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Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Utilizando adequadamente monossílabos tônicos acentuados

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3° do Fundamental sobre Utilizando adequadamente monossílabos tônicos acentuados

Plano 02 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Francislene Aparecida Guglielmo Vilela Dourado

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é escrever monossílabos tônicos corretamente fazendo uso do acento quando necessário.

Materiais necessários: Cartaz de registros da primeira aula desta sequência. Caso não tenha feito, consulte-a aqui. Quadro para registros, projetor ou cartazes com as propostas dos slides.

Dificuldades antecipadas: O aluno não compreender o uso de acentuação na palavra, especificamente nos monossílabos, pode comprometer o significado da mesma. A acentuação de palavras faz diferença na frase ao qual ela está inserida.

Referências sobre o assunto: NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

  • Apresente o tema da aula e o que será trabalhado, projete o slide, exponha um cartaz ou escreva no quadro.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Apresente as frases dos slide 3, 4 e 5 aos alunos.
  • Explorem cada uma delas com atenção aos monossílabos acentuados e os não acentuados.

Materiais complementares:

  • Projetor ou cartaz com as perguntas do slide, ou as escreva no quadro.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente as frases dos slides 3, 4 e 5 aos alunos.
  • Explorem cada uma delas com atenção aos monossílabos acentuados e os não acentuados.

Materiais complementares:

  • Projetor ou cartaz com as perguntas do slide ou as escreva no quadro.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Discuta as respostas dadas por eles coletivamente em relação às questões apresentadas neste slide.
  • Retome o cartaz feito na aula anterior para estabelecer as diferenças entre os monossílabos tônicos acentuados e não acentuados, Principalmente em relação à pronúncia das palavras. Caso não tenha feito a aula anterior, consulte-a aqui. Providencie um cartaz com um resumo da primeira aula sobre monossílabos tônicos acentuados.
  • Se necessário, relacione o uso do acento com o significado da palavras. Conduza os alunos a perceber quando utilizamos o acento agudo (que são nas vogais abertas), o acento circunflexo (nas vogais fechadas) e o til nos sons nasais.
  • Acento agudo: ele indica, além da tonicidade, a forma com que a vogal deve ser pronunciada, no caso das vogais a, e, o com acento agudo, a pronúncia deve ser aberta.
  • Acento circunflexo: é aquele conhecido popularmente como “chapeuzinho” - ^-. Ele é usado sobre as vogais -a, -e, -o para marcar que a pronúncia da vogal deve ser fechada. Não se esqueça de deixar claro o nome correto do acento, mesmo que popularmente o mesmo seja conhecido como “chapeuzinho” é necessário que o aluno conheça e utilize a terminologia correta.

4. Caso não tenha trabalhado com vogais abertas e fechadas, explore esta questão.

  • Quanto ao timbre, as vogais podem ser:
    Abertas: Exemplos: pé, já, pó.
    Fechadas: Exemplos: mês, pôs.

5. Sugestão de possíveis tópicos a explorar com os alunos:

  • Monossílabos são palavras que têm apenas uma sílaba e podem ser acentuados ou não. Podem ser ou não acentuados.
  • Acentuamos apenas os monossílabos tônicos terminados em: a, as, e, es, o, os, éu, éus, éi, éis, ói, óis.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações:

Materiais complementares:

  • Projetor ou cartaz com as situação proposta no slide.
  • Comanda da atividade escrita aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Imprima o poema, um por dupla, mas retire dos versos os monossílabos tônicos acentuados. De maneira que o texto fique lacunado, ou seja, faltando palavras. Poema na íntegra disponível em http://machado.mec.gov.br/obra-completa-lista/itemlist/category/25-poesia/Baixar arquivo Crisálidas 1864
    em PDF. Acesso em: 7 de out. de 2018.
  • Monossílabos que poderão ser retirados do poema ao imprimi-lo: TÃO, NÃO, VÉU, CÉU, MÃOS, VÃO, VÊM, VÊS.
  • Proponha a realização da atividade em dupla.
  • Após os alunos receberem o poema lacunado, recite-o novamente.
  • Ressalte a importância de analisarem tanto a pronúncia quanto a escrita de cada uma das palavras e principalmente o uso do acento quando necessário.
  • Oportunize consulta ao dicionário se julgar necessário e ao cartaz explorado inicialmente. Caso os alunos apresentem necessidade de repetições sobre que monossílabos escrever, poderá fazer um banco de palavras no quadro ou em cartaz. Caso opte em fazer um cartaz com o banco de palavras, utilize monossílabos com e sem acento, assim o aluno precisará refletir qual a melhor opção, de acordo com o sentido do verso do poema.
  • Caminhe pela sala e passe nas duplas fazendo as intervenções necessárias, questionando hipóteses levantadas pelas duplas ou até mesmo levantando hipóteses para que reflitam sobre a escrita que estão realizando.
  • Possíveis intervenções nas duplas:
  • Nos monossílabos deste poema, há diferença em utilizar acento ou não utilizá-lo? Qual seria esta diferença?
  • Ao perceber o uso incorreto ou até mesmo o correto, questione a dupla do por quê terem utilizado a escrita daquela forma e não de outra.
  • Sempre que possível questione a dupla sobre as escolhas feitas em relação a como escreveu o monossílabo (com ou sem acento), para que
    o aluno possa ter clareza e certeza da sua escrita, assim como poder ter coerência quanto ao uso da acentuação dos monossílabos.
  • Possibilite o aluno argumentar sobre os monossílabos utilizados.

Materiais complementares:

  • Projetor ou cartaz com o poema lacunado.
  • Atividade com poema lacunado impresso uma por dupla.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Ao concluírem a escrita das palavras no poema lacunado, coletivamente proponha o compartilhamento das respostas dadas pelas duplas.
  • Disponibilize o poema lacunado no quadro, projetor ou até mesmo em cartaz.
  • Proponha que alguns alunos preencham as lacunas no poema exposto conforme escreveram na folha em duplas.

Materiais complementares:

  • Projetor ou cartaz com o poema lacunado.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações:

  • Proponha a reflexão da proposta do slide.
  • Conduza os alunos a perceber a importância do acento dos monossílabos utilizados no poema.
  • Retome o cartaz utilizado inicialmente. Analisem as descobertas já registradas, validem as informações e o complemente, caso necessário.
  • Sugestão de possíveis tópicos a explorar com os alunos:
  • Monossílabos são palavras que têm apenas uma sílaba e podem ser acentuados ou não. Podem ser ou não acentuados.
  • Acentuamos apenas os monossílabos tônicos terminados em: a, as, e, es, o, os, éu, éus, éi, éis, ói, óis.
  • O acento utilizado no monossílabo, faz diferença no significado da palavra.
  • Quanto aos sinais gráficos, utilizamos o acento agudo nas vogais abertas, o acento circunflexo nas vogais fechadas e o til nos sons nasais.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é escrever monossílabos tônicos corretamente fazendo uso do acento quando necessário.

Materiais necessários: Cartaz de registros da primeira aula desta sequência. Caso não tenha feito, consulte-a aqui. Quadro para registros, projetor ou cartazes com as propostas dos slides.

Dificuldades antecipadas: O aluno não compreender o uso de acentuação na palavra, especificamente nos monossílabos, pode comprometer o significado da mesma. A acentuação de palavras faz diferença na frase ao qual ela está inserida.

Referências sobre o assunto: NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

  • Apresente o tema da aula e o que será trabalhado, projete o slide, exponha um cartaz ou escreva no quadro.

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Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Apresente as frases dos slide 3, 4 e 5 aos alunos.
  • Explorem cada uma delas com atenção aos monossílabos acentuados e os não acentuados.

Materiais complementares:

  • Projetor ou cartaz com as perguntas do slide, ou as escreva no quadro.

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Orientações:

  • Apresente as frases dos slides 3, 4 e 5 aos alunos.
  • Explorem cada uma delas com atenção aos monossílabos acentuados e os não acentuados.

Materiais complementares:

  • Projetor ou cartaz com as perguntas do slide ou as escreva no quadro.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Discuta as respostas dadas por eles coletivamente em relação às questões apresentadas neste slide.
  • Retome o cartaz feito na aula anterior para estabelecer as diferenças entre os monossílabos tônicos acentuados e não acentuados, Principalmente em relação à pronúncia das palavras. Caso não tenha feito a aula anterior, consulte-a aqui. Providencie um cartaz com um resumo da primeira aula sobre monossílabos tônicos acentuados.
  • Se necessário, relacione o uso do acento com o significado da palavras. Conduza os alunos a perceber quando utilizamos o acento agudo (que são nas vogais abertas), o acento circunflexo (nas vogais fechadas) e o til nos sons nasais.
  • Acento agudo: ele indica, além da tonicidade, a forma com que a vogal deve ser pronunciada, no caso das vogais a, e, o com acento agudo, a pronúncia deve ser aberta.
  • Acento circunflexo: é aquele conhecido popularmente como “chapeuzinho” - ^-. Ele é usado sobre as vogais -a, -e, -o para marcar que a pronúncia da vogal deve ser fechada. Não se esqueça de deixar claro o nome correto do acento, mesmo que popularmente o mesmo seja conhecido como “chapeuzinho” é necessário que o aluno conheça e utilize a terminologia correta.

4. Caso não tenha trabalhado com vogais abertas e fechadas, explore esta questão.

  • Quanto ao timbre, as vogais podem ser:
    Abertas: Exemplos: pé, já, pó.
    Fechadas: Exemplos: mês, pôs.

5. Sugestão de possíveis tópicos a explorar com os alunos:

  • Monossílabos são palavras que têm apenas uma sílaba e podem ser acentuados ou não. Podem ser ou não acentuados.
  • Acentuamos apenas os monossílabos tônicos terminados em: a, as, e, es, o, os, éu, éus, éi, éis, ói, óis.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações:

Materiais complementares:

  • Projetor ou cartaz com as situação proposta no slide.
  • Comanda da atividade escrita aqui.
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Orientações:

  • Imprima o poema, um por dupla, mas retire dos versos os monossílabos tônicos acentuados. De maneira que o texto fique lacunado, ou seja, faltando palavras. Poema na íntegra disponível em http://machado.mec.gov.br/obra-completa-lista/itemlist/category/25-poesia/Baixar arquivo Crisálidas 1864
    em PDF. Acesso em: 7 de out. de 2018.
  • Monossílabos que poderão ser retirados do poema ao imprimi-lo: TÃO, NÃO, VÉU, CÉU, MÃOS, VÃO, VÊM, VÊS.
  • Proponha a realização da atividade em dupla.
  • Após os alunos receberem o poema lacunado, recite-o novamente.
  • Ressalte a importância de analisarem tanto a pronúncia quanto a escrita de cada uma das palavras e principalmente o uso do acento quando necessário.
  • Oportunize consulta ao dicionário se julgar necessário e ao cartaz explorado inicialmente. Caso os alunos apresentem necessidade de repetições sobre que monossílabos escrever, poderá fazer um banco de palavras no quadro ou em cartaz. Caso opte em fazer um cartaz com o banco de palavras, utilize monossílabos com e sem acento, assim o aluno precisará refletir qual a melhor opção, de acordo com o sentido do verso do poema.
  • Caminhe pela sala e passe nas duplas fazendo as intervenções necessárias, questionando hipóteses levantadas pelas duplas ou até mesmo levantando hipóteses para que reflitam sobre a escrita que estão realizando.
  • Possíveis intervenções nas duplas:
  • Nos monossílabos deste poema, há diferença em utilizar acento ou não utilizá-lo? Qual seria esta diferença?
  • Ao perceber o uso incorreto ou até mesmo o correto, questione a dupla do por quê terem utilizado a escrita daquela forma e não de outra.
  • Sempre que possível questione a dupla sobre as escolhas feitas em relação a como escreveu o monossílabo (com ou sem acento), para que
    o aluno possa ter clareza e certeza da sua escrita, assim como poder ter coerência quanto ao uso da acentuação dos monossílabos.
  • Possibilite o aluno argumentar sobre os monossílabos utilizados.

Materiais complementares:

  • Projetor ou cartaz com o poema lacunado.
  • Atividade com poema lacunado impresso uma por dupla.

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Orientações:

  • Ao concluírem a escrita das palavras no poema lacunado, coletivamente proponha o compartilhamento das respostas dadas pelas duplas.
  • Disponibilize o poema lacunado no quadro, projetor ou até mesmo em cartaz.
  • Proponha que alguns alunos preencham as lacunas no poema exposto conforme escreveram na folha em duplas.

Materiais complementares:

  • Projetor ou cartaz com o poema lacunado.

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Orientações:

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Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações:

  • Proponha a reflexão da proposta do slide.
  • Conduza os alunos a perceber a importância do acento dos monossílabos utilizados no poema.
  • Retome o cartaz utilizado inicialmente. Analisem as descobertas já registradas, validem as informações e o complemente, caso necessário.
  • Sugestão de possíveis tópicos a explorar com os alunos:
  • Monossílabos são palavras que têm apenas uma sílaba e podem ser acentuados ou não. Podem ser ou não acentuados.
  • Acentuamos apenas os monossílabos tônicos terminados em: a, as, e, es, o, os, éu, éus, éi, éis, ói, óis.
  • O acento utilizado no monossílabo, faz diferença no significado da palavra.
  • Quanto aos sinais gráficos, utilizamos o acento agudo nas vogais abertas, o acento circunflexo nas vogais fechadas e o til nos sons nasais.

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