Em grupos, as crianças pensarão em propostas para melhorar um espaço no entorno da escola.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Fabiana Bechara
Mentor: Camila Bon
Especialista do subgrupo etário: Mônica Samia
Campos de Experiência: Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
O eu, o outro e o nós
Objetivos e códigos da Base:
(EI03ET03) Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação.
(EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
Abordagem didática: A construção da identidade das crianças passa pela apropriação progressiva do seu lugar no mundo. Isto se dá por meio das suas interações e descobertas, relativas à si mesma, à sua família, ao seu lugar de pertencimento, além do conhecimento daquilo que não lhe é tão próximo. Desta forma, neste processo investigativo sobre o mundo social, a cultura local é um importante componente do currículo da educação infantil. Fomentar as descobertas, valorizando os saberes locais e problematizando questões sociais e do meio ambiente, observáveis para as crianças relativas ao seu bairro, colabora com o sentimento de pertencimento ao seu lugar, além de promover a inserção de pessoas da comunidade neste processo de aprendizagem.
Código: EDI3_29UND04
(EI03ET03) Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação.
(EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
Apoiador Técnico
ATIVIDADE 01
ATIVIDADE 02
ATIVIDADE 03
ATIVIDADE 05
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes