9852
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Geometria

Plano de aula - Identificando lados paralelos e ângulos retos em quadriláteros

Plano de aula de matemática com atividades para 4 do Fundamental sobre identificar lados paralelos e ângulos retos em quadriláteros.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Paula Burkardt Moreira

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT4_19GEO_03

Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: geoplano virtual (ver link na descrição da adaptação), Jamboard, Google Documentos, Google Apresentações, YouTube, Google Meet.

Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.

Aquecimento
Propor aos alunos que façam a atividade indicada nesta etapa, seja em folha impressa ou usando o Jamboard para a construção das soluções, aliado ao Google Documentos para as explicações necessárias.

Atividade principal
O professor pode propor que os alunos resolvam a Atividade Principal usando um geoplano virtual (link: https://apps.mathlearningcenter.org/geoboard/)
Caso a turma não tenha acesso à internet, o professor pode enviar um modelo impresso do geoplano, com a folha pontilhada como o geoplano, para que eles produzam as soluções. Porém, nesta última opção, é importante que os professor mostre os desenhos para os alunos sem os pontos, diferente do que está no slide desta etapa.

Discussão das soluções
Os alunos podem fazer as explicações dos pares formados em suas produções usando o YouTube, usando a opção de vídeo não listado (para evitar exposição), inserindo o link no arquivo do Google Documentos produzido na etapa de Aquecimento.
Caso a turma não tenha acesso à internet, o professor pode pedir essa explicação por escrito.

Sistematização
O professor pode fazer o movimento de sistematização de maneira síncrona com a turma via Google Meet, se possível. O professor também pode organizar uma sequência de slides via Google Apresentações destacando as classificações possíveis para os quadriláteros, usando exemplos: para os lados paralelos (um par de lados, dois pares ou nenhum par de lados paralelos) e para os ângulos (um ângulo reto, dois ângulos retos, quatro ângulos retos ou nenhum ângulo reto).

Encerramento
Não há.

Raio X
O professor pode propor que os alunos resolvam as atividades desta etapa (incluindo as complementares), usando o geoplano virtual indicado na Atividade Principal. Caso a turma não tenha acesso à internet, o professor pode enviar um modelo impresso do geoplano, com a folha pontilhada como o geoplano.

Convite às famílias
A família pode auxiliar os alunos nas produções das etapas Atividade Principal, Discussão das soluções e Raio X.

Sugestão Enviada Por: Fernando Barnabé


Código: MAT4_19GEO03

(EF04MA18) Reconhecer ângulos retos e não retos em figuras poligonais com o uso de dobraduras, esquadros ou softwares de geometria.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 4º ano:

Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem paralelismo e perpendicularismo e aplicação em situações de localização espacial; identificação de ângulos retos e não retos, reconhecimento de figuras planas e algumas propriedades, reconhecimento e análise de figuras não planas, suas características e representações.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas