14191
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Pré Escola - Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Atividade - Brincar com caixas de papelão

Com base em uma leitura, convide as crianças a brincar com caixas de papelão no pátio ou jardim.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Maria Geanne Moreira da Silva

Apresente a proposta
Compartilhe com as famílias, por WhatsApp ou outra plataforma de comunicação, o vídeo da história “O homem que amava caixas”, de Stephen Michael King (disponível aqui). Diga que imagina que, assim como na história, seria muito divertido criar brinquedos e brincadeiras com caixas. Ao final, faça o convite: “Que tal brincarmos com caixas, como na história?”

Adaptações necessárias
As famílias serão convidadas a disponibilizar caixas de papelão de vários tamanhos, desde caixas de remédio até caixas grandes, que podem ser arrecadadas em supermercados ou armazéns, para que as crianças ampliem as possibilidades de brincadeira.

Sugira às famílias
Sugira que as famílias disponibilizem as caixas de acordo com as possibilidades encontradas em casa e que convidem as crianças a explorar, criar e brincar com elas. Sugira que favoreçam as crianças no desenvolvimento de suas hipóteses, pensando nas possibilidades de brincadeiras ou brinquedos, mas que também deixem que as criações surjam naturalmente, apoiando as crianças, caso necessitem, na construção de um brinquedo, por exemplo. Proponha que incorporem acessórios diversos, como fantasias, colares, pulseiras, chapéus, máscaras, materiais para desenho etc., que podem ser utilizados pelas crianças no momento da brincadeira, e que brinquem juntos, validando enredos, iniciativas e narrativas das crianças com os materiais.

Para compartilhar com o grupo
Sugira que as famílias compartilhem fotos das brincadeiras e criações das crianças, de modo que você possa dividi-las com todo o grupo e inspirar as famílias a vivenciar as brincadeiras com caixas. É possível encaminhá-las via Apresentações Google (disponível aqui) ou por WhatsApp, por exemplo. É esperado que, quanto mais você compartilhar os resultados, mais famílias se sintam estimuladas a realizar a atividade.

Sugestão Enviada Por: Nilcileni Brambilla


Código: EDI3_34UND04

(EI03CG03) Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música.

(EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.

(EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses):

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas