14178
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Estrutura silábica: uma forma divertida de revisar conhecimentos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do EF sobre Estrutura silábica: uma forma divertida de revisar conhecimentos

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Carla Iara Do Nascimento Garcia

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é ler e escrever corretamente as palavras dos trava-línguas compreendendo que toda sílaba é composta de ao menos uma vogal.

Orientações:

  • Divida a caixa de madeira ou papelão em quadrados de 6 cm de lado.
  • Imprima fichas com as estruturas silábicas de 6 cm de lado e recorte-as. Link para impressão
  • Para as casas das estruturas silábicas recorte em EVA 50 bordas de 6 cm de lado para colocar as fichas das estruturas silábicas de modo a ficar em alto relevo para quando o aluno jogar a bola de pingue-pongue não escorregar para outra casa.
  • Encaixe as casas das estruturas silábicas na caixa.

Materiais necessários: Uma caixa de madeira ou papelão de 30 cm de lado e 10 cm de altura; duas bolas de pingue-pongue e duas folhas de EVA de qualquer cor.

Dificuldades antecipadas: Para alunos que não saibam ler de forma convencional ou que ainda estejam no processo de aquisição, sugira leitura colaborativa, leitura compartilhada, atividades em grupo e coletivas.

Referências sobre o assunto:

ABREU, Ana Rosa. [et al.] Brasília : FUNDESCOLA/SEFMEC, 2000. vol. 1. Adivinhas, canções, cantigas, parlendas, poemas, quadrinhas e trava-línguas. p. 63-64. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=17386 . Acesso em: 19 de setembro.
BRASIL. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/ .Acesso em: 17 de setembro de 2018.

LETRAMENTO, Plataforma do. Oralidade e ortografia. Por: FARACO. Carlos Alberto; NÓBREGA, Maria José. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=NZRBgHJlBXc . Acesso em: 20 de setembro de 2018.

NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap . Acesso em: 20 de setembro de 2018.
SANTOMAURO, Beatriz. Jogos: quando, como e por que usar. In: Revista Nova Escola, 1º de março de 2013. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3440/jogos-quando-como-e-por-que-usar . Acesso em: 20 de setembro de 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações:

  • Leia com atenção todas as orientações fornecidas neste material e prepare cada passo antes de ministrar a aula.
  • Consulte todas as referências sugeridas antes da aula a fim de esclarecer dúvidas quanto ao conteúdo.
  • Projete o slide e informe aos alunos o tema da aula.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos.

Orientações:

  • Divida os alunos em grupos e escolha um representante de cada grupo.
  • Em concordância com os demais membros do grupo o representante irá falar uma letra, consoante ou vogal e se estiver correto ele vai escrevê-la no quadro.
  • Se a letra fizer parte do nome do jogo escreva-a no local correto, caso não faça parte desenhe na forca uma parte do corpo humano para cada letra errada.
  • Permita que as equipes formulem hipóteses de palavras, caso errem perdem a vez de dizer uma letra.
  • O jogo termina quando for descoberta a palavra com o nome do jogo que é Trava-bol.

Materiais complementares: Quadro e giz colorido.

Dificuldades antecipadas: Para alunos que não saibam ler e escrever de forma convencional ou que ainda estejam no processo de aquisição faça agrupamentos de alunos com saberes heterogêneos.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Projete o slide e relembre as descobertas da aula anterior sobre as estruturas silábicas.
  • Distribua para todos os alunos cópias impressas com o texto: “ ABC do trava-línguas” e realize uma leitura compartilhada. Link para impressão do material
  • Pegue o tabuleiro do jogo e as bolas de pingue-pongue (orientação da confecção no slide 1), organize grupos de quatros alunos, dentre eles um representante.
  • Explique as regras do jogo:

- Entregue aos grupos as cartelas com as palavras do trava-línguas. Link do material para impressão

- O representante do grupo irá lançar no tabuleiro duas bolas de pingue-pongue.

- As bolas poderão cair em quaisquer casas (CV, V, CVC, CCV,VC, VV, CVV).

- Por exemplo: se as bolas caírem nas casas CVC e VC o grupo deverá escolher apenas uma estruturação silábica para procurar em seu monte de cartas palavras.

- Oriente aos alunos que eles deverão escolher a estruturação silábica que possa combinar com as palavras que eles têm no monte de cartas.

- Cada carta que combine com a estruturação silábica sorteada deverá ser descartada.

- Vence o jogo o grupo que acabar suas cartas primeiro.

  • Faça reflexões sobre as palavras trabalhadas no jogo, sua estrutura silábica e a importância das vogais na formação da sílaba:

- Quantas vogais ou consoantes formam esta palavra? Espere que os alunos respondam que na formação da palavra a sílaba tenha ao menos uma vogal mas que pode ter duas vogais na mesma sílaba.

- Quais estruturas silábicas estão presentes nesta palavra? A expectativa é que os alunos consultem o slide e respondam de acordo com a palavra do jogo obedecendo a esta estrutura:

CV = consoante + vogal;

V = vogal;

CVC = consoante + vogal + consoante;

CCV = consoante + consoante + vogal;

VC = vogal + consoante;

VV = vogal + vogal,

CVV = consoante + vogal + vogal

- É possível ler esta palavra sem as vogais? Os alunos deverão responder que não, pois as vogais são o núcleo (a parte central) das palavras. Explique a eles que as vogais são o início da comunicação dos seres humanos e cite o exemplo dos sons emitidos pelos bebês.

Materiais complementares: Cópias impressas, tabuleiro do jogo e bola de pingue-pongue.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Projete o slide e reflita com os alunos:

- Como as sílabas são compostas? Espere que os alunos concluam que todas as sílabas devem ter no mínimo uma vogal em sua estrutura e que saibam reconhecer, identificar e registrar as diferentes estruturas das sílabas (consoante + vogal; consoante + vogal + consoante; vogal; consoante + consoante + vogal; vogal + consoante; vogal + vogal; consoante + vogal + vogal).

- Quais são as letras essenciais na formação da sílaba? A expectativa é que os alunos se recordem das aulas e das atividades anteriores e respondam que as letras que não podem faltar na formação das sílabas são as vogais: A - E - I - O - U.

  • Grave um ou mais vídeos dos alunos explicando como as sílabas são compostas e quais são as letras que não podem faltar na formação das sílabas.
  • Registre as descobertas no caderno ou entregue cópia de material impresso. Link

Materiais complementares: Cópias de folha impressa, celular ou qualquer outro recurso de gravação de vídeo.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é ler e escrever corretamente as palavras dos trava-línguas compreendendo que toda sílaba é composta de ao menos uma vogal.

Orientações:

  • Divida a caixa de madeira ou papelão em quadrados de 6 cm de lado.
  • Imprima fichas com as estruturas silábicas de 6 cm de lado e recorte-as. Link para impressão
  • Para as casas das estruturas silábicas recorte em EVA 50 bordas de 6 cm de lado para colocar as fichas das estruturas silábicas de modo a ficar em alto relevo para quando o aluno jogar a bola de pingue-pongue não escorregar para outra casa.
  • Encaixe as casas das estruturas silábicas na caixa.

Materiais necessários: Uma caixa de madeira ou papelão de 30 cm de lado e 10 cm de altura; duas bolas de pingue-pongue e duas folhas de EVA de qualquer cor.

Dificuldades antecipadas: Para alunos que não saibam ler de forma convencional ou que ainda estejam no processo de aquisição, sugira leitura colaborativa, leitura compartilhada, atividades em grupo e coletivas.

Referências sobre o assunto:

ABREU, Ana Rosa. [et al.] Brasília : FUNDESCOLA/SEFMEC, 2000. vol. 1. Adivinhas, canções, cantigas, parlendas, poemas, quadrinhas e trava-línguas. p. 63-64. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=17386 . Acesso em: 19 de setembro.
BRASIL. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/ .Acesso em: 17 de setembro de 2018.

LETRAMENTO, Plataforma do. Oralidade e ortografia. Por: FARACO. Carlos Alberto; NÓBREGA, Maria José. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=NZRBgHJlBXc . Acesso em: 20 de setembro de 2018.

NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap . Acesso em: 20 de setembro de 2018.
SANTOMAURO, Beatriz. Jogos: quando, como e por que usar. In: Revista Nova Escola, 1º de março de 2013. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3440/jogos-quando-como-e-por-que-usar . Acesso em: 20 de setembro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações:

  • Leia com atenção todas as orientações fornecidas neste material e prepare cada passo antes de ministrar a aula.
  • Consulte todas as referências sugeridas antes da aula a fim de esclarecer dúvidas quanto ao conteúdo.
  • Projete o slide e informe aos alunos o tema da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos.

Orientações:

  • Divida os alunos em grupos e escolha um representante de cada grupo.
  • Em concordância com os demais membros do grupo o representante irá falar uma letra, consoante ou vogal e se estiver correto ele vai escrevê-la no quadro.
  • Se a letra fizer parte do nome do jogo escreva-a no local correto, caso não faça parte desenhe na forca uma parte do corpo humano para cada letra errada.
  • Permita que as equipes formulem hipóteses de palavras, caso errem perdem a vez de dizer uma letra.
  • O jogo termina quando for descoberta a palavra com o nome do jogo que é Trava-bol.

Materiais complementares: Quadro e giz colorido.

Dificuldades antecipadas: Para alunos que não saibam ler e escrever de forma convencional ou que ainda estejam no processo de aquisição faça agrupamentos de alunos com saberes heterogêneos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Projete o slide e relembre as descobertas da aula anterior sobre as estruturas silábicas.
  • Distribua para todos os alunos cópias impressas com o texto: “ ABC do trava-línguas” e realize uma leitura compartilhada. Link para impressão do material
  • Pegue o tabuleiro do jogo e as bolas de pingue-pongue (orientação da confecção no slide 1), organize grupos de quatros alunos, dentre eles um representante.
  • Explique as regras do jogo:

- Entregue aos grupos as cartelas com as palavras do trava-línguas. Link do material para impressão

- O representante do grupo irá lançar no tabuleiro duas bolas de pingue-pongue.

- As bolas poderão cair em quaisquer casas (CV, V, CVC, CCV,VC, VV, CVV).

- Por exemplo: se as bolas caírem nas casas CVC e VC o grupo deverá escolher apenas uma estruturação silábica para procurar em seu monte de cartas palavras.

- Oriente aos alunos que eles deverão escolher a estruturação silábica que possa combinar com as palavras que eles têm no monte de cartas.

- Cada carta que combine com a estruturação silábica sorteada deverá ser descartada.

- Vence o jogo o grupo que acabar suas cartas primeiro.

  • Faça reflexões sobre as palavras trabalhadas no jogo, sua estrutura silábica e a importância das vogais na formação da sílaba:

- Quantas vogais ou consoantes formam esta palavra? Espere que os alunos respondam que na formação da palavra a sílaba tenha ao menos uma vogal mas que pode ter duas vogais na mesma sílaba.

- Quais estruturas silábicas estão presentes nesta palavra? A expectativa é que os alunos consultem o slide e respondam de acordo com a palavra do jogo obedecendo a esta estrutura:

CV = consoante + vogal;

V = vogal;

CVC = consoante + vogal + consoante;

CCV = consoante + consoante + vogal;

VC = vogal + consoante;

VV = vogal + vogal,

CVV = consoante + vogal + vogal

- É possível ler esta palavra sem as vogais? Os alunos deverão responder que não, pois as vogais são o núcleo (a parte central) das palavras. Explique a eles que as vogais são o início da comunicação dos seres humanos e cite o exemplo dos sons emitidos pelos bebês.

Materiais complementares: Cópias impressas, tabuleiro do jogo e bola de pingue-pongue.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Projete o slide e reflita com os alunos:

- Como as sílabas são compostas? Espere que os alunos concluam que todas as sílabas devem ter no mínimo uma vogal em sua estrutura e que saibam reconhecer, identificar e registrar as diferentes estruturas das sílabas (consoante + vogal; consoante + vogal + consoante; vogal; consoante + consoante + vogal; vogal + consoante; vogal + vogal; consoante + vogal + vogal).

- Quais são as letras essenciais na formação da sílaba? A expectativa é que os alunos se recordem das aulas e das atividades anteriores e respondam que as letras que não podem faltar na formação das sílabas são as vogais: A - E - I - O - U.

  • Grave um ou mais vídeos dos alunos explicando como as sílabas são compostas e quais são as letras que não podem faltar na formação das sílabas.
  • Registre as descobertas no caderno ou entregue cópia de material impresso. Link

Materiais complementares: Cópias de folha impressa, celular ou qualquer outro recurso de gravação de vídeo.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 3º ano :

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03LP02 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano