14196
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Bebês

Atividade - Paninho que une e faz dançar

Organize um momento de brincadeiras com crianças e familiares envolvendo tecidos e músicas.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Tamira Paula Torres Martins

Paninho que une e faz dançar

Apresente a proposta

Grave um pequeno vídeo, apresentando a proposta de dançar com o tecido acompanhado de outra pessoa da sua família. Segure o tecido junto com você, de forma divertida e animada, ao som de uma canção que você goste e que seja envolvente, como, por exemplo, “De umbigo à umbiguinho”, de Toquinho. Se tiver fotos de momentos como este na escola, compartilhe-as e aproveite para convidar os bebês para essa dança diferente, usando tecido para unir e envolver pessoas que gostamos. Envie o vídeo por Whatsapp, ou outra plataforma de comunicação com as famílias.

Adaptações necessárias

Explique que o tecido pode ser o que as famílias tiverem em casa, pois, serão usados como elemento de ligação durante a dança. O tecido pode ser uma toalha, lençol, dentre outros que tenham textura leve para favorecer a movimentação necessária. Seria bem interessante que, se possível, dançassem em ambiente externo, sob a luz do sol. Porém, se a família não tiver quintal em casa, sugira que utilizem um corredor lateral, a sacada de apartamento ou outro local interno onde possam estar seguros nesse momento de isolamento social. Caso realizem a atividade dentro de casa, sugira que seja em local próximo a uma janela, onde possam ter acesso ao lado externo através de uma janela.

Sugira às famílias

Convide os familiares a permitirem que o bebê explore o tecido ao som da canção por um tempo, da forma que desejar. Oriente que se posicionem na altura do bebê, seja agachado, sentado ou ajoelhado, de forma que fique ao alcance dos olhos dele. Depois de um tempo, sugira que o familiar pegue uma ponta do tecido e convide o bebê para segurar e dançar junto, transformando o tecido em elemento de ligação entre eles, de forma divertida e animada (como já tinham visto o seu vídeo). Esclareça que é importante estar atento e perceber as sensações e sentimentos despertados no bebê nesse momento. Através desse processo, é possível expressar e dar vazão aos sentimentos aflorados. Assim, os familiares podem se apoiar uns nos outros e saírem fortalecidos desse processo.

Para compartilhar com o grupo

Convide as famílias e enviarem, se for possível, fotos ou vídeos desses momentos. Compartilhe os registros com toda a turma pela plataforma que sua rede tem utilizado ou pelo Whatsapp. Desta forma, outras famílias podem ser estimuladas a realizarem a atividade. Reserve esse material e pense em como produzir um mural interativo (uma sugestão seria em forma de varal) para recepcionar os bebês quando o distanciamento social terminar. Será muito valioso, no momento de readaptação escolar, convidar as famílias para comentarem os registros que você organizou, evocando memórias afetivas que construíram em casa com as propostas de atividades realizadas. Assim, os bebês estarão apoiados em memórias afetivas prazerosas, o que tende a facilitar o processo de transição.

Sugestão Enviada Por: Keli Patricia Luca


Código: EDI1_09UND05

(EI01ET06) Vivenciar diferentes ritmos, velocidades e fluxos nas interações e brincadeiras (em danças, balanços, escorregadores etc.).

(EI01EO02) Perceber as possibilidades e os limites de seu corpo nas brincadeiras e interações das quais participa.

(EI01CG01) Movimentar as partes do corpo para exprimir corporalmente emoções, necessidades e desejos.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Bebês:

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas