14200
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Entrar ou crie uma conta

Entrar com Facebook Entrar com Facebook
Entrar com Google Entrar com Google

Esqueci minha senha

Área usuário Assine Nova Escola
Acesse conteúdos exclusivos

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Bebês

Atividade - Apreciando a si mesmo e aos colegas em registros fotográficos

Monte caixas com fotos dos bebês sozinhos e em grupo e os estimule a explorar as fotos e a organizá-las em um varal.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Vera Regina Corrêa de Mello

  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
1. O que fazer antes? 2. O que fazer durante? 3. Desdobramentos 4. Engajando as famílias Materiais e Atividades
download Baixar plano

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Para esta atividade será necessário imprimir fotos dos bebês na escola, individuais e registros em grupo, em tamanho 13x18. Nas fotos individuais coloque abaixo o nome de cada bebê. Cole as fotos em papel de gramatura grossa e as plastifique, reforçando o material. Separe três caixas para as fotos individuais e três para as fotos em grupo. Organize na sala um espaço confortável e amplo no qual você irá montar um varal na altura dos bebês. Deixe no local alguns prendedores a disposição que serão utilizados para fixar as fotos no varal.

Materiais:

Fotos, papel de gramatura grossa, contact e/ou plástico, cordão de nylon ou barbante, pregadores, seis caixas para colocar as fotos e câmera fotográfica ou celular para os registros, com fins de documentação pedagógica.

Espaços:

A atividade será realizada na sala de referência dos bebês. Organize no centro da sala emum tapete confortável, as três caixas com as fotos individuais, de modo que o ambiente fique atrativo para os bebês se locomoverem e realizarem as explorações.

Tempo sugerido:

De40 a 50 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Como os bebês exploram as caixas e o espaço oferecido? Quais descobertas realizam?

2. Como comunicam ao reconhecer-se e reconhecer os outros bebês nas fotos?

3. Como se dá a interação uns com os outros e com o professor durante a atividade?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Propicie para que todos os bebês tenham asseguradas as condições de participação no espaço e na exploração dos materiais oferecidos. Incentive a forma de expressão de todos, conforme suas preferências, ritmos e possibilidades.

O que fazer durante?

ilustracao

1

Convide todo o grupo de bebês para se aproximar do espaço organizado. Em pequenos grupos apresente as caixas com as fotos individuais e incentive a livre exploração do material por eles. Garanta que os bebês menoresestejam posicionados próximos às caixas e apoie suas participações. Observe como eles exploram as caixas e o espaço. Medie a ação dos bebês sendo promotor do manuseio das fotos. Garanta que o grupo todo interaja e que todos se expressem de forma livre através de gestos, olhares, palavras e balbucios. Assegure a documentação pedagógica durante a exploração dos materiais com anotações e/ou fotografias/vídeos.

Possíveis falas do professor neste momento: O que é isso no chão? O que será que tem dentro? Querem descobrir? Uma surpresa! Vamos ver o que podemos fazer?

Possíveis ações da criança neste momento: Alguns bebês podem vir engatinhando ou andando até as caixas e começarem a pegar e abrir, outros podem ficar de longe observando, se aproximando lentamente.

inicio-num>

2

Após o momento de livre exploração das fotos individuais, aproxime-se dos pequenos grupos e nomeie as fotos que estão em suas mãos. Observe se reconhecem quem está nas fotos e de que forma nomeiam a si próprios e aos colegas. Apoie suas expressões e incentive a comunicação entre os bebês. Valorize seus gestos incentivando a nomear as fotos ou a apontar o bebê que aparece nela. Interaja com eles e fique atento para perceber e aproveitar as novas possibilidades no manuseio das fotos, potencializando esse momento e garantindo novas descobertas.


3

Até esse momento, o bebês devem estar envolvidos de diferentes formas na exploração das fotos individuais. Apresente as novas caixas com as fotos para eles, onde aparecem interagindo em atividades em grupo. Deixe-os livres para uma nova exploração. Observe com atenção como se comunicam sobre o que estão vendo e quais expressões utilizam. Converse com eles sobre as imagens. Após a livre exploração das fotos convide um dos bebêspara pegar uma e mostrar ao grupo. Pergunte quem está na foto. Nomeie junto a eles as pessoas que aparecem no registro, o que estão fazendo e onde estão. Faça as intervenções necessárias para promover as interações e descobertas das crianças. Repita o convite para outros bebês prestando atenção para o interesse do grupo.

Possíveis falas do professor neste momento: Olhem, eu trouxe novas caixas! Alguém aqui gostaria de me ajudar a abri-las? Você quer? Vamos descobrir o que tem dentro? Mais fotos?

Possíveis ações da criança neste momento: Os bebês podem começar a balbuciar, bater palmas com intenção de se comunicar e interagir com a fala do professor e dos outros. Pode ter aquele que fique apenas observando. Nesse caso, interaja com ele.


4Após explorar e nomear as fotos, convide a todos para que juntos sigam para o varal onde irão pendurar as fotos.Organize pequenos grupos e tenha na sala a presença de mais um professor, para ajudar na movimentação das crianças e colocação das fotos no varal. Observe que novas possibilidades estão trazendo e como manifestam isso. Fique atento à interação e interesse de todos.


Para finalizar:

Ao final da montagem do varal, fale para os bebês que as fotos ficarão expostas no corredor, ao lado da sala. Ao final do dia, transfira as fotos do varal da sala para o do corredor, para que as famílias e demais pessoas da escola vejam no dia seguinte.

Desdobramentos

Variações para a atividade:1- Chamada em sala nomeando os próprios nomes e os dos colegas, utilizando as fotos.

2- Brincadeira do Procura: achar onde as fotos serão escondidas pela sala e os bebês terão que procurar e nomear quem acharam ou o que estão fazendo. Todas as atividades são importantes para a formação da identidade dos bebês.

3- Famílias poderão ser convidadas a enviar fotos de brincadeiras realizadas em casa com os bebês e em sala, além do reconhecimento e nomeação, pode ser realizada a reprodução das brincadeiras registradas nas fotos.

Engajando as famílias

As famílias irão apreciar o varal colocado no corredor. Mostre a elas, em uma reunião, os registros realizados (fotos e vídeos) durante a atividade. Incentive que parem diariamente frente ao varal com as crianças, valorizando o que produziram e ajudando na identificação do bebê. Sugira que, em casa, exponham fotos no ambiente para que o bebê possa se reconhecer e reconhecer seus familiares. Converse com as famílias reforçando a importância de propiciar a identificação e reconhecimento dos bebês através das imagens.


Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADE 01

Cantigas com os nomes das crianças

ATIVIDADE 02

Retratos das famílias

ATIVIDADE 03

A identificação nas produções artísticas como marcas de iden...

ATIVIDADE 04

Usando fotos para identificar pertences pessoais

ATIVIDADES DE Bebês :

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Adaptação: meu cantinho acolhedor

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Preparando uma cozinha para os bebês

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Preparação do álbum dos bebês

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Investigação das fotos do álbum dos bebês

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincadeiras no espelho

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo O que eu vejo quando me olho no espelho?

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Exploração com espelhos e caixas

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Danças, balanços e acalantos

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Dançando em dose dupla

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Dança do barulho

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Sacos sensoriais

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Onde está o objeto que estava aqui?

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Percurso com tiras de papel

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Percurso com túnel e bolinhas coloridas

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Percurso com colchões

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Luz e sombra: brincadeiras com lanterna

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincadeiras com celofane

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Luz e sombras: Brincadeiras com lençol

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Cantigas com os nomes das crianças

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Retratos das famílias

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo A identificação nas produções artísticas como marcas de identidade

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Os caminhos até o pátio

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo O corredor como espaço de passagem e aprendizagens

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Manipulação de massas de pães com bebês

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Marcas gráficas em argila com bebês

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Creche / Educação Infantil / Bebês

Adaptação: meu cantinho acolhedor

Creche / Educação Infantil / Bebês

Preparando uma cozinha para os bebês

Creche / Educação Infantil / Bebês

Preparação do álbum dos bebês

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Brincando com personagens

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Banho nas bonecas

Creche / Educação Infantil / Bebês

Investigação das fotos do álbum dos bebês

Creche / Educação Infantil / Bebês

Brincadeiras no espelho

Creche / Educação Infantil / Bebês

O que eu vejo quando me olho no espelho?

Creche / Educação Infantil / Bebês

Exploração com espelhos e caixas

Creche / Educação Infantil / Bebês

Danças, balanços e acalantos

Creche / Educação Infantil / Bebês

Dançando em dose dupla

Creche / Educação Infantil / Bebês

Dança do barulho

Creche / Educação Infantil / Bebês

Sacos sensoriais

Creche / Educação Infantil / Bebês

Onde está o objeto que estava aqui?

Creche / Educação Infantil / Bebês

Percurso com tiras de papel

Creche / Educação Infantil / Bebês

Percurso com túnel e bolinhas coloridas

Creche / Educação Infantil / Bebês

Percurso com colchões

Creche / Educação Infantil / Bebês

Luz e sombra: brincadeiras com lanterna

Creche / Educação Infantil / Bebês

Brincadeiras com celofane

Creche / Educação Infantil / Bebês

Luz e sombras: Brincadeiras com lençol

Creche / Educação Infantil / Bebês

Cantigas com os nomes das crianças

Creche / Educação Infantil / Bebês

Retratos das famílias

Creche / Educação Infantil / Bebês

A identificação nas produções artísticas como marcas de identidade

Creche / Educação Infantil / Bebês

Os caminhos até o pátio

Creche / Educação Infantil / Bebês

O corredor como espaço de passagem e aprendizagens

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI01EF01 da BNCC

Creche / Educação Infantil / Unidade

Investigação das fotos do álbum dos bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

Cantigas com os nomes das crianças

Creche / Educação Infantil / Unidade

Retratos das famílias

Creche / Educação Infantil / Unidade

Usando fotos para identificar pertences pessoais

Creche / Educação Infantil / Unidade

Apreciando a si mesmo e aos colegas em registros fotográficos

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras com linguagem: Chamada musical

Creche / Educação Infantil / Unidade

Roda e cantigas para explorar o próprio corpo

Creche / Educação Infantil / Unidade

Adaptação: apresentando os bebês

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI01EF06 da BNCC

Creche / Educação Infantil / Unidade

Adaptação: meu cantinho acolhedor

Creche / Educação Infantil / Unidade

Investigação das fotos do álbum dos bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

Retratos das famílias

Creche / Educação Infantil / Unidade

Adaptação dos bebês: conhecendo a sala

Creche / Educação Infantil / Unidade

Finalização do álbum dos bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

Usando fotos para identificar pertences pessoais

Creche / Educação Infantil / Unidade

Adaptação: apresentação da escola para os bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

Exploração do álbum dos bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

Apreciando a si mesmo e aos colegas em registros fotográficos

Creche / Educação Infantil / Unidade

Massagem para a soneca dos bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

Encontros e despedidas: dia de história

Creche / Educação Infantil / Unidade

Troca de roupa em frente ao espelho

Creche / Educação Infantil / Unidade

Lavar as mãos

Creche / Educação Infantil / Unidade

Apresentando a rotina às famílias

Creche / Educação Infantil / Unidade

Pintura com tinta de beterraba

Creche / Educação Infantil / Unidade

Riscando e escolhendo o papel

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando com os bebês em ambiente externo no momento da despedida

Creche / Educação Infantil / Unidade

Leitura aconchegante para bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

Conhecendo os objetos de apego dos bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

Vestindo os bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras com linguagem: Chamada musical

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando com objeto de apego da escola

Creche / Educação Infantil / Unidade

Compartilhando objeto de apego com novos amigos

Creche / Educação Infantil / Unidade

Adaptação: apresentando os bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

O meu objeto de apego e o do meu amigo

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI01EO06 da BNCC

Creche / Educação Infantil / Unidade

Preparando uma cozinha para os bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras no espelho

Creche / Educação Infantil / Unidade

Retratos das famílias

Creche / Educação Infantil / Unidade

A identificação nas produções artísticas como marcas de identidade

Creche / Educação Infantil / Unidade

Adaptação dos bebês: conhecendo a sala

Creche / Educação Infantil / Unidade

Garrafa Pet Sensorial

Creche / Educação Infantil / Unidade

Eu conheço esse brinquedo!

Creche / Educação Infantil / Unidade

Usando fotos para identificar pertences pessoais

Creche / Educação Infantil / Unidade

Adaptação: apresentação da escola para os bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

Receitas com as famílias dos bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

O que há na caixa? Brincando com adereços no espelho

Creche / Educação Infantil / Unidade

Apreciando a si mesmo e aos colegas em registros fotográficos

Creche / Educação Infantil / Unidade

Transformação da cesta de frutas

Creche / Educação Infantil / Unidade

Apresentando a rotina às famílias

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincar com histórias em um cenário divertido

Creche / Educação Infantil / Unidade

O jardim de chás: brincadeiras com bebês potencializando o tato

Creche / Educação Infantil / Unidade

Conhecendo os objetos de apego dos bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

Objetos de apego na hora do descanso

Creche / Educação Infantil / Unidade

O que tem dentro da caixa?

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando com objeto de apego da escola

Creche / Educação Infantil / Unidade

Compartilhando objeto de apego com novos amigos

Creche / Educação Infantil / Unidade

Adaptação: apresentando os bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

O jardim de chás: bebês experimentando sabores

Creche / Educação Infantil / Unidade

O meu objeto de apego e o do meu amigo

Creche / Educação Infantil / Unidade

Relaxamento e descanso para bebês

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Educação Infantil Bebês Crianças bem pequenas Crianças pequenas

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Baixar plano
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann