As crianças usarão a imaginação para pensar como transformar latas nos mais diversos objetos.
Brincar com latas
Apresente a proposta
Compartilhe com as famílias, por Whatsapp ou outra plataforma de comunicação, algumas imagens de brinquedos e brincadeiras criadas com latas. Diga que você imagina que seria muito divertido criar brinquedos e brincadeiras desse tipo, com latas, e faça o convite:
- Que tal criarmos brinquedos com latas?
Adaptações necessárias
Convide os familiares a disponibilizarem latas de alumínio de diferentes tamanhos para que as crianças ampliem as possibilidades de brincadeira. Compartilhe uma inspiração com eles e sugira que se divirtam nas criações. Lembre-se que é importante prever a coleta das latas com certa antecedência.
Sugira às famílias
Sugira que os familiares disponibilizem latas de tamanhos variados, de acordo com as possibilidades encontradas em casa, e convidem as crianças para explorar, criar e brincar com elas. Oriente-os a favorecerem que as crianças desenvolvam hipóteses sobre as possibilidades de brincadeiras ou brinquedos, sempre deixando que as criações surjam naturalmente e apoiando, caso necessário, na construção de um brinquedo.
Proponha que incorporem tintas, pincéis, barbantes, fitas coloridas, pedrinhas, areia, folhas, entre outros materiais que possam ser usados para a transformação da lata e utilizados pelas crianças no momento da brincadeira. Diga que a sugestão compartilhada é uma inspiração e que é muito importante que acolham as ideias delas sobre o que querem criar.
Para compartilhar com o grupo
Peça para os familiares enviarem fotos das brincadeiras e criações das crianças, de modo que você possa compartilhá-las com todo o grupo e inspirar as famílias a vivenciarem as brincadeiras com latas. É possível encaminhar as fotos via Apresentações Google (disponível aqui) ou por Whatsapp, por exemplo. É esperado que, quanto mais você compartilha, mais famílias se sintam estimuladas a realizarem atividade.
Sugestão Enviada Por: Nilcileni Brambilla
Código: EDI3_30UND04
(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
(EI03ET02) Observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações sobre eles, em experimentos envolvendo fenômenos naturais e artificiais.
Apoiador Técnico
ATIVIDADE 01
ATIVIDADE 02
ATIVIDADE 03
ATIVIDADE 05
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes