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Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Monossílabos tônicos acentuados

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3° do Fundamental sobre Monossílabos tônicos acentuados

Plano 01 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Francislene Aparecida Guglielmo Vilela Dourado

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é analisar e refletir sobre a acentuação de monossílabos tônicos e o efeito do acento na pronúncia na palavra.

Materiais necessários: Fichas com as palavras que formam a lista, em tamanho grande, quadro ou painel para anotações e material para confecção de cartaz.

Dificuldades antecipadas: Alunos não saberem sobre a composição da sílaba e como esta forma a palavra e não conseguirem identificar que os monossílabos podem ser formados por uma, duas ou três letras.

Referências sobre o assunto: ]

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

  • Apresente o tema da aula e o que será trabalhado, projete o slide, exponha um cartaz ou escreva no quadro.
  • Explore os termos monossílabos e tônicos.

Materiais complementares:

Sugestão de leitura complementar sobre o tema da aula:

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

  • Apresente as palavras do slide para os alunos e peça que leiam em voz alta uma a uma coletivamente.
  • Estimule a pronúncia das palavras.
  • Questione:
  • Quais são os acentos que aparecem nas palavras do slide? (Espera-se que digam circunflexo e agudo)
  • Existe diferença no uso destes acentos? Podemos utilizar qualquer um deles em qualquer palavra? (Espera-se que respondam que sim, o uso do acento depende se a vogal é aberta ou fechada. Acento circunflexo: é aquele conhecido popularmente como “chapeuzinho” - ^-. Ele é usado sobre as vogais -a, -e, -o para marcar que a pronúncia da vogal deve ser fechada).
  • Se estas palavras não fossem acentuadas, teriam a mesma pronúncia? (Espera-se que respondam que não, pois o acento auxilia na tonicidade da sílaba, sem ele o sentido/ significado pode não ser o mesmo).
  • Quais delas mudaria o significado, caso o acento fosse retirado? (Nós: é um pronome pessoal, assume a função de sujeito na frase. Nos: pronome oblíquo, não pode exercer a função de sujeito na frase, porém pode ser um objeto direto.)
  • O acento na palavra é importante? Por quê? (Sim, pois dá tonicidade em algumas sílabas em determinadas palavras e nos monossílabos pode determinar seu significado).
  • O que há de comum nestas palavras? (Todas são acentuadas e são monossílabos tônicos)

4. Explore com os alunos o reconhecimento dos sinais gráficos, ou seja, o agudo, o circunflexo e o til.

5. Relacione o uso do acento com o significado da palavras. Conduza os alunos a perceber quando utilizamos o acento agudo (nas vogais abertas), o acento circunflexo (nas vogais fechadas) e o til (nos sons nasais).

  • Acento agudo: ele indica, além da tonicidade, a forma com que a vogal deve ser pronunciada, no caso das vogais a, e, o com acento agudo, a pronúncia deve ser aberta.
  • Acento circunflexo: é aquele conhecido popularmente como “chapeuzinho” - ^-. Ele é usado sobre as vogais -a, -e, -o para marcar que a pronúncia da vogal deve ser fechada. Não se esqueça de deixar claro o nome correto do acento, mesmo que popularmente o mesmo seja conhecido como “chapeuzinho” é necessário que o aluno conheça e utilize a terminologia correta.

6. Caso não tenha trabalhado com vogais abertas e fechadas, explore esta questão.

  • Quanto ao timbre, as vogais podem ser:
    Abertas: Exemplos: pé, já, pó.
    Fechadas: Exemplos: mês, pôs.

5. Conduza os alunos a observar a quantidade de sílabas em cada uma das palavras e explore o termo monossílabo.

6. Registre as observações dos alunos em cartaz. É importante que registre a resposta proposta no slide e as descobertas sobre sinais gráficos e vogais abertas e fechadas.

Materiais complementares:

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações:

  • Atividade coletivas (slides 4, 5 e 6).
  • Proponha a leitura de uma a uma das palavras por um aluno de cada vez.
  • Ressalte a importância de analisarem tanto a pronúncia quanto a escrita de cada uma delas.
  • Explore semelhanças e de diferenças entre elas. Se necessário oportunize a consulta ao dicionário para explorar o significado das palavras monossílabos.
  • Atente os alunos para a questão que as palavras analisadas são monossílabos.
  • Neste momento é importante que os alunos percebam que a maior diferença nas palavras está tanto na pronúncia quanto no significado que o acento dá a palavra.

Materiais complementares:

  • Projetor ou cartaz com as palavras do slide.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Proponha a atividade a ser realizada.
  • Exponha um quadro, como a tabela do slide, distribua fichas com as palavras do slide anterior para os alunos.
  • Oriente-os a primeiramente estabelecer um critério para separar as palavras. É importante que conduza a atividade de maneira que os alunos apontem a maior diferença que está em palavras acentuadas e não acentuadas, ou seja, monossílabos acentuados e não acentuados.
  • Após estabelecer o critério e separar as palavras, analisem o quadro coletivamente e explorem quais são os monossílabos tônicos acentuados. Explorem os monossílabos que estão sendo acentuados nesta lista.
  • Diferencie utilizando o próprio quadro os monossílabos tônicos e os átonos.

Materiais complementares:

  • Quadro/tabela em cartaz.
  • Fichas individuais com os monossílabos, clique aqui para imprimir.

Sugestão de leitura: Monossílabos tônicos e átonos

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações:

  • Proponha o registro em cartaz sobre o que aprenderam em relação aos monossílabos.
  • Caso os alunos não consigam chegar a uma conclusão sozinhos sobre o que é preciso escrever no cartaz, conduza o momento para explorar o que estudaram e faça tópicos de acordo com as respostas deles.
  • Sugestão de possíveis tópicos a explorar com os alunos:
  • Monossílabos são palavras que têm apenas uma sílaba e podem ou não ser acentuados.
  • Acentuamos apenas os monossílabos tônicos terminados em: a, as, e, es, o, os, éu, éus, éi, éis, ói, óis.
  • O acento utilizado no monossílabo, faz diferença no significado da palavra.
  • Quanto aos sinais gráficos, utilizamos o acento agudo nas vogais abertas, o acento circunflexo nas vogais fechadas e o til nos sons nasais.

4. Caso surjam dúvidas em relação a demais monossílabos que não são tônicos e sim átonos, explique que os monossílabos átonos não têm um significado próprio fora de uma frase, em sua grande maioria são artigos, pronomes, preposições e conjunções. Nessa aula o foco são monossílabos tônicos acentuados.

Materiais complementares:

  • Material para confecção do cartaz.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é analisar e refletir sobre a acentuação de monossílabos tônicos e o efeito do acento na pronúncia na palavra.

Materiais necessários: Fichas com as palavras que formam a lista, em tamanho grande, quadro ou painel para anotações e material para confecção de cartaz.

Dificuldades antecipadas: Alunos não saberem sobre a composição da sílaba e como esta forma a palavra e não conseguirem identificar que os monossílabos podem ser formados por uma, duas ou três letras.

Referências sobre o assunto: ]

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

  • Apresente o tema da aula e o que será trabalhado, projete o slide, exponha um cartaz ou escreva no quadro.
  • Explore os termos monossílabos e tônicos.

Materiais complementares:

Sugestão de leitura complementar sobre o tema da aula:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

  • Apresente as palavras do slide para os alunos e peça que leiam em voz alta uma a uma coletivamente.
  • Estimule a pronúncia das palavras.
  • Questione:
  • Quais são os acentos que aparecem nas palavras do slide? (Espera-se que digam circunflexo e agudo)
  • Existe diferença no uso destes acentos? Podemos utilizar qualquer um deles em qualquer palavra? (Espera-se que respondam que sim, o uso do acento depende se a vogal é aberta ou fechada. Acento circunflexo: é aquele conhecido popularmente como “chapeuzinho” - ^-. Ele é usado sobre as vogais -a, -e, -o para marcar que a pronúncia da vogal deve ser fechada).
  • Se estas palavras não fossem acentuadas, teriam a mesma pronúncia? (Espera-se que respondam que não, pois o acento auxilia na tonicidade da sílaba, sem ele o sentido/ significado pode não ser o mesmo).
  • Quais delas mudaria o significado, caso o acento fosse retirado? (Nós: é um pronome pessoal, assume a função de sujeito na frase. Nos: pronome oblíquo, não pode exercer a função de sujeito na frase, porém pode ser um objeto direto.)
  • O acento na palavra é importante? Por quê? (Sim, pois dá tonicidade em algumas sílabas em determinadas palavras e nos monossílabos pode determinar seu significado).
  • O que há de comum nestas palavras? (Todas são acentuadas e são monossílabos tônicos)

4. Explore com os alunos o reconhecimento dos sinais gráficos, ou seja, o agudo, o circunflexo e o til.

5. Relacione o uso do acento com o significado da palavras. Conduza os alunos a perceber quando utilizamos o acento agudo (nas vogais abertas), o acento circunflexo (nas vogais fechadas) e o til (nos sons nasais).

  • Acento agudo: ele indica, além da tonicidade, a forma com que a vogal deve ser pronunciada, no caso das vogais a, e, o com acento agudo, a pronúncia deve ser aberta.
  • Acento circunflexo: é aquele conhecido popularmente como “chapeuzinho” - ^-. Ele é usado sobre as vogais -a, -e, -o para marcar que a pronúncia da vogal deve ser fechada. Não se esqueça de deixar claro o nome correto do acento, mesmo que popularmente o mesmo seja conhecido como “chapeuzinho” é necessário que o aluno conheça e utilize a terminologia correta.

6. Caso não tenha trabalhado com vogais abertas e fechadas, explore esta questão.

  • Quanto ao timbre, as vogais podem ser:
    Abertas: Exemplos: pé, já, pó.
    Fechadas: Exemplos: mês, pôs.

5. Conduza os alunos a observar a quantidade de sílabas em cada uma das palavras e explore o termo monossílabo.

6. Registre as observações dos alunos em cartaz. É importante que registre a resposta proposta no slide e as descobertas sobre sinais gráficos e vogais abertas e fechadas.

Materiais complementares:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações:

  • Atividade coletivas (slides 4, 5 e 6).
  • Proponha a leitura de uma a uma das palavras por um aluno de cada vez.
  • Ressalte a importância de analisarem tanto a pronúncia quanto a escrita de cada uma delas.
  • Explore semelhanças e de diferenças entre elas. Se necessário oportunize a consulta ao dicionário para explorar o significado das palavras monossílabos.
  • Atente os alunos para a questão que as palavras analisadas são monossílabos.
  • Neste momento é importante que os alunos percebam que a maior diferença nas palavras está tanto na pronúncia quanto no significado que o acento dá a palavra.

Materiais complementares:

  • Projetor ou cartaz com as palavras do slide.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Proponha a atividade a ser realizada.
  • Exponha um quadro, como a tabela do slide, distribua fichas com as palavras do slide anterior para os alunos.
  • Oriente-os a primeiramente estabelecer um critério para separar as palavras. É importante que conduza a atividade de maneira que os alunos apontem a maior diferença que está em palavras acentuadas e não acentuadas, ou seja, monossílabos acentuados e não acentuados.
  • Após estabelecer o critério e separar as palavras, analisem o quadro coletivamente e explorem quais são os monossílabos tônicos acentuados. Explorem os monossílabos que estão sendo acentuados nesta lista.
  • Diferencie utilizando o próprio quadro os monossílabos tônicos e os átonos.

Materiais complementares:

  • Quadro/tabela em cartaz.
  • Fichas individuais com os monossílabos, clique aqui para imprimir.

Sugestão de leitura: Monossílabos tônicos e átonos

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações:

  • Proponha o registro em cartaz sobre o que aprenderam em relação aos monossílabos.
  • Caso os alunos não consigam chegar a uma conclusão sozinhos sobre o que é preciso escrever no cartaz, conduza o momento para explorar o que estudaram e faça tópicos de acordo com as respostas deles.
  • Sugestão de possíveis tópicos a explorar com os alunos:
  • Monossílabos são palavras que têm apenas uma sílaba e podem ou não ser acentuados.
  • Acentuamos apenas os monossílabos tônicos terminados em: a, as, e, es, o, os, éu, éus, éi, éis, ói, óis.
  • O acento utilizado no monossílabo, faz diferença no significado da palavra.
  • Quanto aos sinais gráficos, utilizamos o acento agudo nas vogais abertas, o acento circunflexo nas vogais fechadas e o til nos sons nasais.

4. Caso surjam dúvidas em relação a demais monossílabos que não são tônicos e sim átonos, explique que os monossílabos átonos não têm um significado próprio fora de uma frase, em sua grande maioria são artigos, pronomes, preposições e conjunções. Nessa aula o foco são monossílabos tônicos acentuados.

Materiais complementares:

  • Material para confecção do cartaz.

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