14194
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Bebês

Atividade - Exploração do álbum dos bebês

Depois de preparar um livro com fotos e elementos caros às crianças, promova um momento para que eles explorem o objeto.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Bruna Bonfá Terra da Silva

Álbum do bebê

Apresente a proposta
Grave um breve vídeo mostrando um álbum seu de quando era bebê. Conte uma história relacionada à esse momento, como, por exemplo, quando sua mãe contratou o fotógrafo para fazer as fotos. Faça uma seleção de fotos de quando estava na escola, interagindo e brincando com os bebês. Você pode reunir as imagens em um álbum virtual e encaminhar da forma que estiver trabalhando na sua sua rede. Explique para os familiares como as fotos despertam curiosidade, que os pequenos se beneficiam ao participarem de momentos que envolvem os registros fotográficos, que através delas podem conhecer mais sobre si e sobre os outros e ampliando o conhecimento sobre o mundo que os cerca. Desta forma, aproveite a memória dos momentos que viveram na escola, e convide:
- Que tal construírem, juntos em casa, um álbum do bebê?
O objetivo é que a família vivencie momentos de memórias afetivas ao rever fotos. Para diminuir a distância física entre a turma, solicite que registrem, também, fotos de agora, e compartilhem-nas com a turma.

Adaptações necessárias
As famílias produzirão o álbum do bebê no contexto domiciliar. Oriente que selecionem registros fotográficos, compondo o álbum com fotos atuais e mais antigas. Explique que é possível montá-lo no formato impresso ou digital, de acordo com a possibilidade de cada família e considerando que não é recomendado saírem para compras. Assim, sugira opções, como: slides digitais para fotos nesse formato, APP no celular, pasta com plástico (no caso de impressão de fotos), um varal colocado na altura do bebê com as fotos que já tenham em casa penduradas dentro de plástico transparente, dentre outras opções.

Sugira às famílias
Convide os familiares a envolverem o bebê em todas as etapas da produção do álbum, interagindo com ele, explorando os materiais disponíveis de acordo com os interesses e possibilidades da criança. Dessa forma, permitem que o bebê amplie o conhecimento sobre si e sobre os familiares.

1) Preparação do álbum dos bebês: convide os familiares para que envolvam o bebê durante a seleção das fotos, de forma que ele possa manifestar as preferências. É interessante que este seja um momento leve e prazeroso. Sendo assim, oriente que nomeie as pessoas, contem fatos, destaquem ações e reações presentes. Por exemplo: ao ver várias fotos, um bebê menor pode olhar para uma delas manifestando a escolha dele, enquanto outro maior pega a preferida. Sugira que guardem a foto em uma caixa. Assim, poderão fazer outras brincadeiras investigativas até a produção do álbum.

2) Investigação das fotos do álbum dos bebês: convide os familiares para realizarem uma brincadeira investigativa com o bebê, usando a caixa com as fotos selecionadas guardadas dentro. Se forem usar a versão digital, a provocação poderá ser feita com as fotos selecionadas, de maneira adaptada. Oriente que o familiar balance a caixa e faça barulho de forma animada. Sugira que investiguem uma das fotos, tampando uma parte e, com a parte exposta, questionem o bebê sobre quem está aparecendo. Assim, com a brincadeira de esconder e revelar, o momento fica ainda mais interessante.

3) Produção do álbum dos bebês: sugira que retome a caixa com fotos, instigando novamente a curiosidade do bebê, balançando a caixa e fazendo barulho de forma divertida. Em seguida, oriente que observem as fotos, refaçam memórias e pensem, juntos, como organizá-las no formato de álbum. Oriente que validem as iniciativas do bebê, pois elas sinalizam os interesses dele. Por exemplo: os menores podem bater palmas, enquanto os maiores poderão vir tentar pegar a caixa.

4) Finalização do álbum dos bebês: convide familiares e bebê para interagirem e finalizarem o álbum, colocando nele uma foto do momento atual, relativa ao que mais gostam de fazer em casa juntos durante o período de distanciamento social. Por exemplo: uma música que ouvem e dançam divertidamente juntos, com a qual o bebê aprendeu a bater os pés. Oriente que registrem a atividade com foto e relatem, comentando a respeito da vivência.

5) Exploração do álbum dos bebês: solicite que os familiares ofereçam oportunidades de exploração do álbum ao bebê, de forma que esses elementos, somados, promovam um momento rico para exploração. Envie os registros para a turma, para que possam se aproximar digitalmente em tempos de distanciamento social. Desta forma, você poderá fortalecer a relação entre os envolvidos, ajudando a passarem por esse momento de privação de forma mais amena.

Para compartilhar com o grupo
Convide os familiares para que compartilhem esses valiosos momentos de descobertas através da produção do álbum dos bebês, enviando relatos e fotos. Você pode fazer uma apresentação digital com o Apresentações Google e socializar os registros com as demais famílias. Desta forma, ampliarão o conhecimento sobre o dia a dia da turma. O compartilhamento tende a estimular que outras famílias façam a atividade também. Quando o período de isolamento social terminar, realize uma atividade para que assistam, juntos, a esses registros na escola, evocando boas memórias afetivas. Assim, o momento de interação familiar em casa se conectará com as experiências escolares cotidianas dos bebês. Essa parceria será fundamental para apoiar o retorno ao convívio escolar.

Sugestão Enviada Por: Keli Patricia Luca e Bruna Bonfá Terra da Silva


Código: EDI1_04UND05

(EI01ET05) Manipular materiais diversos e variados para comparar as diferenças e semelhanças entre eles.

(EI01EO03) Interagir com crianças da mesma faixa etária e adultos ao explorar espaços, materiais, objetos, brinquedos.

(EI01EF06) Comunicar-se com outras pessoas usando movimentos, gestos, balbucios, fala e outras formas de expressão.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Bebês:

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas