14182
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Pré Escola - Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Atividade - Lendo Ilustrações

Trabalhe estratégias de leitura ao propor que as crianças tentem antecipar a história com base nas imagens de um livro.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Maira Franco Tangerino

Apresente a proposta
Escolha um livro com boa qualidade gráfica de ilustrações e marque um encontro virtual com as crianças. Faça uma leitura explorando as imagens desde a capa e a contracapa, promovendo a observação atenta e a antecipação da história pelas crianças. É importante garantir a escuta e o diálogo de forma que as crianças sintam-se livres para apresentar suas ideias. Ao final, faça o convite: “Que tal fazermos uma leitura em família?” Diga que vai enviar algumas sugestões de títulos para que possam ler e apreciar em família.

Adaptações necessárias
As famílias serão convidadas a apreciar e investigar com as crianças o que as ilustrações do livro revelam ou sugerem sobre sua narrativa. Compartilhe com as famílias algumas sugestões de livros que disponham de boa qualidade gráfica de ilustrações, possíveis para o contexto da famílias, para que leiam para as crianças. Veja as sugestões (disponível aqui). Caso não seja possível, sugira que assistam à leitura em vídeo ou ainda que façam o rodízio de um pequeno acervo entre as famílias.

Sugira às famílias
Proponha a pais e responsáveis que reservem um momento para ler um livro com as crianças. Sugira que instiguem as crianças a ler as imagens do livro, para que possam conversar juntos sobre alguns detalhes percebidos, o que as imagens revelam e o que acham que vai acontecer, antecipando ou sugerindo narrativas para a história. Uma maneira divertida é propor que as crianças leiam as feições dos personagens, percebendo se têm o olhar bem aberto ou mais fechado, se estão tristes ou sorrindo, com os ombros mais caídos etc., convidando as crianças a imitar os personagens. Sugira que, ao final da leitura, as famílias perguntem às crianças como foi ler o livro desta forma.

Para compartilhar com o grupo
Sugira que as famílias compartilhem como foi esse momento por meio de fotos ou pequenos vídeos, de modo que você possa dividi-los com todo o grupo via WhatsApp, por exemplo. É esperado que, conforme você compartilhar essas ações, mais famílias se sintam estimuladas a realizar a atividade. Por isso, continue recebendo e encaminhando os resultados para o restante do grupo.

Sugestão Enviada Por: Nilcileni Brambilla


Código: EDI3_22UND04

(EI03EF07) Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.

(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses):

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas