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Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Utilizando adequadamente monossílabos tônicos acentuados

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3° do Fundamental sobre Utilizando adequadamente monossílabos tônicos acentuados

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Francislene Aparecida Guglielmo Vilela Dourado

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Google Documentos (tutorial disponível aqui);
Padlet (tutorial disponível aqui).

- Opcional: dicionário disponível aqui.

Introdução 
Compartilhe com os alunos, pelo WhatsApp, as frases e imagens sugeridas neste slide do plano. Peça que mandem áudios com a leitura das palavras. Em seguida, envie a pergunta sugerida no slide. Quando os alunos responderem, envie a próxima pergunta até que a ideia proposta na atividade seja explorada.

Desenvolvimento
Envie um áudio pelo WhatsApp com a leitura do poema sugerido no slide. Em seguida, oriente os alunos a preencherem o poema com as palavras que faltarem (monossílabos). Crie um documento no Google com o poema lacunado e compartilhe-o por e-mail, um documento para cada aluno. Deixe a opção de consultarem o dicionário online e, se julgar necessário, disponibilize, pelo WhatsApp, um banco de palavras. Você pode acompanhar a atividade dos alunos acessando o documento e fazendo intervenções através dos comentários.
Crie um mural no Padlet para expor os poemas preenchidos e anexe também o poema original para que os alunos façam a comparação. Oriente os alunos, pelo WhatsApp, a acessarem o mural e deixarem comentários sobre o que observaram na atividade.

Fechamento
Crie um documento no Google e compartilhe-o com os alunos por e-mail, para que cada um faça um registro sobre o que aprendeu na atividade. Oriente os alunos pelo WhatsApp e acompanhe o registro no documento. Se necessário, utilize as sugestões de tópicos a serem explorados com os alunos nas orientações e vá perguntas por áudio, pelo WhatsApp ou nos comentários, diretamente no documento.

Convite às famílias
Convide os familiares a participarem do estudo organizando um Bingo de monossílabos. Eles poderão usar as palavras da atividade ou consultar outras pelo dicionário. Envie informações que ajudem os familiares a explorarem a brincadeira.

Sugestão Enviada Por: Priscila Almeida


Código: LPO3_08ATS02

(EF03LP04) Usar acento gráfico (agudo ou circunflexo) em monossílabos tônicos terminados em a, e, o e em palavras oxítonas terminadas em a, e, o, seguidas ou não de s.


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