIVIDADES RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes