14199
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Bebês

Atividade - Luz e sombras: Brincando com objetos luminosos

Use um projetor ou lâmpadas para mostrar imagens e brincar com sombras na parede da sala de referência.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Rozemar Messias Candido dos Santos

Apresente a proposta
Grave um breve vídeo cantando uma música que animava seu grupo na escola, como, por exemplo, a da “cobrinha que gostava de se esconder”. Use um graveto ou mesmo o seu braço para fazer a sombra projetada com a luz do celular ou luz natural, de acordo com o que tenha disponível em casa, em uma superfície diferente, como, por exemplo, um espelho. Busque fotos na internet com ideias para repertoriar as famílias (o site Tempo Junto tem muitas ideias bacanas). Se tiver fotos de momentos na escola, envie também, o que será ainda mais significativo. Encerre com um convite: “Que tal brincar de dançar com luz e sombras aí em casa com a música preferida da família?” Envie o vídeo por WhatsApp ou outra plataforma de comunicação com as famílias.

Adaptações necessárias
Sugira que escolham uma música que costumam cantar com o bebê. Oriente que usem o celular para tocar, cantando junto, ou apenas que cantem entre eles. Sugira que usem a lanterna do celular como foco de luz para fazer a sombra. Se não houver essa disponibilidade, poderão usar uma entrada de luz natural e movimentar o objeto, fazendo a “dança” na parede ou chão de acordo com o espaço disponível.

Sugira às famílias
Convide os familiares a envolver o bebê em diversas investigações com a canção e o movimento com a luz e as sombras produzidas, conforme a atividade se encaminhar. É importante orientar que permitam que o bebê explore o local a partir de seus interesses, auxiliando na movimentação caso seja necessário, e estejam atentos às reações, nomeando e validando as iniciativas dos bebês. Oriente também que cantem junto, se divirtam com os movimentos do objeto, do corpo e da sombra. Desta forma, esse momento de interação familiar irá aproximar e estreitar os elos de carinho e confiança entre os envolvidos.

Para compartilhar com o grupo
Convide as famílias a realizar o registro da atividade comentando como foi a vivência. Você poderá reuni-los em uma apresentação digital e compartilhá-los com as demais famílias para que se sintam estimuladas a participar também. Quando o período de isolamento social terminar, organize um mural com essas imagens da atividade em família e exponha na escola. Esse material se tornará um valioso recurso ao evocar memórias afetivas de casa, fazendo conexão com a escola e apoiando o processo de retomada do convívio escolar.

Sugestão Enviada Por: Keli Patricia Luca e Vládia Pires


Código: EDI1_14UND05

(EI01CG03) Imitar gestos e movimentos de outras crianças, adultos e animais.

(EI01ET04) Manipular, experimentar, arrumar e explorar o espaço por meio de experiências de deslocamentos de si e dos objetos.

(EI01EO02) Perceber as possibilidades e os limites de seu corpo nas brincadeiras e interações das quais participa.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Bebês:

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas